Traição, A Fazenda, The Town e mudanças no futebol: veja o que dominou os Trending Topics de Setembro

Em setembro, o reality show A Fazenda estreou na Record e se tornou um dos assuntos mais debatidos do X, antigo Twitter. Outros temas que ganharam os holofotes das conversas do público foram o The Town, com destaque para as apresentações de Bruno Mars e Post Malone, os técnicos de futebol brasileiros e a separação de Luísa Sonza e Chico, após uma traição do youtuber. 

Durante todo o mês de setembro, a Buzzmonitor realizou um monitoramento dos temas que ganharam os Trending Topics, coletando dados a cada 5 minutos. Foram identificados 5.691 termos distintos, totalizando 426.928 aparições nos assuntos do momento ao longo do mês. Este estudo concentrou-se na análise dos 200 termos mais frequentes.

A categoria mais comentada foi Esportes, com 55% do total das conversas. Em seguida, as categorias de Famosos (10,7%), Realitys Shows (6,7%), Política (6,3%) e Música (4,9%).

Veja a análise completa no nosso estudo:

Esportes: críticas aos times e técnicos e convocações par a seleção geram repercussão 

A categoria de Esportes dominou os Trending Topics de setembro, representando 55% do total de discussões. Técnicos e jogadores do futebol nacional foram os mais comentados.

Entre os jogadores, o atleta argentino Jonathan Calleri, centroavante do São Paulo, ganhou destaque devido a uma lesão que enfrentou. O público também compartilhou muitos vídeos do jogador em campo, elogiando seu desempenho.

O treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, atraiu atenção após um conflito do time em uma partida da Copa Libertadores. Sua coletiva de imprensa pós-jogo, que terminou em empate, gerou uma série de elogios e críticas, destacando seu papel no desempenho da equipe. 

Já o atacante Rossi, do Vasco, tornou-se foco de discussão após um leilão dos novos uniformes da equipe, onde o seu teve a maior oferta. Por outro lado, o árbitro de futebol Anderson Daronco entrou em destaque ao ser escalado para apitar uma partida entre Santos e Vasco, embora o clube carioca tivesse apresentado reclamações sobre o profissional nos dias anteriores.

O início das convocações da seleção brasileira para as classificatórias da Copa do Mundo 2026 levou o nome do técnico Fernando Diniz aos trending topics diversas vezes. As opiniões dos internautas sobre as escolhas do técnico foram diversas, além de comentários sobre seu desempenho também à frente do Fluminense. 

Um dos jogadores escalados que também gerou repercussão nas redes foi o volante Gerson, do Flamengo.

E por falar em Flamengo, o time rubro-negro foi o mais comentado da categoria, mas não por um bom motivo. O time se destacou negativamente ao perder a Copa do Brasil para o São Paulo. O Botafogo também recebeu destaque negativo, este por não ter conquistado vitórias em nenhum jogo durante o mês de setembro.

Em meio ao momento difícil do Flamengo, o presidente do time rubro-negro, Rodolfo Landim, também gerou repercussão nas redes sociais ao tirar férias no final de setembro. Com a saída do técnico Jorge Sampaoli e o título não conquistado, o público demonstrou nas redes insatisfação também com a gestão do time e houve muitos pedidos de usuários pela saída de Landim.

Já o atacante Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, entrou nas conversas devido à pendência de renovação de contrato com o Flamengo, aguardando a reestruturação do time.

 

Famosos: Traição e fim do relacionamento de Luísa Sonza e Chico Moedas ganha holofotes

A categoria de Famosos representou 11% das conversas ao longo do mês, com diversos nomes ganhando destaque. 

O influenciador Chico Moedas foi o centro das atenções após o conturbado término de seu relacionamento com a cantora Luísa Sonza. A polêmica envolvendo traição e a exposição pública dos motivos da separação gerou intensa discussão entre os usuários, que defenderam a cantora, em sua maioria. 

Outro caso que ganhou as redes foi o fim do casamento dos cantores Lexa e MC Guime, após suposta traição de Lexa. Mas no X o que viralizou foi uma corrente de mulheres desejando forças a Lexa, alegando que ela “é só uma menina” e “passando pano” para a situação. A corrente foi uma sátira às falas comuns em casos de traição por parte do homem, como “é só um menino”, “errar é humano”, “todo homem já traiu”. 

Já o cantor Joe Jonas atraiu a atenção e conversas do público ao solicitar a separação de Sophie Turner, mas sem polêmicas envolvidas.

A streamer Gabriela Cattuzo, conhecida como Bagi, entrou em evidência ao participar da série “QSMP”, servidor de Minecraft multijogador multilíngue no modo sobrevivência, com tradução ao vivo, criado pelo também streamer Quackity

Anda no universo dos games, Kami, jogador de League of Legends, recebeu destaque por uma entrevista de retratação após declarações preconceituosas contra nordestinos.

A influencer Kylie Jenner gerou buzz devido a rumores sobre um possível relacionamento com o ator Timothee Chalamet. Outro influenciador que se destacou foi Felca, que viralizou no TikTok com suas lives NPC, imitando personagens não jogáveis. 

Já o influenciador Luva de Pedreiro gerou repercussão na rede após participar do podcast Podpah e conquistou um lugar entre os temas mais comentados da categoria. Repercutiram falas do influencer e os memes criados pelo público.

Por fim, o primeiro aniversário de Melanie, filha da cantora MC Loma, tornou-se um dos temas mais comentados na rede, gerando entusiasmo e interações dos fãs.

 

Realitys Shows: Estreia de A Fazenda domina conversas do público

A categoria de Realitys Shows conquistou 7% do buzz, sendo a maioria esmagadora devido à estreia de A Fazenda. 

A jornalista Rachel Sheherazade, participante do programa, foi a mais comentada durante o mês. Ela se destacou por seus posicionamentos e por discussões com outra participante, Cariucha, que também emplacou seu nome várias vezes nos trending topics. 

Outros participantes que ganharam destaque nos trending topics foram: Shay, André, Kally, Simoni e Lumena. A hashtag “#AFazenda15” também se destacou entre os assuntos mais comentados.

Outros dois realitys completam o top 10, emplacando suas hashtags entre os termos mais recorrentes nos trending topics: “#MasterChefBR” e “#DragRaceBrasil”.

 

Política: Troca de Ministro domina as discussões

A primeira-dama Janja dominou as discussões políticas após sua participação no desfile de 7 de setembro e pelo anúncio de medidas para combater as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, sua decisão de evitar manifestantes bolsonaristas durante o evento gerou críticas, tornando-se um tema amplamente comentado. 

A demissão da Ministra dos Esportes, Ana Moser, também gerou discussões no X, especialmente pela nomeação de André Fufuca para o cargo, alimentando o buzz em torno do tema. 

O jornalista da Jovem Pan Alexandre Garcia forneceu informações falsas sobre barragens no Rio Grande do Sul, resultando na necessidade de ler um direito de resposta da Advocacia Geral da União sobre as enchentes.

A posse do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, no final de setembro, reverberou não apenas pela sua investidura, mas também por seus comentários sobre a regulamentação das redes sociais e seu posicionamento sobre porte e tráfico de drogas.

Cuba tornou-se um destaque nos Trending Topics após a visita do presidente Lula ao país. Lula também esteve em evidência após discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

O tenente-coronel Mauro Cid, envolvido em uma polêmica sobre jóias com o ex-presidente Jair Bolsonaro, também entrou no top 10 da categoria ao fazer uma delação sobre o caso.

Bolsonaro figurou nos tópicos políticos após o Tribunal Superior Eleitoral votar por mantê-lo inelegível por oito anos. Além disso, apoiadores postaram vídeos de suas visitas pelo país. Vladimir Putin, presidente da Rússia, ganhou repercussão no X ao se encontrar com Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte.

 

Música: Bruno Mars conquista brasileiros com show no The Town e performance de Evidências no teclado

A categoria Música foi responsável por 5% do buzz do período. E o grande destaque foi a apresentação do cantor Bruno Mars no The Town. Durante o show, o cantor adotou o apelido carinhoso de “Bruninho”, prontamente aderido pelos fãs nas redes sociais. 

A performance do tecladista de Bruno Mars, que tocou a música Evidências, de Chitãozinho e Xororó, também foi aclamada pelo público no X. Além deles, outra apresentação que gerou repercussão foi a de Post Malone

O termo “Rock in Rio” também entrou nos trending topics após o anúncio das novidades sobre a produção do festival para 2024. Os usuários compartilharam seus shows favoritos do festival. 

O cantor Travis Barker, o baterista da banda Blink-182, também foi tema das conversas do público após testar positivo para COVID-19, resultando no adiamento de shows da turnê da banda. 

A cantora Megan Thee Stallion gerou buzz ao lançar uma nova música em parceria com Cardi B e por se tornar dubladora no desenho “Big Mouth”. Olivia Rodrigo também entrou nas conversas do público após lançar seu álbum “Guts” no mês de setembro.

No universo K-POP, a apresentação da banda Aespa no país fez a banda entrar nos trending topics com frequência. O aniversário do cantor Namjoon, do grupo BTS, também foi celebrado com diversas homenagens dos fãs no X. 

Já o grupo Blackpink passou por uma renovação de contratos e a recusa por parte de uma das integrantes gerou preocupação entre os fãs e repercussão nas redes sociais.

 

 

Traição, A Fazenda, The Town e mudanças no futebol: veja o que dominou os Trending Topics de Setembro
Rolar para o topo