27 de novembro, foi comemorada a Black Friday. Num ano em que a pandemia limitou a saída das pessoas de casa, o e-commerce está aproveitando a Black Friday para aumentar a adesão às compras pela internet.
Com a ajuda do Buzzmonitor investigamos quais são os produtos mais queridinhos e quais marcas mais engajaram durante os dias 20 a 27 de novembro no Facebook.
Produtos mais mencionados pelos usuários do Facebook
Neste ano, a Sony lançou seu novo videogame, o PS5, que repercutiu nas redes sociais e foi o produto mais comentado da Black Friday pelos consumidores (foram 1.345 posts). Em seguida os aparelhos celulares foram os mais mencionados (964 posts). Seguindo temos os eletrodomésticos: Geladeira (776 posts) e Fogão (597 posts).
Um fato bem curioso é que o quinto produto mais mencionado pelos consumidores foi o Açaí (562 posts), que não tem relação com os 4 produtos anteriores mais citados (tecnologia e eletrodomésticos).
Analisamos também o sentimento desses consumidores: 45,7% do buzz foi considerado neutro, 30,2% negativo e 24,2% positivo.
Marcas que mais publicaram
As marcas estão bem ativas com publicações em todo o Black Friday. Entre as 20 marcas que mais publicaram no Black Friday em 2020 estão: Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio, respectivamente com 68,53, 46 e 43 publicações.
Das marcas que mais publicaram, três delas, que estão no top 20, também foram as que mais tiveram mais reações do Facebook em suas publicações.
Casas Bahia
275.416 | 20.310 | 9.420 | 1.085 | 1.114 | 50.487 |
Magazine Luiza
229.528 | 14.816 | 2.704 | 501 | 240 | 741 |
Pontofrio
188.543 | 17.485 | 23.700 | 285 | 240 | 102 |
Marcas que mais receberam comentários dos consumidores
As 5 marcas que mais receberam comentários no Facebook foram:
- Magazine Luiza;
- Casas Bahia;
- Americanas;
- Netshoes;
- Riachuelo.
Assuntos mais citados nesta black friday
A Casas Bahia foi assunto mais citado durante o período analisado, foram 1304 menções ao termo. Os e-commerce Magazine Luiza, MercadoLivre, Netshoes e Walmart apareceram nos assuntos mais citados também.
Post mais amado
O post mais amado foi da Casas Bahia, sobre o Bahianinho dizendo que “podem chamá-lo de CB”. Juntando todas as reações, foram mais de 45 mil interações neste único post.
E você, comprou algum dos produtos mais mencionados da Black Friday?