Nos dias 12 e 13/07 a varejista Amazon realizou mais uma edição do seu Amazon Prime Day, dois dias com descontos relâmpago no site. Para entender o buzz sobre o evento, acompanhamos as menções aos termos Prime Day 2022, PrimeDay e AmazonPrimeDay, bem como as suas hashtags.
No período de 07 a 14/07 (20h) 74.918 posts de 34.187 usuários distintos citaram o Amazon Prime Day, sendo o pico de menções do período no primeiro dia de evento. A terça-feira (12/07) concentrou 22,48% das menções.
O volume de menções sobre o Prime Day 2022 superou em 295% a quantidade de posts de 2021. De acordo com o Buzzmonitor Trends, de 16 a 23/06/21, semana em que ocorreu o evento, fora, 18,940 posts.
Os livros ficaram no topo das intenções de compra e também dos itens adquiridos
Ofertas que têm uma data delimitada normalmente geram muita expectativa nos usuários, por isso dividimos os desejos de compra entre o pré-evento e o durante e pós-evento. No momento anterior ao Amazon Prime Day 58,53% dos usuários citaram a intenção de comprar livros e 3,32% o desejo de adquirir um Kindle. De 07 a 11/07 foram identificados 873 posts que citavam o evento + os termos “quero” ou “queria”.
Outros termos como “chegando”, “espero”, “esperar” revelam a expectativa para o Amazon Prime 2022.
Itens mais desejados pelos internautas – Amazon Prime Day 2022
Livro (“livro”e “livros”): 58,53%
Kindle: 3,32%
Termos mais citados sobre o Amazon Prime Day + “quero” ou “queria” – 07 a 11/07
Quando partimos para a localização dos usuários, as cidades de Recife, Brasília e Fortaleza foram as que mais mencionaram intenção de compra. A análise diz respeito apenas aos internautas do Twitter.
Localização dos usuários (Twitter) que citaram sobre o Amazon Prime Day + “quero” ou “queria” – 07 a 11/07
No período do evento e do pós-evento, os desejos de compra se realizaram e pudemos perceber os usuários citando os mesmos itens mencionados no pós evento. No entanto, em menor proporção. 23,01% dos usuários citaram a compra de livros e 1,12% relataram a compra de um Kindle. Na lista, também aparece um novo item de compra: a assistente virtual da Amazon. 1,56% dos usuários pediram uma Alexa no Prime Day 2022. No total, foram 4,531 publicações sobre o evento + os termos “comprei” ou “pedi”.
A espera compensou para alguns internautas, como podemos ver nos termos “feliz” e “aproveitei”, já outros não conseguiram os itens desejados (“triste” e “acabou”). Na lista, o termo “unboxing” (citado por 11,39% dos usuários) também nos revela que alguns internautas irão criar conteúdos para as redes sociais mostrando seus pedidos na data.
Itens mais comprado pelos internautas – Amazon Prime Day 2022
Livro (“livros” “livro” ou “livrinho”): 23,01%
Alexa: 1,56%
Kindle: 1,12%
Termos mais citados sobre o Amazon Prime Day + “comprei” ou “pedi” – 12 a 14/07
Quando partimos para a localização dos usuários, as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza foram as que mais mencionaram ter adquirido algo na Amazon Prime Day 2022. A análise diz respeito aos internautas do Twitter.
Localização dos usuários (Twitter) que citaram sobre o Amazon Prime Day + “comprei” ou “pedi” – 12 a 14/07
Amazon apostou em na representatividade na escolha de influenciadores
Na análise do Instagram da Amazon Brasil, através do Buzzmonitor Analytics Pro, pudemos perceber como o perfil aumentou seu engajamento durante a Amazon Prime Day. Enquanto na semana anterior (30/06 a 07/07) a média de engajamento foi de 0,32, na semana do evento (07 a 14/07) a média foi de 0,79. Um crescimento de engajamento de 171,02% em relação ao período anterior. O pico de engajamento do período foi em 12/07, primeiro dia do evento.
Para ampliar o alcance do evento além dos seus canais, a Amazon fez parcerias com influenciadores, que foram responsáveis pelo maior buzz sobre o Amazon Prime Day no Instagram. De acordo com a Buzzmonitor Trends, no período de 07 a 14/07 os posts de maior destaque falando do evento foram, respectivamente, um vídeo do Luba TV (com 19k interações) e uma foto de Maju de Araujo (com 7,2k interações). Em comum, os dois criadores de conteúdo fazem parte de grupos minoritários (Luba é uma pessoa LGBTQIAP+ e Maju modelo internacional com Síndrome de Down), o que traz mais representatividade na campanha da varejista.
No geral, percebemos que, apesar de os produtos eletrônicos como a Alexa serem dos carros-chefe da varejista Amazon, em datas como a Black Friday e Amazon Prime Day vemos o grande interesse dos usuários pelo produto que foi o ponto de partida da Amazon: os livros. Sejam eles físicos ou digitais. As ofertas de tempo limitado, assim como o Dia do Consumidor, se confirmam como um gatilho de venda poderoso para gerar expectativa nos consumidores e cumprem seu papel de despertar desejo.