Crise da Amazônia gera engajamento em páginas do agronegócio

Social Analytics

1091 visualizações

Crise da Amazônia gera engajamento em páginas do agronegócio

As páginas relacionadas ao agronegócio foram alvo de engajamento recente em forma de comentários negativos sobre a polêmica das queimadas na Amazônia. 

O Buzzmonitor analisou 100 páginas do Facebook que pautam assuntos ligados ao agronegócio, como Portal Agrolink, CANA Online e Globo Rural, entre outras, com o objetivo de compreender o universo dos consumidores que se engajam com estes canais.

O levantamento observou que, mesmo não abordando diretamente o tema Amazônia nas pautas de conteúdo, as páginas foram alvo de comentários com foco na crise ambiental e política.

Para compreender o impacto do tema nestas páginas comparamos os dados dos últimos 30 dias com as últimas 24 horas. O levantamento foi realizado no último dia 23 de agosto. Confira os resultados:

 

Há uma desconexão entre a pauta das páginas e o engajamento dos visitantes nos últimos 30 dias

Se compararmos os termos mais usados no conteúdo das 100 páginas do agronegócio brasileiras analisadas e os comentários de seus visitantes observamos uma desconexão de temas. Nos últimos 30 dias os termos mais usados pelas páginas foram “Brasil, feira, mercado, produção e setor”.

As recentes polêmicas envolvendo a Amazônia e o governo federal tiveram um grande volume de menções e rapidamente entraram na lista de termos mais usados no período. Nos comentários dos visitantes, vemos “Brasil, parabéns, amazônia, Bolsonaro” como mais citados: uma clara desconexão entre a agenda de conteúdo das páginas e o engajamento dos leitores.

Confira estes dois exemplos, em que matérias sobre pecuária e crise no setor tiveram comentários sobre política.

 

 

 

Termos mais usados pelas páginas | Últimos 30 dias

 

Termos mais usados pelos usuários | Últimos 30 dias

 

 

Amazônia é o termo mais citado nas últimas 24h

É notável como o termo amazônia, fonte de polêmicas na última semana, é o mais usado nas últimas 24h em comentários de leitores, enquanto nem entra na lista de palavras mais usadas pelas publicações das páginas do agronegócio. Os termos "Bolsonaro", "País" e "Presidente" também indicam o foco do engajamento nas discussões dos comentários das páginas. Os temas políticos e da crise não estão presentes nos termos mais usados pelas publicações das páginas.

Termos mais usados pelas páginas | Últimas 24h

 

Termos mais usados pelos usuários | Últimas 24h

 

Evento Fenasucro liderou as principais hashtags nos últimos 30 dias

As hashtags mais utilizadas pelas páginas nos últimos 30 dias foram #Agro, #Tudoeagro e #Portalagrolink. Esta última é sempre utilizada pela página do portal Agrolink, um dos principais noticiosos da área.

Leite e soja foram os únicos produtos a entrar na lista das principais hashtags.

 

Já nas últimas 24h, a hashtag mais usada foi #Fenasucro2019, em referência à Fenasucro e Agrocana, feira internacional de bioenergia realizada em Sertãozinho, SP.

 

 

Milho foi o produto mais presente nos conteúdos das páginas

Os produtos mais citados durante os últimos 30 dias foram: milho, soja, cana, café e carne. Segundo o site Agrolink, a cotação nacional do saco de milho seco em agosto de 2019 está R$ 30,86, 7,02% menor no mesmo mesmo período de 2018.

Já os serviços foram: agricultura, sucroenergético, híbridos e agronegócio.

 

Durante as últimas 24h, entretanto, notamos que os produtos mais citados mudaram. Agora as mais citadas são, respectivamente: soja, milho, carne, cana e café.

 

 

Portal DBO foi a página mais ativa no Facebook nos últimos 30 dias

Entre as páginas mais ativas no Facebook, destacaram-se Portal DBO, Globo Rural e Canal Rural.

 

Maior volume de interações acontece após o expediente e em horário de almoço

Durante os últimos 30 dias, notamos que houve um crescimento na taxa de comentários realizados pelos usuários que acompanham as páginas. O principal pico foi entre os dias 20 e 23 de agosto, data do Fenasucro 2019. Logo, vemos o evento foi uma oportunidade para as marcas terem maior engajamento e mais interações em suas páginas.

 

Já na análise de interações por horário, notamos que há maior volume às 13h e das 19h às 20h.

 

 

Posts de agronegócio com mais comentários nos últimos 30 dias

Os posts que foram mais comentados no período têm em comum o aspecto prático para o trabalhador rural, seja a mudança de medidas de segurança no trabalho, a repercussão internacional do agronegócio nacional ou a previsão que impacta o plantio.

Outro ponto em comum é o tipo de publicação. Os três posts divulgam notícias, não análises, artigos ou entrevistas. Isso indica que o público das páginas de agronegócio tende a se engajar mais com essa forma de conteúdo.

 

O dashboard Social News Agro é atualizado automaticamente em tempo real para contas pagas do Buzzmonitor e pode ajudar a sua marca a analisar o agronegócio!

 

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário