O Facebook divulgou, nesta segunda-feira, uma novidade importante para os criadores de conteúdo de Instagram: agora perfis comerciais poderão agendar posts para Instagram e IGTV com até 6 meses de antecedência. O anúncio foi feito na International Broadcasting Convention, em Amsterdã, segundo o portal TechCrunch.
O agendamento de posts poderá ser feito no Estúdio de Criação do Facebook. Entre as principais novidades, a marca apresentou também melhorias em transmissões ao vivo e novas funções no modo Watch Party e no Estúdio de Criação.
Agendamento para Instagram e IGTV
Essa funcionalidade já era acessível para perfis comerciais, mas feita apenas através de ferramentas e plataformas de terceiros. Agora, o agendamento de publicações para Instagram poderá ser feito de forma nativa no Estúdio de Criação. Além disso, será possível adicionar Tags e Locais, além de cortar imagens. Contudo, ainda não é possível o agendamento de Instagram Stories.
A novidade segue a linha de outras mudanças recentes do Facebook, como o aperfeiçoamento do Analytics para vídeos ou a criação nativa de notificações push, transformando a rede social de uma plataforma apenas de publicação para uma plataforma de criação de conteúdo.
Segundo o portal TechCrunch, a empresa anunciou que dentro de alguns meses irá permitir também a criação e edição de posts para Instagram e IGTV.
Transmissões ao vivo
As novas funcionalidades de transmissão ao vivo para páginas de Facebook oferecem mais ferramentas para aperfeiçoar a criação desse tipo de conteúdo. Agora é possível criar uma transmissão de teste, apenas para administradores da página, antes de abrir para o público.
É possível também cortar os vídeos transmitidos e fazer transmissões de até 8 horas de duração. O limite anterior era de 4 horas.
Além disso, as Watch Parties agora podem ser agendadas e exibidas com antecedência, além de contarem com uma nova métrica de desempenho e marcação de parceiros.
Estúdio de Criação
A principal novidade é a exibição de um dashboard com uma nova métrica, baseada no interesse dos seguidores mais fiéis. A ferramenta irá exibir insights a partir dos vídeos que são vistos repetidas vezes pelos mesmos fãs.
A Distribuição, outra nova métrica, irá classificar os vídeos a partir de um conjunto de métricas, como Visualizações de 1 Minuto, Média de Minutos Assistidos e Retenção.
Essas novidades do Estúdio de Criação serão implementadas pelo Facebook nos próximos meses e não tiveram uma data específica de lançamento anunciada.
Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos