Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e têm movimentado negócios. Segundo a consultoria Newzoo, o Brasil ocupa a posição de maior mercado de games da América Latina, com faturamento de R$11 bilhões em 2021.
A pandemia contribuiu bastante para esse boom e o interesse pelos jogos também se espalhou por plataformas de live streaming. No YouTube, por exemplo, a reprodução de vídeos de games atingiu 100 bilhões de horas em 2020. O dobro do tempo se comparado a 2018.
No dia 29/08 é celebrado o Dia do Gamer e para marcar a data a Buzzmonitor analisou o desempenho do canal de 4 dos maiores gamers do YouTube (Lives do Cellbit, Lives do Alanzoka, Yoda SL e Gaules). Utilizando o módulo Analytics Pro da Buzzmonitor foi possível descobrir o engajamento, crescimento de assinantes e média de interações dos canais no período de 11/08 a 24/08.
Veja os resultados abaixo:
O canal do YouTube Lives do Alanzoka teve o maior crescimento de inscritos do período
De 11 a 24/08, o Lives dos Alanzoka conquistou 30.000 novos inscritos e com isso cresceu a sua base em 1,29%.. O segundo lugar foi o Lives do Cellbit, que aumentou em 0,9% seus inscritos. Já o canal Yoda SL e Gaules não apresentaram crescimento no período.
Podemos perceber como a quantidade de vídeos publicados interfere no crescimento do canal dos gamers. Os que tiveram maior taxa de novos inscritos postaram 27 e 21 vídeos, respectivamente. Já os canais sem novos inscritos postaram poucos vídeos no período (3 e 2 vídeos, respectivamente).
AUMENTO DE INSCRITOS
Canal | Total inscritos | Novos inscritos | % novos inscritos | Vídeos |
Lives dos Alanzoka | 2.340.000 | 30.000 | 1,29% | 27 |
Lives do Cellbit | 2.240.000 | 20.000 | 0,9% | 21 |
Yoda SL | 1.190.000 | 0 | 0% | 3 |
Gaules | 719.000 | 0 | 0% | 2 |
O canal do YouTube Lives do Alanzoka alcança mais views, já o Gaules se destaca em média de curtidas
Em menos de 15 dias, o Lives do Alanzoka teve mais de 600 milhões de visualizações. Comparando o números de views do período com outro mercado que também está em alta (os podcasts) podemos perceber a dimensão que os gamers têm conquistado na audiência brasileira.em volume de views. No mesmo período, o Flow Podcast (8 novos vídeos) teve novas 12.791.290 visualizações e o Podpah (11 vídeos) 9.474.036 views.
Já falando em interações, ainda que o canal do Gaules tenha alcançado o menor número de views do período, ele teve a audiência mais engajada quando se fala em curtidas. Uma média de 8,18%.
VISUALIZAÇÕES e ENGAJAMENTO
Canal | Visualizações | Interações | Média engaj. | Média curtidas |
Lives do Alanzoka | 672.790.811 | 712.850.409 | 23.734,72 | 5,52% |
Lives do Cellbit | 338.939.367 | 369.636.048 | 12.806,54 | 8,07% |
Yoda SL | 96.072.353 | 104.454.484 | 6.752,07 | 7,82% |
Gaules | 60.872.032 | 66.450.729 | 7.109,31 | 8,18% |
Twitch: streaming ao vivo para gamers
A audiência interessada em jogos também transita em outras plataformas e redes sociais. A mais difundida dessas plataformas é a Twitch, um serviço de streaming de vídeo ao vivo que se concentra na comunidade gamer, incluindo transmissões de competições de esportes eletrônicos.
E para saber ainda mais sobre esse público, a Buzzmonitor conduziu um monitoramento nas redes sociais sobre a plataforma de live streamings Twitch. No período de 11 a 24/08, foram feitas 20.549 publicações sobre o Twitch. (“twitch” OR #Twitch OR #TwitchAffiliate OR #TwitchStreamer OR #TwitchStreamers).
Dessas, 99,62% se concentraram no Twitter, o que revela esta como a rede social preferida dos que desejam falar do universo gamer.
Fortnite é jogo mais citado pelos tuiteiros fãs de jogos e lives
Na análise das hashtags citadas nas postagens sobre o Twitch, podemos perceber a preferência dos tuiteiros pelo Fortnite. Também são destaque os jogos que envolvem apostas, citados nas hashtags #Cassino #Blackjack e #Aposta.
As pessoas que fazem live streaming nem sempre mostram sua verdadeira identidade. Algumas preferem usar avatares (os VTubers), como é citado em #vtuberbr e #vtuber. Outro ponto de interesse dos usuários é o senso de comunidades. A hashtag #felpsnojogo faz referência ao desafio proposto para que artistas façam desenhos do streamer Felps.
O horário das 18h é quando os usuários mais citam o Twitch
A evolução de menções sobre o Twitch revela que o interesse sobre a plataforma começa a aquecer a partir das 10h, atingindo seu pico às 18h. Outro horário de bastante interesse dos tuiteiros é às 21h e depois começa a decrescer a partir das 00:00.
Social Listening
Viu como é fácil monitorar o comportamento de um público nas redes sociais com a Buzzmonitor? Com o módulo de monitoramento de redes sociais da Buzzmonitor é possível acompanhar conversas sobre um termo específico nas redes sociais e analisar o que o público pensa sobre o tema, além de contar com relatórios automáticos de sentimento do público, gênero, evolução do termo por rede social, maiores influenciadores e várias outras métricas.
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Métricas de Performance
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