TikTok para o setor automotivo: guia destaca uso da plataforma para atrair, conquistar e fidelizar clientes

TikTok para o setor automotivo

O TikTok pode ser o “showroom mais divertido do mundo”, é o que afirma o novo guia do TikTok para o setor automotivo. Segundo a plataforma, 44% dos usuários do TikTok planejam comprar ou alugar um carro nos próximos seis meses e o TikTok tem desempenhado um papel essencial na decisão de compra desses consumidores, como um espaço em que “revendedores e membros da comunidade dialogam e constroem cultura juntos”.

O Guia para Concessionárias traz estratégias de marketing para o TikTok, exemplos de campanhas líderes e um passo a passo sobre como começar a criar vídeos no TikTok.

Desde que foi lançado, o TikTok vem redefinindo a maneira que os produtos e serviços podem ser descobertos e comprados pelo público. E para o setor automotivo alguns dados de pesquisas do TikTok chamam atenção na jornada de compra do cliente:

  • Em 2022, 76% dos usuários do TikTok que desejam comprar um carro usaram a plataforma para pesquisa online, de acordo com a empresa. E 67% descobriu uma nova marca ou produto automotivo na plataforma.
  • De acordo com uma pesquisa de 2021, 35% dos usuários falaram sobre comprar um carro com amigos ou familiares depois de ver o conteúdo automotivo no TikTok, enquanto 12% realmente fizeram uma compra ou aluguel depois de visualizar o conteúdo automotivo do TikTok. 
  • 70% dos tiktokers da Geração Z e Millennial são parte dos domicílios com média ou alta frequência de compra de veículos novos e 80% influenciaram na compra do último veículo da família. 
  • Os TikTokers Millennial e Geração Z são 1.75x mais propensos a comprar mais veículos ao longo da vida. Esse comportamento fará com que eles adquiram entre 18 e 25 veículos até o fim da sua vida. 
  • 78% dos tiktokers dizem que é importante que um revendedor os eduque sobre as características do veículo e 60% dos tiktokers abertos para o mercado automotivo dizem que os revendedores que têm uma presença social divertida e informativa podem influenciar a marca que eles escolhem. 
  • Quando estão considerando comprar um veículo, 58% dos usuários do TikTok priorizam concessionárias e revendedores que estão envolvidos com a cidade e a comunidade, enquanto 63% optam por empresas que apoiam causas socialmente importantes para eles. 

 

Para ajudar as concessionárias e profissionais de marketing, o TikTok traz no Guia para Concessionárias quatro abordagens de marketing para aplicarem na plataforma. Confira:

 

Abordagem 1:
Descoberta Inspiradora

Essa estratégia é voltada para concessionárias e profissionais de marketing que buscam alcançar novos clientes e inspirá-los, trabalhar a construção da marca e promover eventos. 

As principais metas aqui são maximizar o alcance e amor pela marca, capturar mente e participação de mercado, gerar o envolvimento da comunidade e apresentar os valores, serviços e experiências da marca. 

Nessa abordagem deve-se atingir um grande público, por isso é preciso alcançar uma ampla rede. Para segmentar o público devem ser utilizadas informações de cidade, área de mercado designada e idade.

As métricas de sucesso que devem ser medidas são alcance, impressões e exibições de vídeo. Uma boa dica é usar um cartão de exibição com a marca da empresa ou amentar a frase de chamariz. 

 

Abordagem 2:
Encontrar e envolver a sua comunidade

Essa estratégia é voltada para concessionárias e profissionais de marketing que desejam construir o amor à marca por meio do envolvimento da comunidade. 

As principais metas aqui são aumentar a consideração do público, aumentar o tráfego do site, otimizar o conteúdo e aumentar os insights do público que está se envolvendo e considerando a marca. 

Nessa abordagem deve-se redirecionar usuários que já se envolveram com a marca, explorar o interesse, comportamento e segmentação por hashtags. 

Os KPI ‘s que devem ser medidas são interação, tráfego ou conversão da comunidade. Uma possibilidade é usar anúncios para enviar usuários para o site, no qual eles poderão ver todo o inventário da marca. 

 

Abordagem 3:
Converter usuários do TikTok em clientes

Essa estratégia é voltada para concessionárias e profissionais de marketing que buscam aumentar a base de clientes, impulsionar compras e aumentar a receita.

A principal meta clara aqui é converter potenciais compradores em clientes. 

Nessa abordagem, você deve continuar redirecionando o público, carregar listas dos usuários que visitaram o seu site e criar públicos semelhantes. 

As métricas de sucesso aqui são geração e conversão de leads. Uma dica de publicidade é criar um formulário de anúncios para coletar informações dos usuários interessados. 

 

Abordagem 4:
Reter e atender uma base de clientes leais

Essa estratégia é voltada para concessionárias e profissionais de marketing que desejam mudar o foco da aquisição de novos clientes para a maximização do valor da vida útil do cliente. Aqueles que querem manter um relacionamento por meio do envolvimento com os clientes existentes, fidelizando os clientes por meio de serviços, peças e acessórios. 

As metas dessa abordagem são: melhorar as taxas de retenção de clientes, maximizar a receita média por usuário e aumentar o valor vitalício do cliente. 

Nessa abordagem você pode usar dados próprios para segmentar ou excluir, direcionando o

Os KPIs que devem ser medidos são ROAS, custo por pedido, número de pedidos e a fidelização do cliente. 

 

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