Com a proximidade da Páscoa, as conversas sobre os diversos aspectos da celebração ganham destaque nas redes sociais. Entre eles, aqueles relacionados às comidas típicas da data se sobressaem. Para ajudar as marcas a entenderem como estes temas são discutidos, a Buzzmonitor analisou 215.041 publicações com o termo “páscoa” ou a hashtag #páscoa no Instagram, Facebook e X. Foram consideradas publicações realizadas entre 17/03 e 17/04/2025.
Os depoimentos foram então analisados por duas tecnologias proprietárias de inteligência artificial, o Buzz Pills, que cria e envia reportes de maneira autônoma, e o AI Insights, capaz de ler os gráficos na própria interface da plataforma. Os resultados foram os seguintes:
Marcas tradicionais dividem a atenção dos consumidores com produtos artesanais
Nas conversas sobre ovos, marcas tradicionais disputam espaço com produtos artesanais. Embora marcas como Cacau Show, Kinder e Ferrero despertem mais relatos, os produtos artesanais ganharam um espaço que não tinham nos anos anteriores.
Para quem prefere os chamados ovos caseiros, as vantagens estão não só no preço, mas também na diversidade e na capacidade de customização. Outro diferencial interessante dos produtos caseiros foram os kits de ovos. Voltados para o público infantil, eles prometem deixar o momento de abrir o ovo ainda mais lúdico, já que permitem às crianças montarem suas próprias guloseimas. O comportamento pode indicar uma estratégia interessante para as marcas no ano que vem.
Uma novidade percebida foi a busca não só por chocolates artesanais – um comportamento crescente, mas já conhecido no mercado -, mas também de colombas. No caso delas, a busca permite alternativas para pessoas com restrições alimentares, como celíacos ou aqueles que são intolerantes à lactose, além de produtos mais gourmet.
Marcas e estratégias promocionais
As conversas da Páscoa 2025 nas redes também foram palco para a disputa de marcas e varejistas em busca da atenção do consumidor. Entre as marcas de chocolate, destacaram-se Cacau Show, Kinder, Ferrero Rocher e Lacta como as mais mencionadas pelos internautas. Essas empresas investiram em estratégias variadas para se manterem em evidência:
- Cacau Show – Foi lembrada tanto por lançamentos de ovos temáticos quanto por ações promocionais em lojas. A marca trabalhou com ovos licenciados e sabores diferenciados, alimentando o buzz nas redes sobre seus produtos premium. Além disso, a loja da marca na Shopee também movimentou as conversas.
- Kinder – Focada no público infantil, a marca foi bastante citada em menções a ovos temáticos de personagens, como, por exemplo, os ovos da Patrulha Canina.
- Ferrero Rocher – Com seu posicionamento mais voltado ao segmento premium (como os ovos Ferrero Collection), foi frequentemente associada a presentes sofisticados e também apareceu em comparativos de preço versus valor percebido.
- Lacta – Uma das gigantes do setor no Brasil, Lacta esteve nas conversas não apenas pelos produtos tradicionais, mas também por suas ações de desconto online. A empresa promoveu cupons promocionais específicos, que ofereciam abatimento em compras de ovos de Páscoa.
Americanas e Shopee foram os varejistas mais citados
Americanas e Shopee despontaram como os canais de compra mais lembrados, principalmente por suas campanhas de cupons de descontos. A Americanas, tradicional no varejo online do país, investiu em parcerias com fabricantes (como a Lacta) para oferecer promoções exclusivas na compra de ovos.
A Shopee, por sua vez, se destacou com a já citada loja da Cacau Show, além de ofertas de outras marcas.
A Busca por economia é tema constante nas conversas
Além de produtos, nas redes sociais, multiplicaram-se referências a promoções, cupons de desconto e oportunidades de compra vantajosas e a busca por bons preços pautou parte das conversas.
Plataformas de comércio eletrônico se beneficiaram desse comportamento: a Shopee, já mencionada, foi um dos canais líderes em lembrança, com usuários compartilhando links e dicas de produtos adquiridos a preços promocionais.
Também houve diversas menções à Americanas, à Amazon e à Magalu, seja com consumidores divulgando códigos de desconto ou fazendo comparativos de valores entre lojas.
Outra iniciativa comentada foram os cupons de desconto especiais criados especificamente para a data, como o cupom “OVOSLACTA20” da Lacta, que oferece 20% de desconto em produtos Lacta comprados nas Americanas.
Estratégias de marcas e oportunidades para o ano que vem
Monitorar as redes sociais permitiu não só entender as estratégias das marcas e varejistas, como também acompanhar tendências que podem fazer a diferença para players em ações futuras. Movimentos como os kits de ovos e outras possibilidades de personalização, por exemplo, são movimentos que tendem a aumentar e que podem ser adaptados para grandes players.
Para Breno Soutto, Head de Insights do Grupo Elife, “olhar não só para temas amplos, mas também detalhes específicos em databases com grandes números como estes é imprescindível para marcas que querem se destacar entre as demais e só é possível com auxílio de ferramentas de AI.”
A Buzzmonitor também disponibilizou um dashboard público sobre a páscoa que pode ser acessado em https://app.buzzmonitor.com.br/dashboards/páscoa-2025