Quando o assunto é criatividade, nós brasileiros somos especialistas. E com mais tempo em casa, houve um aumento relevante da tendência “do it yourself” conhecido como “faça você mesmo”.
Na popularidade de buscas feitas no Google, houve um aumento de 25 pontos, numa escala de 0 a 100. O método utilizado para extrair esse crescimento tem como referência os padrões de buscas na plataforma.
A partir das buscas mais frequentes do Google, a culinária tem como principais temas pesquisados as receitas para fazer bolos de cenoura e chocolate.
O movimento faça você mesmo tem aplicação em várias áreas: culinária, artes, confecção de roupas, pintura de parede, objetos e muito mais. Tudo depende da vontade e criatividade das pessoas.
Assim como nas buscas do Google, as menções à hashtag #façavocemesmo ganharam força na quarentena, segundo dados do Buzzmonitor Trends dos últimos 30 dias:
O gênero que mais faz menção à hashtag é o feminino com 54,10%.
Numa pesquisa feita através do Facebook Audience Insights, o Brasil tem aproximadamente 30 milhões de pessoas interessadas em do it yourself. Sendo, 70% mulheres e 30% homens.
Nesta mesma pesquisa do Facebook, o top 10 páginas de maior relevância para esse público identificamos a marca Tok&Stok.
No Buzzmonitor, o total de publicações nesse período foi de 10.652 posts e o tema permaneceu em alta durante toda a quarentena de acordo com o gráfico de evolução do termo:
No Facebook, os posts que mais engajaram foram:
- Prefeitura de Sinop – post ensinando a fazer massinha de modelar para artesanato;
- Artemobili – falando de um móvel desenvolvido pela própria artemobili;
- Prefeitura de Sinop – post ensinando técnicas de crochê;
- The Fifties – post ensinando a fazer o hambúrguer do The Fifties em casa.
No Instagram, os posts que mais engajaram foram:
Temos como top posts publicações relacionadas a adaptação de móveis e um post ensinando a fazer um mini balão de papel.
No Twitter:
Damos destaque para a publicação da Sinpro-DF ensinando a fazer máscara com filtro de papel. Uma dica importante nos tempos de pandemia.
O Google aponta que as preocupações do público com a saúde aumentaram a procura por métodos de fazer máscaras caseiras, álcool gel e também com as inúmeras dificuldades, ocorreu alta na procura sobre o auxílio emergencial.
*DICA*
Existe um aplicativo chamado Pinterest em que você pode procurar inspirações para estimular a criatividade.
Basta pesquisar “DIY” e ele te dá um leque de opções com inspirações.
Sobre o Buzzmonitor Trends
O Buzzmonitor Trends (trends.buzzmonitor.com.br) é uma ferramenta gratuita oferecida pela plataforma Buzzmonitor, de gestão de social media e CRM (www.buzzmonitor.com.br). O Buzzmonitor Trends permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias sobre o buzz de qualquer tema. Além do volume histórico, o Buzzmonitor Trends identifica quais os posts que mais engajaram (maior número de comentários, interações e curtidas), os influenciadores sobre os temas pesquisados, gênero de quem publicou, sentimento e participação do buzz por cada rede.