Faber-Castell, Kipling e Nike são as marcas favoritas na volta às aulas

Para entender o retorno às aulas, a Buzzmonitor levantou as publicações em redes sociais sobre o tema. Foram analisados depoimentos publicados entre 01/12/2024 e 26/01/2025. Um total de 105.696 depoimentos publicados no Instagram, X e Facebook.

Os dados foram então analisados por duas interfaces de Inteligência Artificial da Buzzmonitor; o AI Insights e o Buzz Pills e as respostas foram validadas no Database original para garantir a precisão.

 

Buscas por materiais marcam o período do inicio às aulas

Estar preparado e com a mochila em dia é o principal gerador de conversas sobre a volta às aulas. As conversas demonstram preocupação com o que levar para a sala de aula, sejam os pais falando sobre os pequenos ou alunos maiores falando sobre si mesmos.

No contexto das crianças, surge uma preocupação a mais com os calçados, que compõe o uniforme e demandam uma compra a mais no começo do ano. Outro item um pouco inusitado foram as garrafas de água para uso em sala de aula.

Entre os materiais, destacam-se (% dos depoimentos que mencionam materiais)

  • Mochila: 15%
  • Lápis: 10%
  • Estojo: 8%
  • Caderno: 7%
  • Caneta: 6%
  • Tênis/Calçado Infantil: 5%
  • Etiquetas: 4%
  • Squeeze/Garrafa térmica/Água: 3%

 

Faber-Castell, Pampili e Adidas são as marcas preferidas para o retorno às aulas

Além dos produtos, as pessoas discutem as marcas com as quais querem começar o ano letivo. São mencionadas não somente as marcas de materiais, mas também aquelas de roupas e acessórios.

Além disso, destacaram-se alguns varejistas, como a Amazon, a Shopee e a Riachuelo.

Destacam-se entre elas (% de depoimentos que mencionam marcas)

  • Amazon:17%
  • Shopee: 8%
  • Faber-Castell: 2,8%
  • Riachuelo: 1%
  • Kipling: 0.9%
  • Nike: 0.7%
  • Adidas: 0.5%
  • Melissa: 0.5%
  • Tilibra: 0.5%

 

Uniforme sim, mas mantendo a individualidade

Um aspecto que chamou a atenção nas conversas sobre a volta às aulas foi a busca por itens personalizáveis e que permitissem às crianças demonstrarem a sua identidade, ainda que de uniforme.

Neste sentido, destacam-se os seguintes comportamentos:

Materiais Escolares Personalizados: As postagens destacam a popularidade de materiais escolares personalizados, como cadernos, estojos e etiquetas, que permitem aos alunos expressarem sua individualidade e estilo.

Mochilas Temáticas: Há um grande interesse por mochilas temáticas inspiradas em personagens populares como Dragon Ball, Homem-Aranha e Stitch, que tornam o retorno às aulas mais divertido para as crianças.

Organização Escolar: A importância de começar o ano letivo organizado é enfatizada através da venda de planners, agendas personalizadas e kits completos de material escolar.

Estilo e Conforto nos Uniformes: A moda infantil está em alta com uniformes confortáveis ​​e estilosos para garantir que as crianças se sintam bem durante o dia escolar.

Há também problemas:

Mesmo com todo o preparo e empolgação com a volta às aulas, há também problemas e cerca de 3% das pessoas colocaram suas preocupações com o retorno às aulas.

Entre os problemas relatados, custos, segurança e a proibição do uso de celulares em algumas regiões como o Estado de São Paulo geraram queixas. Outro aspecto mencionado é a piora do trânsito nos centros urbanos com o retorno à escola.

 

Uma preocupação que se inicia na virada do ano

As conversas sobre volta às aulas se intensificam após o dia 31 de dezembro e não são expressivas antes das festas. O tema também diminui nos fins de semana.

Gráfico de evolução dos termos.

 

Para Breno Soutto, Head de Insights do Grupo Elife, existem aqui duas oportunidades para as marcas:

“O Listening permite compreender, por exemplo, os desejos de compra dos clientes e oferecer produtos alinhados às suas expectativas. Além disso, possibilita a criação de materiais personalizáveis e anúncios que estabelecem conexões no momento em que os consumidores começam a se interessar pelo tema.”

 

 

Faber-Castell, Kipling e Nike são as marcas favoritas na volta às aulas
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