Quem fez a melhor campanha de Dia dos Namorados no Facebook: Renner ou C&A?

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Quem fez a melhor campanha de Dia dos Namorados no Facebook: Renner ou C&A?

O Dia dos Namorados acontece no Brasil no dia 12 de junho e duas marcas lançaram campanhas que viralizaram no Facebook: C&A e Renner. Usamos o Buzzmonitor para isolar os posts patrocinados das campanhas e comparar os resultados. Saiba quem obteve melhor performance!

 

CAMPANHA C&A

A marca lançou uma série de vídeos para a campanha do Dia dos Namorados, tendo Bruna Marquezine e Neymar, famoso casal, como protagonistas. Para a análise, selecionamos o primeiro vídeo que foi postado, com um minuto de duração. O vídeo foi divulgado no dia 22 de maio de 2018.

  • 952 mil visualizações
  • 13 mil reações, entre curtidas, “wow” e “amei”
  • 481 comentários
  • 605 compartilhamentos

Última atualização dos números: 12/06/18

 

Confira!

Clique na imagem para ver a publicação original

 

Confira o vídeo lançado no YouTube também:

O vídeo no YouTube teve menor adesão pelo público, atingindo pouco mais de 135 mil visualizações.

 

CAMPANHA RENNER

No dia 23 de maio de 2018, apenas um dia depois da concorrente, a marca lançou sua campanha do Dia dos Namorados e atingiu números impressionantes:

  • 3,4 milhões de visualizações
  • 34 mil reações, entre curtidas, “amei” e “grr”
  • 1,1 mil comentários
  • 3,4 mil compartilhamentos

Última atualização dos números: 12/06/18

 

Confira!

Clique na imagem para ver a publicação original

 

Veja a campanha lançada no YouTube também:

Aqui o cenário foi oposto: no YouTube o vídeo atingiu quase 8 milhões de visualizações, muito mais do que a publicação obteve no Facebook.

 

ANÁLISE

Campanha da Renner engajou mais do que a campanha da C&A

 

Monitorando os comentários dos internautas nos posts das campanhas de ambas as marcas, percebemos que a publicação da Renner, conforme citado anteriormente, teve mais comentários do que o post da C&A. Na maior parte dos termos mais citados, a marca tem mais de 80% de presença.

Entre os destaques, o termo “Amor”, presente nos comentários de ambas as marcas. Renner fica com 95% dos comentários com este termo, enquanto a C&A tem apenas 5%.

Por outro lado, o termo “Casal” aparece equilibrado entre as marcas, com 53% de presença na publicação da C&A e 47% no post da Renner.

A presença do termo “Amei”, com 61% em Renner e 39% em C&A, indica uma adesão positiva do público às campanhas das marcas. Termos como “Lindo” e “Parabéns” também mostram como os anúncios foram bem recebidos pelo público.

 

Picos de audiência distintos entre as marcas

Picos de audiência também são conhecidos como picos de buzz ou horário nobre das publicações. Ou seja, quando os internautas interagiram mais com determinada postagem.

 

Nas campanhas analisadas, C&A teve dois picos de audiência: às 18h e às 20h. Já a Renner teve outros dois picos: às 8h e às 21h.

Isso mostra a diferença no comportamento do público de ambas as campanhas das marcas, que, afinal, é o mesmo público-alvo: casais consumidores de lojas de departamento.

É importante acompanhar o horário nobre de suas publicações e do concorrente também para entender em quais horários os internautas estão mais ativos, aumentando as chances da publicação viralizar.

 

Vida útil da publicação da Renner foi mais positiva do que a concorrente

Todo post tem o que chamamos de “vida útil”, ou seja, por quanto tempo ele continuou gerando buzz depois que foi publicado.

O post da C&A foi publicado no dia 22 de maio e teve um pico de buzz no dia seguinte. Conforme os dias foram passando, a publicação foi perdendo força rapidamente.

Neste caso, o que pode ter “prejudicado” a marca foi o fato de que ela adotou a estratégia de publicar vários vídeos para a campanha de Dia dos Namorados e não apenas um só. Desta forma, o buzz se espalhou por diversas publicações ao invés de ficar concentrado em apenas um post.

 

Já a publicação da Renner foi feita no dia 23 de maio, um dia após a concorrente, teve dois picos de buzz, um no dia 26 e outro no dia 29 de maio, mas até o momento desta publicação continuou tendo repercussão entre os internautas.

Quanto maior o período de vida de um post, melhor para a marca. Isso significa que a publicação está engajando e passando pela timeline dos usuários.

É possível inferir que a estratégia da marca em focar na divulgação de apenas um post tenha dado certo, tendo em vista que a publicação continuou gerando buzz semanas depois de ter sido publicada.

 

CONCLUSÃO E INSIGHTS

A C&A apostou em duas estratégias: gerar mais repercussão usando um casal famoso na campanha e criar uma série de vídeos para aparecer mais vezes no feed de seu público. Porém, a publicação gerou menos buzz e, por consequência, teve menor engajamento.

Optamos por monitorar apenas um dos posts feitos pela marca divulgando o vídeo de sua campanha de Dia dos Namorados, mas observamos que diversas publicações foram feitas.

A Renner criou apenas uma campanha e focou nesta divulgação para alcançar o maior público possível. E de fato conseguiu, atingindo números impressionantes com a repercussão de sua campanha de Dia dos Namorados.

Os tons das campanhas também são completamente diferentes: enquanto a C&A apostou em algo mais “sensual” e usou apenas um casal heterossexual, o foco da Renner foi na poesia e na diversidade do amor. Por isso é importante entender qual o seu público-alvo para garantir que o tom campanha tenha a adesão que sua marca deseja.

 

RESUMO

 

Faça você mesmo uma batalha de campanhas!

1. Para começar, filtre no relatório as URLs dos posts que você vai monitorar

Assim, todos os dados coletados serão apenas das campanhas que você deseja monitorar. Se a página que patrocinou o post é da sua propriedade esta coleta é automática. Caso não, você precisa cadastrar a URL do post patrocinado ou dark post para coleta.

Abra um relatório e clique em Ver todos os filtros. Em Serviços deixe ativa apenas a rede social das campanhas e certifique-se de que o período selecionado inclui a data em que as campanhas foram ao ar. No nosso caso, as campanhas foram publicada no Facebook.

Role a página até a parte de Facebook e em Filtrar por URL adicione as URLs dos posts. Clique em + e salve! Pronto, agora o relatório estará monitorando apenas aquelas campanhas.

Importante! É possível adicionar mais de uma URL para monitorar e, assim, você consegue fazer sua batalha de campanhas.

 

2. Não sei a URL do meu post, e agora?

Caso você não saiba a URL do seu post, você pode isolá-lo manualmente.

a) Crie um novo relatório.

 

b) Na parte de Filtros insira no campo de pesquisa um trecho da campanha entre aspas. Lembre-se de deixar ativo apenas o serviço de Facebook e na parte Fontes apenas as marcas que você está monitorando.

 

c) Agora a publicação aparecerá isolada na parte inferior do relatório. Selecione-a e aplique a opção Adicionar mensagem aos filtros. Depois selecione a opção “Sim” na mensagem que surgir em sua tela e pronto! A publicação estará isolada e filtrada, ou seja, tudo o que você monitorar será apenas do post patrocinado.

 

Criando um Dashboard Real-Time Comparativo

Todos os reports aqui mostrados podem ser exibidos em um único Dashboard Real-Time. Isso permite que você compartilhe o dash com mais pessoas, mostre todos os resultados, insights e conclusões sem precisar extrair nenhuma planilha! Isso facilita o compartilhamento dos relatórios e a visualização de todas as métricas monitoradas.

O dashboard é importante para mostrar um panorama completo da comparação entre os relatórios de cada campanha e criá-lo é muito simples.

1. Abra a sua pasta no Buzzmonitor e selecione a opção Ver como dashboard.

 

2. Pronto! Agora é só organizar os relatórios na ordem e nos tamanhos que você desejar.

 

Você já conhece os novos Dashboards do Buzzmonitor? Veja aqui como criar um Dashboard personalizado do seu Dark Post ou Campanha em 2 minutos!

E aqui você confere dicas para monitorar seus posts patrocinados e dark posts, acesse!

 

Faça você também uma batalha entre duas marcas no Facebook com o Buzzmonitor

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