Smart Fit tem maior relevância nas redes sociais, mas é a academia Selfit é melhor avaliada

imagem de academias, que são alvos de estudo sobre interações nas redes sociais

Os brasileiros estão cada vez mais em busca de um estilo de vida saudável e o Brasil já é o 2º maior mercado de academias do mundo, segundo a Associação Brasileira de Academias. Para entender melhor esse cenário, como essas empresas se comunicam com os clientes e a opinião dos usuários, a Buzzmonitor fez uma análise das redes sociais das grandes redes de academias Smart Fit e Selfit. 

A análise foi feita utilizando os módulos de Monitoramento e Analytics da Buzzmonitor e analisou a performance do Facebook, Twitter e Instagram da Smart Fit e da Selfit entre 10/05 e 10/06, com o idioma “Português”.

O estudo apontou que a Smart Fit tem uma maior relevância nas redes sociais – com maior número de seguidores e maior buzz em todas as três redes estudadas. Por outro lado, a Selfit é melhor avaliada nos comentários e posts dos usuários.

Veja no estudo completo insights como sentimento dos usuários sobre cada marca, classificação de interesses, comentários positivos e negativos, engajamento, número de seguidores, top posts e mais. Continue lendo!

 

Smart Fit tem 7,6x mais seguidores nas redes sociais 

Somadas as três redes sociais analisadas, a Smart Fit tem 7,6x mais seguidores que a Selfit. No Fazebook, a empresa acumula 1.451.692 fãs; no Instagram são 1.362.686 seguidores; e no Twitter são 30.700 seguidores. Veja no gráfico abaixo:

No Instagram, entre os dias 10/05 e 10/06, a Smart Fit fez 17 publicações orgânicas, todas do tipo fotos, em sua maioria nas quartas e quintas-feiras. Nesse período de um mês, a marca ganhou 15.152 seguidores, mas teve uma queda de 43,02% de engajamento quando comparamos com o mês anterior, garantindo um engajamento médio de 0,41.

O post com maior engajamento no Instagram da Smart Fit foi uma pergunta sobre treinar por estética ou por saúde. Além de ter conquistado 2.181 curtidas, a publicação também obteve 541 comentários, 5x mais do que o segundo post com mais interações. Veja abaixo:

O segundo post com mais interação abordou a Síndrome de Burnout, explicando o que é o transtorno de ansiedade associado ao trabalho e também convidou os seguidores a participar de uma roda de conversa sobre como prevenir a síndrome. O post foi bem elogiado pelos usuários nos comentários, pelo fato de a rede de academias também abordar temas de saúde mental.  

Já o terceiro post com mais interação da Smart Fit no período de 10/05 e 10/06 foi feito em parceria com o casal Dyra e Nick, influenciadores no perfil @couple.miles. 

Já no Facebook, que é a rede social em que a marca acumula mais seguidores (1.451.692 fãs), a rede de academias fez 37 posts orgânicos durante o período estudado, entre fotos, vídeos e links.  Apesar da grande quantidade de posts, se comparado com as demais redes sociais da marca, o engajamento médio no período foi de apenas 0,07. 

A Média de Engajamento é o resultado da divisão entre o número de interações e o número de fãs, dividido pelo total de publicações no dia, no período selecionado, multiplicado por 1.000.

Veja os posts que tiveram mais engajamento na página da Smart Fit no Facebook entre 10/05 e 10/06:

O Twitter, apesar de ser a rede social em que a marca teve o maior buzz, é também a rede social em que a academia acumula menos seguidores/fãs, com (30,7 mil). A marca também não esteve muito ativa no Twitter no período estudado. Todas as publicações orgânicas feitas por eles foram apenas em resposta a outros usuários, mas nenhum tweet em seu perfil foi feito desde o dia 27 de abril.

 

Apesar do grande buzz, Smart Fit não é bem avaliada pelos usuários

Entre os dias 10 de maio e 10 de junho, foram realizados 4.303 posts no Instagram, Twitter e Facebook relacionados à Smart Fit. A rede social em que a academia teve o maior buzz foi o Twitter (81,2%), seguido do Instagram (19,3%) e do Facebook (0,5%).  Veja os números completos abaixo:

Apesar de ser a maior rede de academias em número de filiais, número de seguidores e de ter o maior buzz nas redes sociais, no que diz respeito à avaliação do público, a Smart Fit foi também a mais mal avaliada pelos usuários nas redes sociais entre 10/05 e 10/06.

No período estudado, 15,8% dos posts sobre a marca foram positivos, outros 36% foram negativos e 48,2% classificados como neutros.

Entre as maiores reclamações do público estão o atendimento da academia, principalmente durante as atividades físicas do usuário e nos momentos de pagamento e de cancelamento.

Também houve reclamações sobre cobranças indevidas, falta de retorno no atendimento, dificuldade de falar com o administrativo, lotação das unidades e playlist. Veja alguns exemplos:

Já entre os posts positivos, os usuários falam sobre a qualidade das academias e dos treinos e citam, ainda, a cadeira de massagens da Smart Fit, a saudades de malhar na rede de academais e outros pontos bem avaliados pelos usuários. Vea alguns exemplos:

Com o Classificador de Interesses da Buzzmonitor, que utiliza Inteligência Artificial para identificar os temas falados pelo público a partir dos depoimentos e da BIO, identificamos que os maiores interesses dos usuários que postaram sobre a Smart Fit são “Bem-estar e Fitness”, “Comércio”, “Saúde”, “Esportes” e “Moda e beleza”. Essa métrica ajuda a identificar o perfil dos consumidores da marca.

Veja, abaixo, o gráfico completo de classificação de interesses:

 

Performance da Selfit no Instagram está melhorando

A rede social em que a Selfit acumula mais seguidores é o Instagram, com 225.737 seguidores. E é nesta rede também que a marca tem empenhado mais esforços. No Faceboook, a Selfit tem 148.056 fãs, já no Twitter são 1.233 seguidores. Veja os números no gráfico abaixo:

Entre 10/05 e 10/06, a Selfit fez 14 publicações orgânicas no Instagram, sendo 10 fotos e 4 vídeos. Nesse período, a página ganhou 9.248 seguidores e teve um crescimento de 88,52% no engajamento e alcançou um engajamento médio de 1,04, o que é considerado bom segundo os parâmetros do Iconosquare.

Os 7 posts mais engajados pelo público da academia nesse período ou foram do tipo vídeo ou foram fotos com embaixadores da marca. 

O post com mais interações foi um vídeo do evento Self Day, em Salvador, na praia do Farol da Barra. O segundo post com mais interações foi uma foto de uma das embaixadoras da marca, Naiana Mendonça, em frente a uma das unidades da Selfit. Já o terceiro post com mais interações, foi um vídeo de uma aula de fitdance. Veja abaixo:

No Twitter, a Selfit também tem pouca presença, apesar de este ser o canal com maior buzz sobre a marca. Lá, a marca acumula apenas 1.233 seguidores e não publica nada em sua timeline desde outubro de 2021. Sua atuação na rede social se resume a responder clientes que os mencionam. 

Já no Facebook, a marca fez apenas 4 publicações orgânicas no período estudado, sendo todas elas atualizações das fotos do perfil e de capa da página. O engajamento médio no período foi de 0,04.

 

Usuários têm opiniões divididas sobre a Selfit

Entre 10 de maio e 10 de junho, colhemos 726 posts sobre a Selfit no Facebook, Instagram e Twitter. Assim como com a Smart Fit, o Twitter foi a rede social com o maior buzz sobre a Selfit. 

Essa predominância do Twitter demonstra que ambas as redes de academias são frequentadas, em sua maioria, por jovens, uma vez que 64% dos usuários do Twitter têm entre 13 e 34 anos e 21% têm entre 35 e 49 anos, segundo levantamento do Hootsuite.

Veja no gráfico abaixo a quantidade de publicações sobre a Selfit por rede social entre 10/05 e 10/06:

A segunda maior rede de academias do Brasil é a Selfit. Nas redes sociais, a opinião dos usuários sobre a rede de academias é bem dividida. Dos posts feitos sobre a marca entre 10/05 e 10/06, 44,4% foram neutros, 29,1% positivos e 26,5% negativos. 

Assim como a Smart Fit, entre os comentários negativos sobre a marca, destacam-se a lotação das unidades, dificuldades no atendimento da empresa e cobranças indevidas. Veja alguns comentários:

Já entre os comentários positivos, muitos alunos da academia postam fotos dos seus treinos, elogiam as academias comparando-as com outras e convidam amigos para treinarem com eles em alguma unidade da Selfit.

No Twitter, chama a atenção também vários comentários de pessoas indecisas se devem ou não se matricular em alguma academia da rede Selfit. Comentários como esses são ótimas oportunidades para a marca interagir com os usuários e começar a criar um relacionamento com o cliente online. Veja alguns exemplos:

Os interesses dos usuários que publicaram sobre a Selfit entre 10/05 e 10/06 são: “Bem-estar e fitness”, “Comércio”, “Ciência e educação”, “Religião” e “Tecnologia”. Veja mais classificações:

 

Transformando dados em insights

Este estudo foi feito utilizando os módulos de Monitoramento e Analytics da Buzzmonitor. Ter dados de qualidade como estes em tempo real sobre a atuação da sua marca e fazer social listening nas redes sociais ajuda a sua empresa a tomar decisões estratégicas baseadas em inteligência de dados e com foco no cliente, como tem que ser.

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