Óticas Carol tem maior buzz, mas Óticas Diniz tem melhor avaliação nas redes sociais

Entender a percepção dos consumidores sobre uma marca e acompanhar o buzz nas redes sociais se torna um desafio ainda maior quando se tem muitas filiais. No ramo das óticas no Brasil, a Óticas Carol e a Óticas Diniz são líderes de mercado, ambas com mais de 1.000 franquias pelo país. Mas como essas marcas são percebidas pelos consumidores? O que eles dizem sobre elas nas redes sociais? É esta percepção que buscamos compreender nesta análise. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), as duas redes de óticas estão entre as 20 maiores franquias do Brasil. Para analisar a percepção dos consumidores, a Buzzmonitor utilizou o módulo de monitoramento e fez uma análise de Social Listening no Instagram, Facebook e Twitter das marcas.

O estudo foi feito considerando todo o mês de maio, entre 01/05 e 31/05. Veja a seguir métricas como volume de posts, engajamento, sentimento e interesses, além de exemplos de posts feitos pelos usuários sobre cada uma das empresas. 

comparação do buzz sobre óticas nas redes sociais

Óticas Carol

Durante o mês de maio, o buzz sobre a Óticas Carol gerou 1387 posts, comentários e menções. A rede social em que a marca teve mais presença foi o Instagram, com 1198 posts, seguido do Twitter (157) e depois do Facebook (32).

comparação das óticas carol nas redes sociais

O Instagram também foi a rede que gerou mais engajamento, como podemos ver no gráfico abaixo. O pico de engajamento, no dia 05/05, foi o mesmo dia que o ator e cantor Tiago Abravanel postou um conteúdo em parceria com a Óticas Carol. O post em questão teve 5.033 curtidas e 138 comentários. 

comparação das óticas carol nas redes sociais

Quanto ao sentimento desses posts, a maioria é classificado como neutro (79,1%) – o que se justifica pela quantidade de publicações feitas por filiais da empresa, já que cada loja possui uma conta individual nas redes sociais.

comparação de sentimento das óticas carol nas redes sociais

Já os posts positivos (20%), em sua maioria, se tratavam de elogios e indicações de consumidores sobre a Óticas Carol. Além disso, posts elogiando a coleção em parceria com a atriz Bruna Marquezine, que foi motivo de elogios entre usuários, fã clubes da atriz e portais de notícias de moda. Veja alguns posts abaixo:

 

   

Já o comercial de TV com o ator e cantor Tiago Abravanel dividiu a opinião do público, recebendo tanto críticas quanto elogios. A maioria dos comentários, no entanto, foram positivos. Veja alguns:

O buzz gerado pelas ações com a atriz Bruna Marquezine e o ator Tiago Abravanel mostram como a comunicação da rede de óticas tem usado influenciadores de forma estratégica e como isso tem gerado resultados positivos para a marca.

Já entre os posts negativos sobre a marca (0,9%), o tema que aparece com mais frequência é o valor dos produtos. Alguns clientes consideraram os óculos caros em seus posts. Veja abaixo:

Com o Classificador de Interesses, novo recurso da Buzzmonitor baseado em Inteligência Artificial, mapeamos também quais os interesses dos usuários que publicaram algo sobre a marca, considerando o próprio depoimento e a BIO como parâmetros. É importante destacar que um mesmo depoimento pode ser classificado em mais de uma categoria. 

A categoria que aparece com mais frequência é “Comércio”, com 964 posts, em grande parte por causa dos posts feitos pela própria marca e suas filiais. Em seguida aparece “Moda e Beleza” (460 posts) e “Esportes” (175 posts).

A presença forte de pessoas com interesse em Moda e Beleza mostra que o público da marca enxerga os óculos não só como necessidade, mas como acessório. Recorrentemente a Óticas Carol também faz coleções em parceria com celebridades ligadas ao mundo fashion, como a própria Bruna Marquezine e a também atriz Grazi Massafera.

temas relacionados as óticas carol nas redes sociais

Óticas Diniz

No mês de maio, as redes sociais da Óticas Diniz tiveram 410 posts, comentários e menções. A rede social em que a Óticas Diniz teve a melhor performance neste período foi o Twitter, com 208 posts e menções, seguido do Facebook com 121 e do Instagram com 81.

comparação das óticas diniz nas redes sociais

No mês de maio, a Óticas Diniz lançou a campanha “Level Up com Diniz” e a Maratona Gamer Skin Diniz, voltadas para o público gamer, com o intuito de divulgar seu novo produto: óculos com a tecnologia do filtro de luz azul. Essa campanha se destacou nos resultados da maioria das métricas das redes sociais da marca, como veremos a seguir.

No que diz respeito ao engajamento, os dias de alta foram marcados por publicações em parceria com gamers influenciadores no Twitter, como parte da campanha. Veja, abaixo, o engajamento da marca por dia do mês de maio:

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Quanto à sentimentalização dos posts da marca no mês de maio, em sua maioria foram de caráter neutro, 266 deles, o equivalente a 64,9%. Tendo, ainda, 137 posts positivos (33,4%) e apenas 7 posts negativos (1,7%).

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Entre os posts classificados como neutros estão publicações feitas pela própria marca e suas filiais, além de posts informando a venda de ingressos do Super Love Festival, disponível em lojas da Óticas Diniz de Manaus. 

Os poucos posts negativos falam sobre a qualidade do serviço ou demora no atendimento em loja física, como podemos ver nos prints abaixo:

Já os posts positivos, que foram mais recorrentes, em sua absoluta maioria foram fruto de parcerias com os gamers, além de retweets e comentários de usuários nessas publicações. Veja alguns exemplos:

No que diz respeito aos interesses dos usuários que publicaram sobre a marca, a categoria de maior interesse, identificada nos depoimentos, foi “Comércio”, com 267 posts – em grande parte por causa das publicações feitas pela própria marca e suas filiais. Em segundo e terceiro lugar estão, respectivamente, “Ciência e Educação” (114 posts) e “Turismo, Viagem e Lazer” (72 posts). 

Em quarto lugar, com 66 posts, aparece a categoria Gaming, mostrando novamente o engajamento desse público gerado pela campanha “Level Up com Diniz”.

Social Listening com Buzzmonitor

Com o módulo de Monitoramento da Buzzmonitor você consegue centralizar o monitoramento de todas as redes sociais em uma única tela, para acompanhar tudo o que é falado da sua marca no digital, estudar a percepção dos usuários sobre a sua marca, entender quem é o seu público e o que ele espera do seu setor. 

Veja também como empresas como Ultragaz e Maria Brasileira conseguiram fazer a gestão de centenas de franquias nas redes sociais utilizando a Buzzmonitor. 

Quer saber mais sobre como a Buzzmonitor pode te ajudar? Fale com um especialista. 

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