Três passos para construir a sua Brand Voice


A brand voice ou brand persona fornece a base para a consistência do seu conteúdo, design, cultura e seu marketing em geral. Ela também dá o seu reconhecimento global de marca, então se, por exemplo, houvesse um teste de som às cegas e a sua voz fosse ouvida, todo mundo poderia identificar quem é. É essencial definir isso, porque se você tem mais de uma voz, poderá facilmente se transformar em uma crise de identidade e confundir o seu público.

Resumindo, este é o coração e a alma da sua comunicação. Mais do que palavras e frases específicas, a brand voice é o tom em que você fala e se conecta com o seu público.

Sua voz pode ser autoritária, informativa, divertida ou simplesmente espirituosa, mas o que quer que seja ela precisa ser uma coisa muito importante: autêntica. O público vai ser capaz de dizer se não é algo genuíno. E, como estudos tem demonstrado ao longo dos anos, os consumidores consomem produtos/serviços de marcas que eles se conectam em um nível emocional.

Três passos para identificar a sua brand persona

1.    Qual é o seu público-alvo? Quem você está tentando alcançar? Quem são os seus clientes?

 

Todas essas questões são relevantes para o seu plano de marketing e estratégias de mercado, mas elas também são importantes para a sua brand voice. Falar com a sua audiência no tom certo e atrair outras pessoas com essa voz para o conteúdo que você compartilha irá impulsionar o seu marketing. Se você não focar no público-alvo desejado, você poderá falar no tom errado e atrair um grupo diferente de pessoas que não serão seus clientes.

 

2.    Agora, gaste um pouco de tempo respondendo as seguintes perguntas:

 

Eu quero que a minha marca faça as pessoas se sentirem _______________.
Eu quero que as pessoas ____________ quando entrarem em contato com a minha marca.
As três palavras que definem a minha marca são __________, __________ e ________.
Eu não gosto de vozes que soam _____________.
Interagir com os meus clientes e com potencias clientes faz eu me sentir ___________.

Porque você deseja uma brand voice genuína e natural, ela provavelmente será inspirada na sua própria voz. Então, preste atenção no tom que você usa enquanto preenche as lacunas. É engraçada? Super mega engraçada ou apenas divertida? É autoritária? Autoritária estilo professor ou como um irmão mais velho explicando algo super legal para o irmão mais novo?

 

3.    Na vida, nossos amigos e família podem nos ajudar a refletir sobre as nossas características. E você pode usar a mesma abordagem quando estiver procurando pela a sua brand persona.

 

Junte um grupo de pessoas – de preferência aqueles que representem o seu público-alvo – e pergunte o que eles mais gostam na sua marca. O que é único nela? Quais palavras ou frases eles associam a ela? Depois pergunte o mesmo sobre você – a pessoa que irá falar pela marca.

Baseado no feedback deles, escreva uma frase definindo a missão da marca em alguns tons diferentes de brand voice. Qual deles soa mais natural para você? Qual deles você acredita ser o mais estimulante? Não tenha medo de combinar parte deles e de continuar trabalhando para alcançar o produto final. Achar a voz da sua marca é como cozinhar: às vezes você precisa um pouco disso e um pouco daquilo para torná-lo perfeito. 

Uma vez que você tiver algumas opções que goste, mostre-as para o grupo e veja qual melhor repercute.

 

Como você moldou a sua brand voice? Foi um pouco diferente disso? Deixe-nos um comentário abaixo, vamos adorar saber!

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