Para entender o retorno às aulas, a Buzzmonitor levantou as publicações em redes sociais sobre o tema. Foram analisados depoimentos publicados entre 01/12/2024 e 26/01/2025. Um total de 105.696 depoimentos publicados no Instagram, X e Facebook.
Os dados foram então analisados por duas interfaces de Inteligência Artificial da Buzzmonitor; o AI Insights e o Buzz Pills e as respostas foram validadas no Database original para garantir a precisão.
Buscas por materiais marcam o período do inicio às aulas
Estar preparado e com a mochila em dia é o principal gerador de conversas sobre a volta às aulas. As conversas demonstram preocupação com o que levar para a sala de aula, sejam os pais falando sobre os pequenos ou alunos maiores falando sobre si mesmos.
No contexto das crianças, surge uma preocupação a mais com os calçados, que compõe o uniforme e demandam uma compra a mais no começo do ano. Outro item um pouco inusitado foram as garrafas de água para uso em sala de aula.
Entre os materiais, destacam-se (% dos depoimentos que mencionam materiais)
- Mochila: 15%
- Lápis: 10%
- Estojo: 8%
- Caderno: 7%
- Caneta: 6%
- Tênis/Calçado Infantil: 5%
- Etiquetas: 4%
- Squeeze/Garrafa térmica/Água: 3%
Faber-Castell, Pampili e Adidas são as marcas preferidas para o retorno às aulas
Além dos produtos, as pessoas discutem as marcas com as quais querem começar o ano letivo. São mencionadas não somente as marcas de materiais, mas também aquelas de roupas e acessórios.
Além disso, destacaram-se alguns varejistas, como a Amazon, a Shopee e a Riachuelo.
Destacam-se entre elas (% de depoimentos que mencionam marcas)
- Amazon:17%
- Shopee: 8%
- Faber-Castell: 2,8%
- Riachuelo: 1%
- Kipling: 0.9%
- Nike: 0.7%
- Adidas: 0.5%
- Melissa: 0.5%
- Tilibra: 0.5%
Uniforme sim, mas mantendo a individualidade
Um aspecto que chamou a atenção nas conversas sobre a volta às aulas foi a busca por itens personalizáveis e que permitissem às crianças demonstrarem a sua identidade, ainda que de uniforme.
Neste sentido, destacam-se os seguintes comportamentos:
Materiais Escolares Personalizados: As postagens destacam a popularidade de materiais escolares personalizados, como cadernos, estojos e etiquetas, que permitem aos alunos expressarem sua individualidade e estilo.
Mochilas Temáticas: Há um grande interesse por mochilas temáticas inspiradas em personagens populares como Dragon Ball, Homem-Aranha e Stitch, que tornam o retorno às aulas mais divertido para as crianças.
Organização Escolar: A importância de começar o ano letivo organizado é enfatizada através da venda de planners, agendas personalizadas e kits completos de material escolar.
Estilo e Conforto nos Uniformes: A moda infantil está em alta com uniformes confortáveis e estilosos para garantir que as crianças se sintam bem durante o dia escolar.
Há também problemas:
Mesmo com todo o preparo e empolgação com a volta às aulas, há também problemas e cerca de 3% das pessoas colocaram suas preocupações com o retorno às aulas.
Entre os problemas relatados, custos, segurança e a proibição do uso de celulares em algumas regiões como o Estado de São Paulo geraram queixas. Outro aspecto mencionado é a piora do trânsito nos centros urbanos com o retorno à escola.
Uma preocupação que se inicia na virada do ano
As conversas sobre volta às aulas se intensificam após o dia 31 de dezembro e não são expressivas antes das festas. O tema também diminui nos fins de semana.
Para Breno Soutto, Head de Insights do Grupo Elife, existem aqui duas oportunidades para as marcas:
“O Listening permite compreender, por exemplo, os desejos de compra dos clientes e oferecer produtos alinhados às suas expectativas. Além disso, possibilita a criação de materiais personalizáveis e anúncios que estabelecem conexões no momento em que os consumidores começam a se interessar pelo tema.”