A multiplicação de telas é uma realidade e junto com ela caminha o desafio do marketing digital.
Não há dúvida de que os usuários aprenderam a ignorar os anúncios. Hoje, a taxa de cliques através de banners reduziu de 10% no início da década de 2000 para 0,2%. É por isso que a publicidade está se movendo para onde os usuários realmente gastam seu tempo: no fluxo de conteúdo e mídias sociais.
Por esse motivo, os anunciantes tem o compromisso de compreender a jornada do consumidor em todos os meios e decidir qual o investimento necessário para captar a atenção (e os reais) do consumidor.
Em dezembro, a E.life comentou sobre a força das multi-telas. Agora foi a vez da Millward Brown, que separou 12 tendências do marketing multi-telas para 2014:
1. Agnosticismo das Telas.
O agnosticismo das telas será crítico em 2014. As audiências consumirão conteúdo de vídeo por quaisquer meios que forem mais convenientes num determinado momento, portanto os anunciantes precisarão aperfeiçoar suas campanhas para maximizar audiência diante deste comportamento.
2. O micro vídeo se multiplica.
O fenômeno dos micro vídeos continuará a explodir em 2014. No curto prazo, o espaço continuará a ser dominado por Vine (filmes de seis segundos), graças ao fato dele ter popularizado o formato em grande escala; Instagram (15 segundos) devido à sua base já robusta de usuários; e GIFs do Tumblr, devido à revitalização da popularidade deste formato. A maioria do conteúdo de micro vídeo promovida por marcas será inicialmente compartilhada como viral, mas abordagens promocionais pagas, que geram maior escala, logo vão começar a aparecer.
3. A revolução das ‘Wearable Screens’ (Telas portáteis).
A ‘wearable technology’ (tecnologia portátil) ameaça romper nichos e popularizar-se. O processo continuará a ser liderado pelo crescente mercado de saúde e fitness. De forma mais abrangente, Google Glass, Galaxy Gear, o relógio inteligente da Samsung e talvez o tão comentado “iWatch” da Apple, aos poucos mudarão o status dos dispositivos portáteis saindo de “é bom ter” para “é algo que preciso”.
4. Big Data nas conexões multi-telas.
Para gerar insights a respeito da efetividade em marketing, profissionais dessa área precisam da visão mais ampla das particularidades de cada interação do consumidor com cada tela, para cada marca. Em 2014, a tecnologia que montará o quebra-cabeça da eficiência multi-telas será potencializada a uma escala bem maior do que no passado.
5. Minimalismo Multi-telas.
Em 2014, menos será mais. Com os consumidores levando apenas um vigésimo de segundo para tomar decisões em relação ao apelo a estímulos digitais, as marcas irão adotar uma estética publicitária mais objetiva e clean para obter sucesso entre telas. Os dados de eye-tracking da Millward Brown para comerciais de display digital sugerem que apenas um atrativo é o suficiente para chamar a atenção.
6. “Meshing” (Interatividade), “Stacking” (Multitarefa) e “Shifting” (Continuidade).
Profissionais de marketing começarão a customizar os esforços de marketing de acordo com os diferentes tipos de consumo de mídia multi-telas. “Meshing” – o uso simultâneo de vários dispositivos para conteúdos relacionados – “Stacking” – o uso simultâneo de vários dispositivos para conteúdos não relacionados – e “Shifting” – uso sequencial de vários dispositivos para conteúdos relacionados – serão todos comportamentos que publicitários buscarão para melhor entender e planejar.
7. União combinando finalmente os insights online e off-line.
2014 irá finalmente celebrar o casamento do insight online e offline. Profissionais de marketing terão dados integrados para entender o papel de cada ponto de contato na rota de compra do consumidor, em todos os canais e todos os dispositivos digitais. Com base nesta integração, eles serão capazes de segmentar a rota para entender os comportamentos de compra a fim de gerar valiosos insights para guiar decisões de investimento de marketing.
8. A promessa da TV Social estreitamente conectada com as telas.
O Twitter continuará a definir a TV social num futuro bem próximo e irá cada vez mais monetizar seu domínio neste espaço. Uma forma de fazer isso é introduzir oportunidades adicionais de segmentação com base em audiência de smartphones já são a estrela nas vidas de consumidores jovens, logo, marcas focadas nesse público irão liderar a área oferecendo uma perfeita experiência multi-telas Anúncios bem-sucedidos para dispositivos móveis direcionados aos jovens irão claramente se diferenciar de comerciais online ou da TV convencional a fim de demonstrar que a marca é “antenada” e ligada nas últimas tendências.
9. Usuários jovens de smartphones demandam comerciais customizados.
Smartphones já são a estrela nas vidas de consumidores jovens, logo, marcas focadas nesse público irão liderar a área oferecendo uma perfeita experiência multi-telas. Anúncios bem-sucedidos para dispositivos móveis direcionados aos jovens irão claramente se diferenciar de comerciais online ou da TV convencional a fim de demonstrar que a marca é antenada e ligada nas últimas tendências.
10. Investimentos de vídeo continuam a migrar da TV para multi-telas.
Enquanto profissionais de marketing planejam-se para o sucesso do vídeo multi-telas, outras mudanças aparecem: a propaganda em vídeo será criada para funcionar bem em todas as telas, não só na TV, organizações irão mesclar compra de mídias de TV e digital e focarão cada vez mais em otimizar alcance mais rentável.
11. O rápido desenvolvimento do mercado de outdoor digital.
Em 2014 perguntaremos o que é uma tela? Novidade para o próximo ano serão os tecidos de roupas com fios flexíveis de LED e processadores flexíveis embutidos capazes de entregar mensagens e capturar dados (a Nike já vem testando isso), e taxis com LED com geolocalização para entregar mensagens relevantes à vizinhança por onde passam.
12. Outdoor Digital amplia a ideia de uma simples tela. As telas isoladas não levam ao sucesso.
Pesquisas CrossMedia da Millward Brown frequentemente mostram que as maiores sinergias surgem entre mídias digitais e não digitais, como Out Of Home, Mídia Impressa e principalmente Ponto de Venda. Sozinha, a mídia digital também apresenta bom desempenho, mas profissionais de marketing que vão além das “telas” e implementam estratégias multicanal verdadeiramente integradas serão os maiores vencedores em 2014.
Fonte: Proxxima
Acesse o artigo na íntegra (em inglês): https://bit.ly/1fEZr5L