O ator Chadwick Boseman, intérprete do super-herói Pantera Negra, faleceu no dia 28 de agosto de 2020 após uma luta de quatro anos contra um câncer de cólon.
Essa notícia repercutiu nas redes sociais, e desde então muitos fãs, familiares e amigos têm compartilhado publicações prestando homenagens ao ator e comentando sua morte.
Em apenas 2 dias, entre 28/08 até 31/08, o nome do ator gerou 36.990 posts no Buzzmonitor Trends em português.
Chadwick teve uma carreira atuante no cinema, trabalhando em inúmero filmes que contribuíram para a representatividade e da causa negra. Mas foi com o papel da Marvel Studios que acabou ficando conhecido por todos.
O Pantera Negra é o primeiro herói de ascendência africana, e vê-lo em um filme que teve toda a produção por profissionais negros gerou enorme repercussão em todo o mundo.
O pico de publicações foi no dia 29/08 com 22.208 posts.
O anúncio oficial da morte do ator veio através de uma publicação da família em suas redes sociais. E embora tenha tido uma corrente de homenagens na noite do dia 28 em todas elas, foi no Twitter com 95,01% de todas as publicações, que tivemos o maior número volume de posts, seguido pelo Facebook com 3,8% e o Instagram com apenas 1,18%.
Segundo o próprio Twitter o post de falecimento de Chadwick Boseman, feito pela família, assumiu o posto de mais curtido da história da rede social. Posto esse que era até então do ex-presidente norte americano Barack Obama.
— Chadwick Boseman (@chadwickboseman) August 29, 2020
No Facebook: Post da jornalista Maju Coutinho foi o que mais engajou
Os posts que mais engajaram sobre a morte do ator no Facebook foram das páginas:
- Quebrando o Tabu;
- Fatos Desconhecidos;
- Esporte Interativo.
O TOP 1 é o post da página Quebrando o Tabu, onde a jornalista Maju Coutinho fez o gesto e falou “Wakanda Forever” prestando homenagem ao ator. O gesto feito foi o que mais obteve engajamento, com mais de 434 mil interações.
Em segundo lugar, a página Fatos Desconhecidos fez um post anunciando a morte de Chadwick Boseman.
Em terceiro lugar, a homenagem da página Esporte Interativo ao ator.
E em quarto lugar, novamente a página Quebrando o Tabu, publicou um vídeo descontraído com participação do ator.
No Instagram: influenciador Hugo Gloss teve 3 posts entre os 4 que mais engajaram
Os TOP posts foram:
- Hugo Gloss: Fez posts prestando muita homenagem e anunciando a transmissão do filme com exclusividade pela Rede Globo.
- Netflix Brasil: A Netflix fez um post com a seguinte frase “Um herói em todos os sentidos. Descanse em paz, Chadwick Boseman.”.
Todos os posts prestando muita homenagem ao ator muito querido e orgulhado.
Twitter foi a rede sociais com maior número de posts
No Brasil, os tweets de Danilo Gentili e da Rede Globo tiveram os tops mais engajados durante o período de tempo selecionado.
No post TOP 1, feito por Danilo Gentili, ele menciona que o ator já estava fazendo cirurgias e quimioterapia durante a gravação dos filmes e completa “Chadwick Boseman foi muito mais guerreiro que o Pantera Negra”.
Nos posts da Rede Globo, foi mencionada a homenagem de Lewis Hamilton e também sobre o filme transmitido exclusivamente como homenagem ao ator.
Chadwick Boseman será lembrado sempre como um herói mesmo fora das telinhas.