O Facebook Messenger acaba de anunciar novidades. Com o Messenger 2.1, ferramentas e mecanismos internos foram aprimorados para tornar as conversas ainda mais dinâmicas. Cada atualização e melhoria foi feita pensando nas necessidades de parceiros, empresas e desenvolvedores. Os novos recursos permitem que empresas se conectem com seus clientes de forma ainda mais próxima e aprimorada, otimizando a experiência dentro do Messenger.
Veja todos os detalhes de cada uma das novidades que chegaram ao Messenger que irão melhorar a experiência do internauta com a plataforma:
- Detecção automática de frases nas mensagens enviadas no Messenger: agora o Processamento de Linguagem Natural (PLN) foi incorporado à plataforma. Assim é possível compreender o contexto de uma frase e o sentido de várias palavras agrupadas e não mais apenas palavras-chaves. Com a incorporação do PLN ao Messenger, automaticamente algumas mensagens e informações que o internauta envia serão detectadas, antes que essa informação seja passada para o Bot. Nesta primeira versão é possível detectar as seguintes frases: olá, tchau, obrigado, data e hora, localização, quantidade de dinheiro, número de telefone, e-mail e uma URL. Essa detecção automática torna o atendimento via Messenger mais rápido e o Bot não fica sobrecarregado com perguntas comuns com respostas similares.
- Possibilidade de criar múltiplas experiências dentro do Bot: com a colaboração de aplicativos cruzados dentro do Messenger, é possível que a empresa passe de um atendimento automatizado (Bot) para um atendimento humano com mais facilidade, por exemplo. Isso permite que o internauta receba respostas rápidas a perguntas comuns com o Bot e em seguida recebam um suporte mais personalizado com o atendimento humano.
Dica: o E.life Buzzmonitor já faz este tipo de atendimento. A demanda é dividida por atendentes e todo o atendimento gera relatórios para acompanhar com detalhes todas as solicitações feitas nas conversas pelo Messenger. A integração com o Buzzmonitor acontece de forma automática a partir do momento em que a fanpage é cadastrada na plataforma.
- Pagamento dentro do próprio Messenger: com o Messenger 2.1 os pagamentos podem ser configurados com mais facilidade para que a experiência de pagamento seja otimizada. Assim os clientes podem realizar os pagamentos através do Messengerview do Messenger e finalizar compras com mais rapidez. Marcas recebem os pagamentos mais rápido e os clientes não perdem tanto tempo com detalhes que possam fazê-los desistir de uma compra. Essa atualização ainda está em versão BETA e disponível apenas nos EUA.
- Cinco novos botões de ação: os botões podem ser adicionados às páginas das empresas para levar o internauta para o Messenger. Os cinco novos botões, além do já existente Enviar Mensagem, são:
- Shop Now;
- Get Support;
- Get Updates;
- Play Now;
- Get Started.
Esses novos botões permitem que as pessoas saibam o que esperar quando iniciam uma conversa com uma empresa. Por exemplo: se o internauta clicar em “Shop Now”, automaticamente ele será redirecionado para o Messenger, onde poderá fazer a compra dos produtos que deseja naquele mesmo momento.
- Otimização da plataforma para dispositivos móveis e desktop: esta novidade irá melhorar a funcionalidade da plataforma em todos os dispositivos. ID de usuário e Compartilhamento, por exemplo, antes eram acessíveis apenas no celular, mas agora estarão disponíveis para desktop também. Assim não importa mais se o internauta irá acessar o Messenger pelo celular ou pelo computador: a sua experiência será a mesma em ambos os lugares.
- Atualização para API correspondente ao cliente: as marcas poderão verificar se há uma correspondência antes de enviar uma mensagem para um número de telefone ou um nome através da API. Esse recurso chamado Customer Matching verifica que determinado número ou nome já recebeu uma informação para que ela não seja enviada duas vezes para a mesma pessoa, criando um desgaste no internauta. Por enquanto esta atualização está limitada a algumas empresas dos EUA.
- Ativar extensões de bate-papo para as Páginas Globais e conectar pessoas em qualquer lugar do mundo: a atualização da plataforma permite que empresas criem experiências colaborativas usando o webview e o chat extension, como as listas de reprodução colaborativas do Spotify. Antes isso era possível ser feito com internautas presentes nas mesmas regiões. Agora usando as Páginas Globais todos ao redor do mundo poderão se conectar por meio de experiências sociais colaborativas. Assim com as extensões de bate-papo não importa se um internauta está no Brasil e outro na Austrália: ambos poderão participar de experiências colaborativas com a atualização.
- Notificações de execução de políticas: desenvolvedores agora receberão notificações quando o Bot for bloqueado ou surgir algum problema de política.
O Facebook Messenger cresce a cada dia e assim o objetivo de cada uma das novidades é melhorar ainda mais a experiência do internauta com a plataforma e direcionar os negócios das marcas, principalmente por meio dos Bots. Hoje há mais de 100 mil Bots no Messenger e marcas já perceberam como esta plataforma gera inúmeras possibilidades de negócio. Bots podem interagir a partir de comentários específicos em comentários feitos nas páginas, por exemplo, assim como ajudar a entender o comportamento do consumidor por meio de rápidas pesquisas de opinião.
Com as novidades, as conversas se tornam mais dinâmicas e a possibilidade de faturamento das empresas aumenta. O relacionamento entre marca e empresa está cada vez mais próximo e o Facebook Messenger possibilita que esta relação se torne cada vez mais positiva para os negócios.
Fonte: https://messenger.fb.com/blog/messenger-platform-2-1-brings-new-tools-to-enrich-conversations/