Urgente: Facebook e Instagram anunciam mudanças em suas APIs

 

Atualizado pela última vez em 16/04/2018

O Facebook está trabalhando ativamente para garantir a segurança e privacidade dos dados de seus usuários. Para manter as informações seguras, o Facebook e o Instagram estão fazendo mudanças nos dados que parceiros oficiais, como o Buzzmonitor, acessam via API.

Sabemos que nos próximos dias algumas funcionalidades atualmente existentes no Buzzmonitor poderão ser impactadas e descontinuadas como reflexo destas mudanças.

Respeitamos e apoiamos as mudanças realizadas pelo Facebook e avisaremos a todos os clientes Buzzmonitor através dos nossos canais oficiais.

Segue informações divulgadas na íntegra pelo time Instagram:

“To continuously improve Instagram users’ privacy and security, we are accelerating the deprecation of Instagram API Platform, making the following changes effective immediately. We understand that this may affect your business or services, and we appreciate your support in keeping our platform secure.

The following capabilities will be disabled immediately (previously set for July 31, 2018 or December 11, 2018 deprecation):

  • Follower List – to read the list of followers and followed-by users
  • Relationships – to follow and unfollow accounts on a user’s behalf
  • Commenting on Public Content – to post and delete comments on a user’s behalf on public media
  • Likes – to like and unlike media on a user’s behalf
  • Subscriptions – to receive notifications when media is posted
  • Users Information – to search for and view users’ public content
  • Some information on Public Content returned through hashtag and location search – Name, Bio, Comments, Commenters, Follower Count, Following Count, Post Count, and Profile Picture

The following will be deprecated according to the timeline we shared previously:

  • Public Content – all remaining capabilities to read public media on a user’s behalf on December 11, 2018
  • Basic – to read a user’s own profile info and media in early 2020

Additional resources for your reference:

Thanks,

The Instagram Platform Team”

Confira aqui a nota na íntegra publicada pelo Facebook sobre o assunto.

Como isso te afeta?

O Buzzmonitor sabe que todas essas mudanças geram questionamentos e por isso compilamos aqui tudo o que afetará o Buzzmonitor, pelo que sabemos até o momento.

O time do Buzzmonitor está analisando tudo o que impactará o funcionamento da plataforma e o funcionamento dela para seus clientes. E também está trabalhando ao lado do Facebook para minimizar os impactos na plataforma em relação às mudanças na API.

De forma resumida, todas essas alterações impactarão diretamente o trabalho feito no Facebook e no Instagram.

  • Mudanças da API do Facebook

Messenger e Páginas: o Facebook bloqueou temporariamente novas autenticações de contas para todas as aplicações, o que significa que todas as contas que foram autenticadas depois de 04 de abril não conseguirão capturar e enviar mensagens privadas até que o bloqueio seja revertido. Contas autenticadas antes deste período não serão afetadas.

Lembrando que autenticar uma conta significa sincronizá-la à plataforma, então recomendamos que não faça nenhuma mudança nas configurações nem mude de plataforma para que não seja necessário reautenticar sua conta.

Esse bloqueio também significa que novos clientes não conseguirão autenticar seus perfis para responder e coletar mensagens do Messenger até que essa situação seja revertida.

Eventos e Grupos: não é mais possível monitorar eventos e grupos, assim como todas as publicações dentro destes ambientes. Essa mudança é válida para contas autenticadas antes ou depois de 04 de abril.

Importante! A coleta de grupos ainda funciona apenas para grupos que você é administrador.

  • Mudanças da API do Instagram

Comentários: ainda é possível coletar os comentários, mas não será mais possível respondê-los via Buzzmonitor (e outras plataformas do mercado).

Nome de usuários e avatar: a mudança na API impede que o nome e avatar do usuário sejam coletados, mas ainda será possível visualizar o username (@) do mesmo.

Limite de chamadas da API: “chamadas da api” é quando uma rede social “se comunica” com outros aplicativos e ferramentas, e houve uma diminuição considerável no limite de chamadas, mas isso não afeta o Buzzmonitor.

Hashtags e localização: ainda será possível coletar posts com hashtags, mas dados do usuário, como nome e avatar, não serão mais monitorados.

Aqui você pode ler o comunicado do Facebook sobre as mudanças nas APIs.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Time Buzzmonitor

 

Urgente: Facebook e Instagram anunciam mudanças em suas APIs
Rolar para o topo