Atualização: no dia 11/12/2018 o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.
O monitoramento do buzz no Instagram pode ser criado sem a utilização de termos, a partir do isolamento de uma ou mais localidades, as Instagram Locations.
Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou até mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes, sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.
Durante 30 dias (10 de agosto a 10 de setembro) monitoramos as Instagram Locations de 9 unidades do restaurante Outback: Shopping Bourbon, Shopping Center Norte, Shopping Cidade São Paulo, Shopping Eldorado, Shopping Frei Caneca, Shopping Higienópolis, Shopping Ibirapuera, Shopping Pátio Paulista e Shopping West Plaza.
Neste estudo vamos mostrar a possibilidade de monitorar as Instagram Locations e também a importância de monitorar o buzz de diferentes unidades de uma mesma franquia.
Veja o que descobrimos!
Volume de buzz cresce a partir das 18h
Esse relatório mostra que a maioria das publicações nos restaurantes são feitas no horário do Happy Hour. As pessoas gostam de postar que estão no Outback nesse horário e fazem questão de marcar a localização.
Importante notar que o volume de buzz é similar entre as unidades, mas não é igual. Apesar de ser a mesma rede de restaurantes, cada local tem uma característica de buzz.
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Sábado e domingo são os dias com mais publicações
Os dias com maior volume de publicações nas locations do Outback são sábado (435 posts), domingo (423 posts) e sexta-feira (311 posts).
Essas informações, casadas com os horários das publicações, podem oferecer insights importantes para a marca. Sabendo que há volume de buzz nestes dias e horários, a marca pode criar uma promoção para quem postar uma foto na localização do restaurante em um sábado às 20h, por exemplo.
21% das publicações foram feitas no Shopping Center Norte
Em qual franquia as pessoas costumam fazer mais publicações? Esse relatório mostra! As unidades com mais posts com locations são: Shopping Center Norte (410 posts), Shopping Cidade São Paulo (288 posts) e Shopping Eldorado (263 posts).
A marca pode, por exemplo, comparar esse volume de publicações com a demanda de clientes em cada unidade e verificar se os números são proporcionais. Se uma unidade tem muitos clientes, porém poucas publicações, é preciso entender porque os internautas não fazem tantas postagens na location e reverter esse cenário.
Outback é lugar para comemorações
“Aniversário” e “Comemorando” aparecem entre os principais termos nas publicações dos internautas, assim como “Pais”, “Família” e “Amigos”. Esses dados mostram que as unidades do Outback também são frequentadas para comemorações de aniversários com familiares e amigos.
Marca está presente nas três principais hashtags
Dentre as hashtags mais usadas nas publicações nas locations, as três primeiras fazem referência ao Outback: #Outback, #MomentoOutback e #OutbackBrasil.
Esses dados mostram que as pessoas fazem questão de postar a foto que estão no restaurante, marcar a localização e mencionar a marca na hashtag. Ou seja: é fundamental mostrar para o mundo que você está no Outback! E, claro, para a marca isso é ótimo.
Influenciadores também querem mostrar que estão no Outback
Influenciadores estão frequentando seu estabelecimento? É importante saber quem são essas pessoas e o que elas estão falando sobre sua marca, pois elas exercem forte influência sobre seu próprio público e podem determinar o sucesso ou fracasso de uma ação, um produto ou uma novidade.
Encontramos uma influencer com 108 mil seguidores que fez uma publicação elogiando a nova sobremesa do Outback. O post tem mais de 2 mil curtidas e mais de 50 comentários.
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Estar próximo a estes influenciadores é uma importante estratégia para alavancar novos produtos e campanhas.
Como monitorar localizações do Instagram?
1. Clique em Projetos no canto superior direito da página do Buzzmonitor e então clique no ícone do Instagram.
2. Em Localizações, cole o link da localização do Instagram. Por exemplo, a localização do Outback Shopping Bourbon. Basta entrar no Instagram, pesquisar a location que deseja monitorar, copiar a URL e colá-la no Buzzmonitor.
3. Pronto! Clique em Salvar Projeto e sua localização começará a ser monitorada.
Veja aqui como o monitoramento geolocalizado do Instagram pode ser estratégico para uma marca.
Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para monitorar as Instagram Locations
Fonte imagem capa: Veja