Na semana passada escrevemos sobre o Influencer Lifetime Value e vimos como é importante desenvolver um diálogo duradouro com cada influenciador. Este artigo se aprofunda no tema e mostra como fazer isso de forma sistemática usando aplicações de software voltadas à gestão de uma área nascente: a influencer advocacy.
O que é Influencer Advocacy?
Quando a marca conquista corações e mentes de um grupo influente, este grupo não precisa ter incentivos financeiros para advogar em favor da marca. Eles o farão em nome do investimento no longo prazo que a marca realiza com cada um deles. Assim como nós falamos espontaneamente de um bom profissional sobre seus pontos positivos; consumidores, satisfeitos com os mimos e a atenção que a marca os oferece, tecem elogios espontâneos nas redes sociais àquela marca.
Influencer Advocacy (IAD) é o conjunto de práticas e ferramentas que levam a marca a conquistar um grupo fiel de consumidores influentes através de um investimento de longo prazo em diálogo e recompensas personalizadas, comumente chamado em inglês de Nurturing. Para entender melhor: imagine um programa de influencer advocacy como um programa de milhagens de uma companhia aérea ou cartão de fidelidade de um supermercado turbinado pelas redes sociais. Achou a ideia interessante? Continue lendo, abaixo lhe daremos todos os detalhes.
Crie o seu projeto de Influencer Advocacy em 5 passos
Por usar quase que em sua totalidade meios digitais, um projeto de IAD pode ser posto em andamento muito mais rápido do que programas análogos no mundo off-line. Abaixo apresentamos um passo-a-passo para implementar seu projeto de IAD com sucesso em menos de 6 semanas!
- Passo 1: Escolha suas ferramentas de apoio
Como todo projeto digital, a adoção já nas fases iniciais de ferramentas de software vai otimizar recursos e encurtar prazos de implementação de um programa de influencer advocacy. Um bom kit contará com uma ferramenta para monitorar e interagir com influencers como o Buzzmonitor, um ambiente online para interagir com o grupo (por exemplo um grupo fechado no Facebook), um sistema para divulgar missões e prêmios (mailChimp, Messenger bots etc) e finalmente uma aplicação para registrar “milestones” (pontos, recompensas, conversas) com cada influenciador.
- Passo 2: Identificando os influenciadores
A gênese de um programa de IAD acontece quando da identificação do primeiro grupo de influenciadores. Antes de iniciar esta fase é necessário definir muito bem as características deste grupo (região, faixa etária, interesses, métricas nas mídias sociais etc). Neste artigo você encontra um roteiro para fazer exatamente isto.
- Passo 3: Inicie o diálogo
O primeiro contato com uma influenciadora deve ser feito sempre de modo personalizado em um dos canais públicos onde ela atue com mais frequência (Instagram, Twitter etc). Inicia-se o relacionamento com uma mensagem objetiva e bem humorada com o convite para participar do programa da IAD. O ideal já é montar um formulário online para ela se inscrever e em seguida já iniciar a próxima fase: o on-boarding.
- Passo 4: On-boarding
Dê as boas vindas a influenciadora e explique as regras : esta é a parte onde quanto mais criatividade melhor! Com o uso do Mailchimp, Bots ou outros aplicativos inicie o processo de “on-boarding” do seu influential com uma sequência automática de mensagens. Dê as boas vindas, explique as motivações da marca, proponha algo concreto (o envio de um novo produto para uma review, convite para um evento de lançamento etc) e comece a computar os resultados de cada um.
- Passo 5: Estabeleça e gerencie um programa de missões para o seu público
Aqui a ideia de um programa análogo ao de “milhas” entra finalmente em cena, definindo para cada missão / atividade seu valor em pontos e para cada ciclo (trimestre, semestre, ano) estes pontos podem ser trocados por recompensas (como produtos, viagens, vale-presentes etc). Todas estas informações precisam naturalmente estar registradas em um banco de dados para que cada influenciador receba suas recompensas. Mas nao se preocupe, a E.life também cuida desta parte para você.
Conclusão
Na E.life acreditamos que o relacionamento um-para-um com o consumidor é uma atividade cada vez mais importante dentro do novo digital marketing mix. No momento em que o Facebook, o Instagram, o Youtube e demais redes sociais assumem a liderança do consumo de mídia mundial, acreditamos que as marcas precisarão mudar radicalmente a forma de entregar mensagens e conquistar consumidores. O Influential Advocacy é a contribuicao da E.life para este desafio.
Quer começar já? Fale conosco!
Jairson Vitorino
E.life Technology Director