Viajar para a praia está no top dos desejos dos brasileiros para o Carnaval

Assim como em 2021, o Carnaval de 2022 será atípico para os brasileiros em decorrência da pandemia da COVID-19. Devido à necessidade de medidas de saúde, as comemorações oficiais foram canceladas nas cidades de Recife, Olinda, São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras pelo país, e eventos como os desfiles das escolas de samba foram adiados para o mês de abril.

Diante desse novo cenário, quais os planos dos brasileiros para o Carnaval? Através do módulo monitoramento do Buzzmonitor, realizamos um estudo exploratório para descobrir o que os internautas mais falam sobre o tema nas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook e Youtube). 

No período de 22/01 a 22/02/22, o termo “carnaval” foi mencionado em 400.336 publicações, sendo os termos “rua”, “brasil” e “sair” os mais citados. No mesmo período do ano passado (22/01 a 22/02/21), o termo “carnaval” foi mencionado em 519.447 postagens nas redes sociais, de acordo com o Buzzmonitor Trends. O volume 33.87% maior no ano passado pode estar relacionado ao impacto dos brasileiros em relação ao primeiro ano sem Carnaval. Outro fato é que o período engloba a data em que ocorreriam o Carnaval: 16/02. Na ocasião, a alternativa para os brasileiros foi ficar em casa, sendo os termos “carnaval” e “casa” mencionado em 29.955 posts e “carnaval” e “live” em 6.526 posts.

Com a proibição das festas oficiais, mas ocorrência das festas privadas, o movimento nas redes sociais em relação ao Carnaval 2021 aponta ser outro. No top 20 dos termos mais mencionados do estudo, estão “festa”, “rua”, “sair”, “samba” e “cultura”. Na lista também podemos observar as preferências dos internautas (“unicórnio” e “tiara”) sobre as vestimentas preferidas para as festas. Há ainda os que discutam sobre a polêmica que envolve a proibição das festas de rua, através do termo “hipocrisia”.

Top 20 termos mais citados sobre o Carnaval

Período: 22/01 a 22/02/22

Abaixo, vamos entender mais a fundo os movimentos relacionados ao Carnaval dos usuários que citam viajar, os que citam festas e os que citam que irão fazer atividades em casa.

As reservas online são destaque quando se fala em viagens e Carnaval

Top 20 termos mais citados sobre o Carnaval + “viagem” OR “viajar”

Período: 22/01 a 22/02/22

Ao isolar os posts de Carnaval apenas em relação aos que citam “viagem” ou “viajar”, percebemos quem irá acompanhar os usuários nessas viagens: “amigos”, “mãe”, “família”, e “pais”. O destino mais citado é a “praia” e os internautas demonstram interesse em efetuar a compra online, pela presença dos termos “site”, “app”, “reserva” e “economia”.

Segundo um estudo realizado pela Elife, aliás, os apps de hospedagem foram destaque em reviews em 2021. No período de janeiro a dezembro de 2021 a Booking.com liderou o ranking em avaliações dos usuários.

No Twitter, os usuários de Belo Horizonte são os que mais mencionam viagens e Carnaval

Top 20 origem  sobre o Carnaval + “viagem” OR “viajar”

Período: 22/01 a 22/02/22

De onde vem o maior buzz sobre viagens e Carnaval? Em primeiro lugar, está a cidade de Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. O Sudeste, aliás, é a região com a maior proporção de menções Carnaval + viagem. No agrupamento das 20 top cidades que mais falaram sobre o Carnaval temos:

  • Sudeste – 38,27% dos tweets
  • Nordeste – 24,28% dos tweets
  • Sul – 18,93% dos tweets
  • Centro-Oeste – 13,58% dos tweets
  • Norte – 4,94% dos tweets

Polêmica da Prefeitura do Recife ganhou o foco quando se fala de festa e Carnaval

Top 20 termos mais citados sobre o Carnaval + “festinha” OR “balada” OR (“bloco” OR “bloquinho” (fechado)

Período: 22/01 a 22/02/22

Com o cancelamento dos carnavais de rua, estão ganhando destaque os eventos “fechado” e “privados”. Na temática da festa, também vieram à tona polêmicas sobre o decreto das cidades, relacionado ao Prefeito de Recife: João Campos (“joão”, “prefeito” e “campos”). Logo após a suspensão do Carnaval e férias coletivas dos servidores de saúde, ele foi muito criticado por estar presente na festa de casamento do irmão, João Campos, que teve 300 convidados (citada através dos termos “casamento”, “pedro” e “aglomeração”).

Das pessoas que vão ficar em casa, trabalhar é a atividade mais citada

Top 20 termos mais citados sobre o Carnaval + “casa” OR “churrasco” OR “churra” OR “amigos” OR “filme” OR “netflix” OR “jogo”  OR “estudar” OR “trabalhar”

Período: 22/01 a 22/02/22

Do lado oposto aos que irão aproveitar o Carnaval para viajar, temos que vão ficar em casa, seja para “trabalhar” (5,93% das menções), se divertir com “jogos” (4,55% das menções), assistir a um “filme” (1,12% das menções) ou mesmo “estudar” (0,96% das menções).

Notícias relacionadas ao Carnaval do Rio de Janeiro ganharam o topo do ranking nas reações

Através do Social News do Buzzmonitor, descobrimos os posts com mais reações amei, grr (ódio) e uau em relação ao Carnaval.

No período de 22/01 a 22/02, o post com mais reações amei no Facebook citaram a gravidez de Viviane Araújo, que estará presente nos desfiles da Sapucaí (representando a Salgueiro) que foram adiados para Abril. No total foram 5071 corações.

No post com mais uau (no total de 1.515) mais um famoso ganhou os holofotes: dessa vez o Mc Guimê e sua tatuagem com o rosto de Lexa. A arte foi revelada durante um ensaio da escola de samba Portela.

Já a publicação mais odiada (com reação grr), abordou a fiscalização da Prefeitura do Rio de Janeiro em relação às festas clandestinas. No total, foram 293 reações do emoji angry.

A maioria dos usuários que mencionam o Carnaval são do gênero masculino

O volume de pessoas do gênero feminino e masculino de pessoas que citam o Carnaval é bem equilibrado, no entanto o masculino prevalece com 50,90% das ocorrências.

Gênero dos usuários que citam o Carnaval

Período: 22/01 a 22/02/22

Das bios do Twitter com menção à Carnaval as escolas de samba estão no top 3

O monitoramento do Buzzmonitor permite identificar usuários do Twitter que citam palavras específicas na bio e o volume de seus posts com o termo. Ao analisarmos a palavra Carnaval, se destacaram os perfis que falam de escolas de samba: Galeria do Samba (417 postagens), Arte Samba (141 postagens) e CARNAVAL CARIOCA (37 postagens). 

Pelas menções nas redes, podemos perceber que os planos dos brasileiros para o Carnaval são bem diversos. Temos o grupo dos que vão curtir a festa na rua, os que irão aproveitar o feriado para viajar e ainda os que irão passar em casa, realizando atividades ou mesmo trabalhando.

 

Viajar para a praia está no top dos desejos dos brasileiros para o Carnaval
Rolar para o topo