Para entender os planos e desejos de compra dos internautas, a Buzzmonitor levantou as publicações sobre intenção de compra realizadas entre 01 e 29/09/2024. Foram analisados 248.942 depoimentos publicados no Bluesky, cuja API permite buscas em “mar aberto” – de maneira dissociada de perfis – e que também oferece coletas retroativas.
Os dados foram então analisados por duas interfaces de Inteligência Artificial da Buzzmonitor; o AI Insights e o Buzz Pills e as respostas foram validadas no Database original para garantir a precisão.
Categorias mais associadas a desejos de compra
Top 10 categorias associadas a compras (%):
Roupas e acessórios encabeçam a lista de objetos de desejo. A categoria contou com 20% dos relatos que traziam bens ou serviços específicos de produtos. Dentro da categoria, destacam-se nos 10 primeiros lugares no total da categoria:
- Vestidos: 15,8%
- Calças: 12,4%
- Tênis: 11,4%
- Blusas: 10,7%
- Camisetas: 7,9%
- Saias: 7,6%
- Sapatos: 4,1%
- Óculos: 3,4%
- Mochilas: 1,9%
- Jaquetas: 1,3%
Além disso, as marcas mais mencionadas foram, também em porcentagem do total de roupas e acessórios:
- Adidas: 1,8%
- Nike: 1,5%
- Zara: 1,2%
- Puma: 0,6%
- Gucci: 0,6%
Na sequência, temos a categoria de eletrônicos, com 15% das menções. Entre eles, destacam-se, em porcentagem dos depoimentos sobre eletrônicos:
- Celulares: 39,8%
- Fones de ouvido: 32,9%
- TVs: 7,8%
- Notebooks: 3,9%
- Tablets: 3,3%
- Mouses: 3,0%
- Teclados: 2,6%
- Computadores: 2,0%
- Consoles de videogame: 1,3%
As principais marcas mencionadas na categoria foram, no total de depoimentos sobre eletrônicos:
- LG: 63,5%
- Samsung: 5,9%
- Nokia: 3,9%
- Acer: 3,0%
- Sony:3,0%
- HP: 2,4%
- Xiaomi: 1,8%
- Apple: 1,8%
- Razer: 1,8%
- Nintendo: 1,5%
Alimentos e Bebidas ficam em terceiro, com 12% das menções. São destaques:
- Chocolate: 13,3%
- Doce: 10,1%
- Bolo: 8,5%
- Sorvete: 8,2%
- Café: 8,2%
- Cerveja: 7,5%
- Água: 7,2%
- Vinho: 6,9%
- Pão: 6,7%
- Fruta: 4,8%
As principais marcas relatadas foram:
- Fanta: 7,7%
- Monster: 1,9%
- Skol: 0,8%
- Coca-Cola: 0,5%
- Danone: 0,5%
- Pepsi: 0,5%
- Red Bull: 0,3
- Garoto: 0,3%
- Nestlé: 0,3%
Após isso, temos cosméticos e produtos de Beleza, com 10%. Na categorias, destacam-se:
- Esmalte: 18,3%
- Hidratante: 14,6%
- Creme: 12,8%
- Maquiagem: 11,6%
- Óleo: 9,8%
- Base: 7,9%
- Shampoo: 7,3%
- Sabonete: 6,7%
- Máscara: 3,1%
- Batom: 3,1%
As principais marcas mencionadas são:
- MAC: 18,9%
- Natura: 11,6%
- Neutrogena: 7,3%
- Boticário: 1,2%
- Maybelline: 1,2%
- Dove: 0,6%
- Avon: 0,6%
- Eudora: 0,6%
A lista de desejos segue com livros, com 8% dos relatos. Na categoria, destacam-se os seguintes títulos:
- Antes que o Café Esfrie, de Toshikazu Kawaguchi: 14,2%
- Cem Chances, de Ruth Oliveira: 12,4%
- O Amor Não é Óbvio, de Elayne Baeta: 11,1%
- Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici: – 10,0%
- Nadando no Escuro, de Tomasz Jedrowski: 9,3%
- Série Medicina Macabra, de Thomas Morris – 8,1%
- Série A Empregada, de Freida McFadden: 7,2%
- As Águas de Março, de Erika Araujo: 6,3%
- Série Pillow Talks, de SASYK: 5,0%
Após os livros, temos Itens para casa, com 7% das menções. Na categoria, os principais objetos de desejo são:
- Mesa: 16,8%
- Cama: 13,9%
- Pote: 11,0%
- Cadeira: 8,8%
- Panela: 7,3%
- Geladeira: 6,6%
- Armário: 66%
- Sofá: 4,4%
- Cortina: 3,7%
- Espelho: 3,7%
Na categoria, as marcas mais mencionadas dividem-se entre lojas e fabricantes:
- Magalu: 2,%
- Casas Bahia: 1,5%
- Philco: 0,7%
- Arno: 0,7%
A próxima categoria a figurar na lista de desejos de compra é a de jogos eletrônicos, com 6% dos relatos e destaque para:
- Zelda: 18,9%
- Enigma do Medo: 16,3%
- Fortnite: 13,5%
- GTA: 10,8%
- Pokemon: 10,8%
- Minecraft: 8,1%
- Roblox: 8,1%
- FIFA: 8,1%
- Cyberpunk: 5,4%
- Valorant: 5,4%
- The Last of Us: 5,4%
Na antepenúltima posição de nosso top 10 vêm ingressos, com 5% das menções. Houve destaque para:
- Linkin Park: 20,3%
- Bruno Mars: 15,2%
- Coldplay: 12,2%
- Niall Horan: 10,3%
Seguindo, temos a categoria de suplementos alimentares, com 4%, e destaque para:
- Creatina: 50,0%
- Melatonina: 15,4%
- Vitamina C: 15,4%
- Hipercalórico: 3,9%
- Whey Protein: 3,9%
- Colágeno: 3,9%
- Glutamina: 3,9%
- ZMA: 3,9%
As marcas mais mencionadas foram:
- Growth: 19,2%
- Max Titanium: 3,9%
Por último, há relatos de desejo de compra de perfumes, com 3% das menções. Na categoria, destacaram-se:
- Dior: 27,3%
- Calvin Klein: 18,2%
- Gucci: 18,2%
- Prada: 18,2%
- Hugo Boss: 9,1%
- Chanel: 9,1%
Como fizemos este estudo
Para aferir comportamento de compra, utilizamos nossa metodologia Wishlist para monitoramento, que levantou depoimentos que continham qualquer uma das seguintes expressões: “quero comprar”, “queria comprar”, comprei, “vou comprar”, comprando ou “querendo comprar”. As aspas indicam que a expressão precisou aparecer exatamente assim na mensagem.
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