Super Bowl LIII: nós monitoramos!

Monitoramento Redes Sociais

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Super Bowl LIII: nós monitoramos!

Na noite do último domingo (3) aconteceu a final da National Football League, o Super Bowl LIII. New England Patriots e Los Angeles Rams disputaram a vitória e os Patriots foram os campeões.

Um evento mundial como esse gera muito buzz e aproveitamos a repercussão do evento para monitorar esta noite memorável da NFL.

OBS: monitoramos as redes sociais da NFL no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019.

 

“#NFL100” ficou entre as hashtags mais usadas pela marca

Apesar desta ser a 53ª edição do Super Bowl, a hashtag #NFL100 apareceu entre as mais citadas pela marca por conta de um dos comerciais divulgados durante o jogo.

 

“The 100-Year Game” mostra renomados jogadores do passado e do presente no que seria um encontro da 100ª temporada da NFL.

Confira!

No link de descrição do vídeo há a relação de todos os jogadores que aparecem no comercial.

 

“Saints” apareceu entre os termos mais citados

Apesar do jogo ter sido entre Patriots e Rams, o time New Orleans Saints apareceu entre os termos mais citados. Os Saints foram desclassificados nas finais de conferência contra os Ram, mas houve polêmica após a arbitragem não marcar uma penalidade da defesa dos Rams, o que poderia ter comprometido o resultado do jogo.

Após a derrota dos Rams ontem, diversos internautas trouxeram à tona o ocorrido na partida com os Saints, motivo pelo qual este termo apareceu entre os mais citados.

 

Horário nobre das publicações foram 1h e 9h (horário de Brasília)

Este relatório é um reflexo de como os internautas se comportaram nas redes sociais antes, durante e após o jogo.

O buzz começou a crescer às 21h, quando a partida estava prestes a começar, atingiu seu ápice à 1h, quando o jogo acabou, e teve outro pico às 9h, provavelmente horário em que o público acordou e voltou a publicar sobre o Super Bowl.

 

Pico de buzz aconteceu no dia seguinte à partida

É preciso lembrar que o Super Bowl terminou à 1h da manhã (horário de Brasília), já dia 4 de fevereiro. Após o fim do jogo, diversas publicações foram feitas nas redes sociais, resultando no pico mostrado no relatório.

 

Facebook disparou como a rede social mais usada

Apesar de YouTube e Instagram serem responsáveis por 26.8% do volume total de publicações, o Facebook ainda é a rede social com a maior parcela de share of buzz da marca, totalizando 72.9%.

 

Social News

Também monitoramos o evento por meio do módulo Social News do Buzzmonitor, um compilado que reúne os principais veículos noticiosos do Facebook. Filtramos as notícias usando o termo “Super Bowl”.

 

493 notícias publicadas em 7 dias

Ao todo foram publicadas 493 notícias por 89 veículos diferentes no período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019.

 

Mundo ESPN disparou como principal veículo

A ESPN é o canal que transmite oficialmente o jogo no Brasil e ao longo do período diversas publicações sobre o assunto foram feitas na página da marca. Destaque também para a presença do The New York Times, seguido pelo LANCE, outro veículo de esportes brasileiro.

 

O que aprendemos?

Um evento mundialmente conhecido como esse gera muito buzz e também muitas oportunidades de negócio. Monitorar a repercussão sobre o que marca, veículos e público falam torna muito mais fácil entender se as ações e postagens estão trazendo os resultados e engajamento esperados.

Além disso, esse evento mostra como um assunto pode repercutir por dias a fio, seja antes, durante ou depois do evento. Mais um motivo para acompanhar de perto todo o buzz das publicações ao longo do período do evento.

 

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Última atualização: 04/02/2019

Fonte imagem capa: USA TODAY

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