Lições de uma fintech para o conteúdo no Instagram

Depois das fintechs, o mundo dos meios de pagamento nunca mais foi o mesmo. Com a praticidade de ter seu dinheiro controlado diretamente através de smartphones, os clientes conseguem resolver muitas operações em um clique.

De acordo com o Relatório Mobile – Segmento Financeiro 2020, a pandemia acelerou o uso dos aplicativos mobile e o setor mais visível dessa aceleração é o financeiro. Em uma comparação entre 2019 e 2020 (global), os acessos aos aplicativos de bancos e pagamentos cresceram cerca de 26%.

Para analisar o desempenho de uma Fintech no Instagram, selecionamos a PagSeguro e através dos dados do Analytics Pro Instagram do Buzzmonitor analisamos sua performance na rede entre os dias 10 e 20 de março de 2021.

De acordo com a Liga Insights a PagSeguro é a 6ª fintech entre as 9 maiores no Brasil.

 

Vamos à análise: 

período analisado: 10/03 a 20/03 

 

1ª métrica: Seguidores – PagSeguro totalizou 448.018 seguidores

Analisamos a quantidade de seguidores e qual foi a mudança no período:

A fintech ganhou 5.102 seguidores (cerca de 463,82 por dia) no período, totalizando 448.018 seguidores no Instagram. 

 

2ª métrica: Publicações – foram 11 posts em 11 dias

PagSeguro fez 11 publicações (média de 1 por dia).

Nosso gráfico de Número de Publicações mostra que a fintech não publicou todos os dias, mas fez mais de uma publicação nos dias 11, 16 e 18 de março.

 

3ª métrica: Top posts – divulgação de serviços/benefícios

Os posts mais engajados entre os dias 10 e 20 de março têm em comum a demonstração de serviços e benefícios que a PagSeguro oferece ao correntista. A comunicação deles na rede é bem direta e também foi mais relacionada à semana do consumidor, ocorrida no período analisado.

Veja quais foram as quatro publicações que mais engajaram no período:

Detalhamento dos posts: 

A marca apostou em dois formatos diferentes (GIF e imagens).

  • Em primeiro lugar, em engajamento, temos o post de uma campanha de member get member da PagSeguro, na qual os correntistas podem ganhar créditos em dinheiro pela conversão de indicados que se tornam clientes. 

 

  • Em segundo lugar temos um vídeo em formato de GIF falando sobre os benefícios da empresa. O post teve 548 interações: 

 

  • Em terceiro lugar o post foi uma imagem sobre vantagens relacionadas a semana do consumidor com pagamentos via QR Code.

 

  • O quarto e último post da nossa análise também foi relacionado a semana do consumidor e seus benefícios, mas especificamente para o posto de gasolina Shell:

 

4ª métrica: Engajamento – pico de engajamento no dia 18

Sempre que analisamos os top posts é muito importante verificar também a média de engajamento das publicações. Através desta métrica, podemos descobrir se a marca está acertando no tipo de conteúdo publicado. 

Média de engajamento da página no período: 

PAGSEGURO 0,69

Foi possível visualizar também que no dia 18/03 o máximo de engajamento da marca chegou a 1,23:

O post feito pela marca no dia que ocorreu o pico (18) foi sobre os benefícios exclusivos da semana do consumidor. Nele a marca deixou claro na descrição do post que os consumidores que pagassem via QR Code nas lojas Roldão, Swift, Cobasi e Assaí ganhariam 10% de cashback. 

Veja o post: https://www.instagram.com/p/CMj4o16M_tJ/ 

 

5ª métrica: Interações – pico de interações por conta do dia do consumidor 

Entre 10 e 20 de março, o PagSeguro teve 3.403 interações com média de 309,4 por dia.

Assim como na métrica engajamento, o pico de interações ocorreu no dia 18/03, um dos posts da semana do consumidor. 

 

O que podemos aprender com a PagSeguro?

Através das métricas, concluímos que a performance do PagSeguro é relacionada a publicações que indicam benefícios aos usuários. Esses tipos de publicações criam um laço de confiança com o cliente, pois ele sabe que pode contar com a marca e também porque acredita nos benefícios oferecidos. 

É muito importante criar conteúdos que sejam de interesse dos usuários, pois são eles mesmos que fazem a sua marca decolar. Invista na qualidade do seu serviço e no benefício que ele trará. 

 

Analisamos também os posts relacionados à marca, no mesmo período, pelo Buzzmonitor Trends:

Foram 2.968 posts que se concentraram 57,31% no Instagram. O gênero que mais publicou foi Masculino (61,32%) e o sentimento mais presente foi o Neutro (51,11%).

 

Um fato que chamou atenção no Buzzmonitor Trends foram as publicações que citaram a marca no Instagram. Os quatro top posts foram relacionados a ONG’s que cuidam de animais necessitados e que pedem doações por meio de alguns bancos, incluindo o PagSeguro. 

A influência da ONG na rede é grande e os posts chegaram a mais de 2 mil interações, superando os próprios top posts da marca.

 

Se você se interessou pelos dados e também quer comparar a performance da sua marca com os concorrentes, acesse os módulos que usamos na batalha: 

Buzzmonitor Trends (gratuito): https://trends.buzzmonitor.com.br/ 

Buzzmonitor Analytics Pro: https://buzzmonitor.com.br/analytics/ 

Fale com nossos consultores ou faça um teste grátis: https://buzzmonitor.com.br/ 

 

Até a próxima <3

 

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