Qual o momento de mudar de Plataforma de Social Media?

imagem de uma pessoa com casaco amarelo segurando um computador para uma pesquisa sobre plataforma de social media

À medida que sua empresa ou agência cresce, o volume de interações e atendimento nas redes sociais também aumenta. Novas demandas e possibilidades vão surgindo. E gerenciar esse crescimento pode ser um desafio, especialmente se você estiver utilizando uma plataforma que não acompanha as suas necessidades. Mas quando é a hora certa de mudar de plataforma de Social Media?

Preparamos este guia para te ajudar a entender os sinais de que é preciso mudar a sua ferramenta de gerenciamento. Veja o que é necessário considerar nesta nova escolha e soluções que podem ajudar a superar esses desafios.

Neste texto, você vai encontrar:

  • Sinais para mudar de plataforma de Social Media
  • O que tem numa plataforma ideal?

Sinais para mudar de plataforma de Social Media

  • Plataforma limitada

Se a sua plataforma não acompanha o crescimento da sua empresa, você pode enfrentar problemas de desempenho. Isso é essencial para empresas em rápido crescimento que precisam de agilidade no atendimento ao mesmo tempo que mantém a qualidade das interações.

Por exemplo, uma startup que ganha muitos novos seguidores precisa de uma plataforma que possa lidar com mais mensagens e interações sem travar ou ficar lenta. Também é necessário conseguir dados personalizados desses seguidores/clientes, para que ela continue a elaborar conteúdos e estratégias de impacto.

A sua ferramenta de social media hoje está preparada para o crescimento da sua empresa?

  • Demanda por relatórios detalhados

As empresas precisam, cada dia mais, de insights profundos e personalizados sobre o desempenho das redes sociais. Relatórios detalhados ajudam a entender o perfil do público, as movimentações do mercado e dos concorrentes, além de gerar insights para diversas áreas da empresa, desde a criação de novos produtos até o pós-venda e a produtividade do atendimento. Se a sua plataforma atual não oferece relatórios detalhados e flexíveis, você pode estar ficando para trás. 

No caso de agências, vale salientar, ainda, que esses dados também ajudam a mostrar o valor do trabalho, justificar o investimento dos clientes e até gerar novos serviços e fontes de renda para a agência, como a elaboração de relatórios específicos – de social listening, de temas em alta, etc. 

  • Atendimento demorado

Se sua equipe está demorando muito para atender os clientes nas redes sociais ou não está dando conta do volume de interações, a primeira coisa que pensamos é que é preciso contratar mais pessoas. No entanto, trocar de plataforma pode ser uma solução mais barata e, principalmente, mais eficaz. 

Há plataformas de atendimento de redes sociais, como a Buzzmonitor, que já contam com diversas ferramentas para otimizar a rotina de atendimento, diminuir o SLA, medir a produtividade do seu time e ter métricas e insights importantes sobre os atendimentos.

Assim, você não só conseguirá responder mais rápido ao cliente e garantir uma maior satisfação, mas também fará uma gestão mais completa do seu atendimento.

  • Perda de oportunidades

Essa empresa que demora para responder, não tem relatórios detalhados ou não consegue acompanhar os desejos dos seus clientes, também está perdendo oportunidades de negócio e de fortalecer o relacionamento com seus consumidores. Isso pode acontecer porque a plataforma não possui um sistema eficiente de notificação, monitoramento ou categorização de mensagens.

Se você percebe, por exemplo, que a sua empresa deixou de participar de conversas relevantes para o seu público por que não consegue monitorar temas importantes, esta foi uma oportunidade perdida. Ou, ainda, se não consegue identificar quais são as principais reclamações e elogios dos clientes, para gerar insights acionáveis para a empresa, você também está perdendo oportunidades.

  • Crise de imagem

As coisas acontecem na internet com uma velocidade e capacidade viral enorme, sejam boas ou ruins. E quando um cliente insatisfeito faz uma reclamação pública e não recebe uma resposta rápida e eficiente, aquela reclamação pode tomar uma proporção muito grande e causar prejuízos à imagem da marca. Já aconteceu com você?

Mapear e responder rapidamente a situações como esta é essencial para não resultar em uma crise de imagem para a marca. E se a sua plataforma de gerenciamento de redes sociais não te ajuda a antecipar-se e identificar essas situações, você sempre estará em risco.

  • Sobrecarga de trabalho

Se sua equipe ainda faz muitas demandas manualmente, é sinal de que a sua plataforma atual não é eficiente o bastante. E sabemos bem que sobrecarga de trabalho pode diminuir a qualidade das entregas. Sua equipe passa por isso?

Plataformas que contam com ferramentas de inteligência artificial aplicadas à gestão de redes sociais e ao atendimento já tornam a rotina das equipes muito mais otimizadas e produtivas. Mas como?

Ferramentas de IA são usadas para criar respostas personalizadas, diminuir erros ortográficos, categorizar mensagens, identificar atendimentos prioritários, classificar interações do público automaticamente, gerar relatórios importantes e muito mais.

Contar com uma ferramenta que vai fazer todos esses processos maçantes (mas necessários), facilita o dia a dia da sua equipe e permite que eles gastem mais tempo com estratégia e qualidade, elevando os resultados da sua empresa.

  • Interface complicada

Uma interface de usuário complicada ou a falta de treinamento adequado na ferramenta pode dificultar o trabalho da equipe, reduzindo a produtividade e aumentando o tempo necessário para realizar tarefas simples. Se sua equipe frequentemente reclama da dificuldade de usar a plataforma atual, pode ser hora de considerar uma mudança.

Se você se identificou com um ou mais desses problemas, é hora de mudar de plataforma antes que isso prejudique ainda mais sua empresa. Mas você sabe o que procurar em uma nova plataforma de social media? Continue lendo para descobrir.

O que tem numa plataforma ideal de social media?

Primeiro é preciso entender que cada empresa tem as suas próprias características e necessidades. Mas quando falamos em redes sociais, há algumas necessidades básicas comuns. E se a sua empresa está passando por esses problemas, considerar a migração para uma plataforma mais robusta e avançada, que abarque todos esses pré-requisitos, pode ser a melhor solução.

Plataformas como a Buzzmonitor oferecem diversas funções, tanto de gestão de social media quanto de atendimento multicanal, conseguindo centralizar sua operação em uma única ferramenta e trazendo ainda mais dados cruzados e insights estratégicos para a sua empresa.

Veja algumas funcionalidades e benefícios indispensáveis para considerar na hora de mudar de plataforma:

  • Monitoramento de Redes Sociais

Nem todas as plataformas de social media atuais contam com ferramentas de social listening (monitoramento de redes sociais). E isso é um erro que você não pode cometer!

Acompanhar as conversas do público sobre a sua marca, seus concorrentes, temas do seu mercado, campanhas, crises de imagens e qualquer termo que faça sentido dentro da sua estratégia vai te proporcionar diferencial competitivo no mercado.

O monitoramento de redes sociais ajuda sua empresa a fazer a gestão de saúde da marca, mapear públicos e seus interesses, analisar concorrentes, monitorar campanhas, lançamentos e eventos, acompanhar tendências e muito mais. E é possível transformar esses dados em insights acionáveis para diversas áreas da empresa.

  • Centralização dos canais de atendimento

A maioria das plataformas de social media de atendimento do mercado já centralizam as principais redes sociais na ferramenta – Instagram, X, LinkedIn, Facebook… Na hora de pesquisar por uma nova ferramenta, busque aquelas que centralizam mais canais de atendimento e aqueles que são estratégicos para a sua marca. Onde o público fala com/sobre a sua marca? WhatsApp, email, ReclameAQUI, lojas de aplicativo, Google Meu Negócio, etc. Pense nisso.

  • Automatizações no atendimento para agilidade e qualidade

Além de centralizar o atendimento multicanal, as possibilidades de automatização são diferenciais nas plataformas de relacionamento com o cliente. A capacidade de gerar mensagens automáticas para dúvidas frequentes diminui o tempo de resposta ao cliente e otimiza o trabalho do analista.

Mas atenção: busque por plataformas que, mesmo usando inteligência artificial ou mensagens pré-definidas, consigam manter o tom de voz da marca e a personalização para cada cliente. Afinal, a qualidade das interações precisa prevalecer.

  • Categorização e priorização de mensagens

A configuração de tarefas automáticas no atendimento, como classificação e priorização de públicos, também são automações que permitem que o contato com os clientes seja mais rápido e resolutivo.

É essencial que a sua nova plataforma organize as mensagens recebidas em categorias específicas e priorize-as com base na sua importância. Isso permite que interações mais importantes sejam tratadas de forma rápida e eficaz. Essa função é útil para evitar crises de imagem, através do monitoraramento de temas sensíveis, como “Procon” ou “Processo”. Isso pode ajudar a proteger sua marca ou agência.

Algumas automações também permitem configurar e direcionar mensagens específicas para os membros adequados da equipe, classificar o tipo de interação, criar tags e muito mais.

Essas automações reduzem a carga de trabalho manual dos analistas, diminuem o SLA e aumentam a eficiência operacional, permitindo que sua equipe se concentre em interações mais estratégicas.

  • Relatórios e análises de métricas de desempenho

Uma boa plataforma de social media também precisa oferecer relatórios de análise completos sobre a performance da sua marca nas redes sociais e do seu atendimento digital. Quanto mais completos forem os relatórios da ferramenta, mas informações o seu time terá para atuar de forma estratégica, ajudando a identificar oportunidades, se destacar da concorrência e otimizar recursos.

Por exemplo, entender quais os horários de picos de atendimento ajudará a sua empresa a alocar corretamente a quantidade de analistas necessários em cada horário. Acompanhar relatórios de crises de imagem vai te ajudar a entender e mitigar o impacto dessa crise na saúde da marca.

Busque uma plataforma que conta com o máximo de relatórios estratégicos possíveis – dados de social listening, de atendimento, de performance das publicações, de produtividade do seu time, etc.

  • Análise de Concorrentes

O Benchmarking é essencial para uma estratégia de redes sociais. E contar com uma ferramenta que proporcione uma análise não só da sua empresa, mas também dos seus concorrentes, é essencial.

Uma boa plataforma de social media precisa ser capaz monitorar e comparar métricas de performance da sua marca com as dos concorrentes. Isso ajuda a identificar oportunidades de melhorias, ter insights sobre o público e ajustar estratégias.

  • Dashboards ilimitados com dados em tempo real

Os dados em tempo real são essenciais para acompanhar a velocidade das redes sociais. E tão importante quanto os ter os dados é ter uma visualização simples e personalizada para receber atualizações rápidas sobre o desempenho das redes sociais e atendimento.

Dashboards bem estruturados evitam a necessidade de gastar tempo criando relatórios do zero e permitem acompanhar em tempo real qualquer tema.

Quando a plataforma não tem limites na criação dos dashboards, é uma vantagem ainda maior. Isso permite ainda mais personalização, pois você pode criar, por exemplo, um dashboard para acompanhar uma campanha específica, um só para termos sensíveis para a marca, outro só para análise de concorrentes, um com as métricas que você precisa acompanhar diariamente e outro mais robusto com métricas e comparativos mensais… e as possibilidades são infinitas.

  • Ferramentas de Inteligência Artificial

As empresas que ainda não usam ferramentas de IA no dia a dia estão perdendo tempo – e dinheiro! E a plataforma que ainda não oferece essas funcionalidades está bem atrasada. Opte por plataformas inovadoras, que aplicam IA com estratégia e te ajudem a otimizar o dia a dia da sua equipe.

Inclusive, diversas automações citadas aqui neste artigo podem ser feitas com IA, garantindo um maior nível de acerto e personalização.

Ainda não conhece a Buzzmonitor?

A Buzzmonitor é uma plataforma AI-based para gestão de redes sociais e relacionamento multicanal, que pode proporcionar todas essas vantagens, ajudando você a otimizar a gestão da sua marca no digital de forma eficaz e estratégica.

A plataforma oferece sete módulos: monitoramento de redes sociais, atendimento multicanal, analytics, agendamento, dashboards, influencers e trends. Além disso, conta com diversas ferramentas de IA e é a única plataforma de relacionamento com o cliente integrada ao ChatGPT. Essa inovação permite um atendimento mais personalizado, eficaz e sem erros.

Se você está pensando em mudar de plataforma, entre em contato com nosso time para descobrir mais sobre como a Buzzmonitor pode ajudar a sua empresa!

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