Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online da Black Friday 2022 devem ter um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado. A data mais esperada do varejo chegou e na busca da melhor oferta para a Black Friday, os consumidores utilizam as redes sociais para compartilharem seus desejos.
Com o objetivo de mapear os itens mais desejados para a Black Friday, a Buzzmonitor realizou um mapeamento de postagens com os termos “quero comprar” OR “queria comprar” OR “querendo comprar” dos dias 20/10 a 20/11.
No período, foram publicados 849.954 posts por 392.982 usuários distintos. Confira abaixo os principais highlights do estudo:
O itens de vestuário são os mais desejados pelos usuários para a Black Friday
No topo do ranking dos itens que as pessoas mais querem na Black Friday estão as roupas, mencionadas em 0,43% das publicações. Elas também especificam onde desejam comprar e os itens do vestuário mais desejados. O Marketplace Shein aparece em destaque, em 0,36% das menções nos termos mais citados, assim como a camisa, blusa, chapéus e tênis:
Outras marcas e itens de desejo citados pelos usuários (além dos top 20) são:
- Celular – 0,33% dos posts
- Carro – 0,26 % dos posts
- Camiseta – 0,21% dos posts
- Shopee – 0,17% dos posts
- iPhone – 0,15% dos posts
- Cadeira – 0,11% dos posts
- Perfume – 0,11% dos posts
- Jeep – 0,04% dos posts
- Renegade – 0,03% dos posts
Fazendo uma abertura somente pelos post que citam “roupa”,percebemos que as pessoas que desejam roupas também querem comprar eletrodomésticos. Para os usuários, a Black Friday é o momento de renovar o guarda roupa e também já adquirir roupas para a festividade do Natal.
Top 20 termos mais presentes nos posts sobre roupa
Período: 20/10 a 20/11
Quem deseja comprar na Shein está em busca de roupas de academia, vestidos e bolsa
No período de 20/10 a 20/11, 0,36% das publicações citam o marketplace asiático Shein. Os posts sobre a loja virtual citam a forma de comprar (cartão), a busca dos usuários por cupons e também os itens mais desejados na Black Friday da Shein: roupas de academia, vestido, coisinhas e bolsa.
A concorrente Shopee também é citada, em 1% das postagens sobre Shein.
Top 20 termos mais presentes nos posts sobre Shein
Período: 20/10 a 20/11
A Amazon é a loja virtual preferida para compra de livros na Black Friday
Assim como na Black Friday 2021, a Amazon segue como a varejista mais citada para a compra de livros durante a Black Friday. Nos 20 termos mais citados das publicações sobre livros, a marca é a única que aparece.
Nas postagens, os usuários também revelaram preferência por títulos de fantasia e romance para as compras da Black Friday.
- Dragões – 4% dos posts sobre livros
- Aemond (das Crônicas de Gelo e Fogo) – 4% dos posts sobre livros
- Vertimont (das Crônicas de Gelo e Fogo) – 4% dos posts sobre livros
- Romance – 3% dos posts sobre livros
Apesar da popularização dos livros digitais, muitos usuários ainda preferem investir nos livros físicos (4% dos posts sobre livros).
Top 20 termos mais presentes nos posts sobre livros
Período: 20/10 a 20/11
O público feminino lidera a lista de desejos, com 60,6% dos posts
Analisando o perfil dos usuários que compartilharam seus desejos, temos um público majoritariamente feminino (60,6%) e o Twitter como a rede social preferida de 60,5% das pessoas. Em seguida vem o Instagram, Facebook e noticiosos (blogs, fóruns e notícias).
Já sobre a localização do público (fornecida apenas pelo Twitter), vemos as cidades de Recife, Belo Horizonte e Brasília a origem das postagens.
Top 20 origens dos usuários no Twitter
Período: 20/10 a 20/11
Outro ponto interessante é o comportamento em cada rede social. Enquanto no Twitter o maior volume de posts acontece às 09h, no Instagram a maior concentração está no período da noite (21h e 23h).
Bem similar aos desejos de 2021, em 2022 os internautas estão de olho em ofertas de grandes varejistas como a Shein, Shopee e Amazon para as compras da Black Friday. Com a proximidade das festas de final de ano, os brasileiros aproveitam a Black Friday para investir em um visual caprichado que compreende roupas, calçados e perfume, principalmente o público feminino. Sendo assim, é uma grande oportunidade de mercado para as marcas que desejem incentivar a compra de presentes e antecipação de itens para o Natal.