Quem são os pais brasileiros e quais seus hábitos?

Quem são os pais brasileiros e quais seus hábitos? Usar dados do Twitter podem nos ajudar a conhecer um pouco mais do perfil dos pais que publicam na rede social. 

Para o estudo escolhemos aleatoriamente uma amostra de 1 mil pais no Twitter e com a ajuda do Buzzmonitor, seguimos estes pais e criamos um monitoramento focado nas timelines. Para achar os pais, usamos os Filtros do Buzzmonitor para separar os perfis com a bio usando o termo pai OR papai.

Por exemplo: é possível separar os pais que mencionam sua marca usando a mesma metodologia, para descobrir seus outros hábitos.

No nosso caso, obtivemos 89.981 tweets publicados entre os dias 30/06 à 17/07.

A partir daí, usamos a flexibilidade dos relatórios do Buzzmonitor para ir criando os relatórios.

O que a bio nos revela sobre os pais brasileiros?

19% dos pais divulgam que são casados e 16% se dizem religiosos. O que nos chama atenção são as palavras Brasil, patriota, brasileiro entre os 20 classificados. Significando assim que 15% dos pais se consideram patriotas ao país. 

Identificamos também algumas profissões mais citadas entre os pais, como professor (representado por 4%) e advogado (representado por 3%).

Chama a atenção a associação da bio Pai com termos como Direita (5%), Conservador (9%) e Bolsonaro (3%).

Quem é o pai mais influente no Twitter?

Listamos um top 10 perfis entre os 610 monitorados que têm a palavra pai na bio do Twitter e chegamos até perfis bem interessantes como o do jornalista Luciano Potter que tem mais de 432 mil seguidores no Twitter e aparece em 12% das publicações analisadas. 

O podcaster Luide Matos do podcast Rebobinando é o segundo mais influente dentre os pais do nosso estudo com 74 mil seguidores.  Seguido do atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Felipe Santa Cruz com 71 mil seguidores no Twitter

Embora Felipe seja o terceiro pai mais influente pelo número de followers, é um dos que menos publicou no período, com apenas 3% das publicações.

De onde são os pais?

Os pais brasileiros que mais publicam no Twitter estão concentrados no Sudeste, seguindo a tendência de concentração de acesso à internet e uso de redes sociais. O famoso tridente brasileiro, Rio, São Paulo e Minas Gerais prevalece no topo do nosso gráfico. Rio de Janeiro vem em primeiro com 27%, seguido de São Paulo com 19% e Minas logo atrás com 9%. O norte brasileiro é a região com menos participação no nosso ranking, entre os três últimos temos Amazonas, Pará e Rondônia todos com 1%. 

Quais times de futebol dos pais brasileiros?

O futebol continua presente na vida de todos os brasileiros, mas um fato curioso é que nem todo pai torce para times do próprio país. 

Vejamos, no nosso gráfico com 9% de presença nas bios do Twitter identificamos que entre os pais brasileiros existem torcedores dos times de Manchester na Inglaterra. Porém os torcedores de times brasileiros possuem maior participação. Torcedores do Palmeiras somam 28% dos usuários ocupando as duas primeiras posições, seguidos dos atleticanos, santistas, são paulinos, flamenguistas com 9% cada.

Quais programas de TV mais assistidos pelos pais?

Seguindo os times de futebol mais presentes, temos as palavras jogo (presente em 7%) e futebol (presente em 9%) entre os termos mais falados em publicações no Twitter quando o assunto é programas de TV. 

Outros programas que são citados é o programa do Silvio Santos que vai ao ar no SBT, aqui presente em 7% junto com o programa da TV Cultura Roda Viva, presente em 13% dos posts. 

Os dados do Twitter revelaram também que o rádio, mesmo que seja não muito popular entre os jovens, é sim popular entre os pais do Brasil. A palavra rádio foi a sexta colocada no top 6 com 5% de aparições. 

Quais são os @ mais citados no Twitter pelos pais?

Podemos seguir a linha do futebol nessa parte do estudo, reconhecendo que dois clubes do Rio de Janeiro estão entre os 10 mais mencionados no Twitter. O Flamengo embora não seja time com mais torcida no nosso estudo, é o time mais citado com 19% em contraste com o Vasco da Gama que foi o menos citado no nosso top 10, com 3% apenas. 

O atual presidente do Brasil também foi muito mencionado entre os posts analisados, o perfil dele foi mencionado em 18% (equivalente a 2807 publicações). 

Entre as palavras mais usadas no Twitter, identificamos as preocupações dos pais em relação ao atual momento mundial e brasileiro. A palavra Brasil no centro, ligada a palavras como ministro da saúde, EUA e China resumem tais preocupações também citadas pelos pais brasileiros.

Quem são os pais brasileiros e quais seus hábitos?
Rolar para o topo