Segundo dados divulgados pelo Mobile Time, duas em cada três visitas a posts de perfis de empresas não são de seguidores. Isso mostra que as estratégias de conteúdo no Instagram podem priorizar métricas de posts, independente da conquista de seguidores para os perfis. Essa possibilidade comprova a importância desse tipo de publicação para as marcas.
O Instagram vai iniciar no Brasil no dia 17 de julho um teste que oculta a visualização de curtidas em postagens. Essa nova aparência do feed da rede social foi testada no Canadá e gerou resultados positivos, segundo comunicado oficial do Instagram : “Estamos muito animados com os resultados iniciais, mas ainda é preciso estudar mais sobre como isso afeta a experiência do consumidor”.
Como vai ser?
A partir da próxima atualização, alguns perfis brasileiros farão parte desse teste, podendo visualizar apenas as curtidas de seus próprios posts e sem poder contar os likes das publicações de outros perfis.
A aparência do feed ficará assim:
Por que o Instagram está mudando?
De acordo com o comunicado o oficial, essa mudança está sendo testada para que os usuários se atentem mais aos conteúdos que são compartilhados do que à quantidade de curtidas de cada publicação. Adam Mosseri, em entrevista para o BuzzFeed News, explicou que a mudança é uma tentativa de criar um “ambiente com menos pressão, em que as pessoas fiquem mais confortáveis para se expressar”.
Essa justificativa esteve presente também na criação do modo Stories em 2016, função que não exibe publicamente suas métricas. Mosseri afirmou que “a função Stories foi, em parte, a inspiração para esse teste”.
Além disso, é preciso ressaltar que esse tipo de mudança rebate críticas sobre o efeito negativo que as redes sociais podem ter sobre os usuários. No próprio comunicado oficial, o Instagram fala sobre os usuários estarem concentrados na contagem de likes. Isso gera uma competição, algo bem diferente da missão da rede social de conectar os usuários às pessoas e coisas que amam.
A contagem de likes não é apenas fonte de curiosidade dos usuários, mas também um fator importante para negócios que envolvem a rede social. Estratégias de conteúdo e parcerias com influenciadores muitas vezes têm essa métrica como prioridade. Não é à toa que há usuários e marcas até usando bots ilegais e serviços de compra de curtidas para que suas publicações se tornem virais.
A preocupação com a experiência dos usuários, para que tenham um tempo bem gasto, tem sido recorrente em anúncios das redes sociais desde o ano passado. No início de 2018, os CEOs de Twitter e Facebook, Jack Dorsey e Mark Zuckerberg, fizeram comunicados sobre as consequências do uso das redes sociais para os usuários e a preocupação das marcas com essas experiências.
Por um lado, o ocultamento de likes no Instagram pode ter grandes consequências principalmente para criadores de conteúdo, influenciadores e marcas, que podem precisar de alternativas a métricas como visualizações e likes. A questão vai além do conteúdo, expandido a discussão para a saúde mental dos usuários e o propósito de cada história que é compartilhada na rede social.
Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos