O dia dos pais está chegando e este ano, o e-commerce é uma das apostas de quem vai presentear.
Analisamos 42.807 posts de páginas de e-commerce no Facebook entre os dias 13 e 28 de julho para ver qual e-commerce está saindo na frente em relação aos seus concorrentes para essa data tão querida pelos brasileiros.
Comparando 2019 com 2020 o volume total de menções ao dias dos pais, faltando cerca de 9 dias para a data, caiu 41,75%. Embora o volume total de 2020 seja menor que o do ano anterior, no dia 27/07 tivemos um pico de 4.351 publicações.
Entre os posts mais engajados dos dois anos envolvendo os dias dos pais, o que mais chama atenção é exatamente a diferença de interações nas publicações. Em 2019, o post do Grupo Gazin teve 14.927 interações, enquanto a campanha da Natura teve 53.151 interações até o momento este ano.
E-Commerce mais engajados em 2020.
Assim como vimos nos dia dos namorados, Natura tem tido um enorme sucesso de engajamento também no dia dos pais. O cálculo de engajamento no Buzzmonitor é com base a cada 1.000 fãs, ou seja, total de interações na publicação, dividido pelo total de fãs e multiplicado por 1.000.
A marca Any Any é a segunda marca que mais engaja durante o período monitorado, mas chamamos atenção para a igualdade das marcas Camicado e Riachuelo que dividem a terceira colocação no nosso top 10.
E-commerce que mais publicaram
Podemos perceber que existe uma diversidade dentro das marcas que mais investiram tempo publicando sobre o dia dos pais. Em primeiro lugar a Natura permanece soberana com 8% de diferença da segunda colocada Renner que vem com 15% das publicações.
As marcas de varejo também estão presentes no nosso top 20 porém com poucas publicações. A primeira delas que aparece no gráfico é o Pontofrio com 3% dos posts seguido da Polishop que tem a mesma porcentagem de publicações.
Apesar da Natura estar no topo da lista, como a marca que mais publicou e engajou no Facebook, quem domina nosso top 20 é o segmento de moda que contém 6 marcas presentes.
Comprovando a supremacia do segmento de moda, buscamos entender quais os presentes mais falados entre as publicações e percebemos que vestuário é uma das apostas para 2020 como presente dos pais. A calça que costuma sempre ser um ótimo presente, aparece em 20% das publicações sendo o presente mais sugerido, seguido de tênis, camisa e blusa de frio (representada pela palavra blusão), todos com 11% de representação.
Hashtags mais usadas
As hashtags pra cego ver (presente em 18 posts) e pra todos verem (presente em 11 posts) demonstram a preocupação das marcas com a criação de posts mais inclusivos para deficientes visuais. Marcas como Renner, Riachuelo e O Boticário usaram essas hashtags em suas campanhas.
Conseguimos identificar uma tendência de presentes também pelas hashtags usadas. Os pijamas estão cada vez mais famosos durante a quarentena e acabou aparecendo 40 vezes em 5 hashtags diferentes.
Top Emojis
Os emojis são uma forma bem expressiva de interação entre marca e consumidor nas redes sociais e por isso analisamos os mais usados entre as marcas e os usuários.
Dentre os mais usados pelos consumidores, temos dois emojis com expressões um tanto parecidas, afinal os dois representam paixão por alguma coisa. O emoji com corações nos olhos aparecem em 13% dos comentários, 3% a mais do que o emoji com olhos com estrelas que estão com 10% de representatividade.
O de surpresa mostra um contraste do público com as publicações dos e-commerce, com uma presença em 8% dos comentários.
Se entre os comentários os emojis mais amorosos foram os mais representados, pelas páginas os mais neutros são os que têm mais representação. No topo dos nosso ranking, o famoso smile é o mais usado com 13% de representação nos posts. Enquanto o primeiro emoji representando amor só aparece na quarta colocação com um coração azul, usado em 9% das publicações.
Top 3 posts mais engajados
- A campanha da Natura tem dado o que falar nas redes sociais nos últimos dias a ponto de ficar alguns dias nos trendings topics no Brasil. A publicação acumula até o presente momento 15.565 likes e 2.095 reações de amei.
- O Pontofrio é o dono da segunda publicação mais engajada em relação ao dia dos pais, mas com uma publicação feita no dia do amigo com a participação do famoso chef de cozinha Jacquin. O post foi uma espécie de preparação para o dia dos pais e teve 1.401 likes e 104 reações de amei.
- A publicação do grupo O Boticário falando dos seus kits de dia dos pais e sua ação solidária é o terceiro post mais engajado do nosso top 3. A publicação rendeu 5.784 likes e 578 reações de amei. Porém engajou menos que a publicação acima.