Sabia que é possível mapear a sua marca não apenas em menções nas redes sociais, mas também em imagens? Através da metodologia Brand Logo Detection – criada pela Buzzmonitor e que utiliza inteligência artificial – descobrimos quais elementos estiveram mais presentes nas fotos compartilhadas com as hashtags do Rock in Rio 2022 no Instagram. Veja os principais resultados do monitoramento de imagens das redes sociais:
De 02 a 12/09, foram compartilhadas 178.721 fotos (de forma pública) com as hashtags no festival no Instagram : #rockinrio, #rockinrio2022, #rockinriobrasil, #rir22, #rir2022 e “#rockinrio.
Nestas 178 mil imagens trabalhadas há a soma de 1.677.292 elementos identificados no monitoramento de imagens nas redes sociais, sendo:
- 1.611.804 elementos como peças de roupas, acessórios, partes do corpo humano, componentes de cenário como árvores, céu, palco, etc
- 47.530 registros de emoções como felicidade, sorriso, risada
- 18.754 logotipos de marcas patrocinadoras ou apoiadoras do evento
Itaú esteve presente em 3,07% das fotos compartilhadas
10,51% das imagens compartilhadas durante o Rock in Rio mostram as marcas patrocinadoras. Dentre elas se destacaram o Itaú (3,07%), KitKat (2,25%) e Coca-Cola (1,15%)
Em comum, as três marcas investiram em experiências durante o evento. Itaú com a roda gigante, arena com programação musical e distribuição de brindes, o KitKat com distribuição de brindes e espaço interativo e a Coca-Cola que trouxe o Coke Studio: espaço que promove a interação entre o metaverso e o mundo físico, além de trazer apresentações inéditas.
Os acessórios se destacaram nos looks para o Rock in Rio
O público presente no festival caprichou no visual e apostou em tendências e acessórios para completar o figurino, sendo os óculos o destaque da edição. Os tons pretos e as camisetas (um clássico dos shows de rock) também foram grandes apostas.
Top 5 peças de roupa e acessórios reconhecidos no monitoramento de imagens nas redes sociais (Instagram)
A diversão, alegria e felicidade foram as principais emoções vividas
Após ter a edição de 2021 adiada por causa da pandemia, a nona edição do Rock in Rio foi marcada por muita alegria e diversão do público.
Além de despertar sentimentos como amor e amizade (até uma capela para casamentos no estilo de Las Vegas esteve presente no festival).
Top emoções e sentimentos reconhecidos no monitoramento de imagens nas redes sociais (Instagram)
Em eventos que movimentam uma grande audiência e são focados na experiência, como o Rock in Rio, os elementos contidos nas imagens nos ajudam a revelar muitos insights e entender a relação do público com as marcas.
Desta forma, o monitoramento de imagens nas redes sociais se torna uma ferramenta importante para acompanhar ações de marcas, pensar em novas estratégias e ações de relacionamento. Em uma era em que as imagens estão em destaque, deixar de mapeá-las é perder um valioso universo que nos informa sobre os hábitos dos consumidores e como as marcas estão presentes em seu cotidiano.
Se você quer saber mais dados do estudo “Os momentos mais Instagramáveis do Rock in Rio 2022”, faça o download aqui.