Como funciona o monitoramento de páginas e blogs com RSS?

 

O que é?

RSS, sigla em Inglês de Really Simple Syndication, é uma tecnologia que serve para apresentar e agregar diferentes formatos de conteúdos de sites e blogs que têm atualizações constantes de forma simplificada.

Sites com feeds de RSS oferecem a possibilidade de usuários se inscreverem para receber atualizações sem precisar acessá-los diariamente. O internauta permanece informado e os fornecedores de conteúdo geram mais engajamento em suas publicações.

RSS e o Buzzmonitor

O Buzzmonitor possui um banco de dados com 830 mil fontes de blogs e fóruns que possuem RSS e, se algum destes sites citar uma das palavras-chave que esteja cadastrada em termos de buscas através dos termos booleanos padrão, ela será coletada.

OBS: É necessário cadastrar termos na Lupa para que colete nos sites.

Além da nossa base já existente, ao registrar uma nova marca no Buzzmonitor é possível adicionar novas URLs de feeds de blogs, fóruns e páginas para coleta de dados para os relatórios de monitoramento. Nesta opção, será coletado 100% das interações do site e não somente o que estiver de acordo com o termo.

Com o RSS cadastrado é possível criar triggers e receber alertas destes sites por e-mail sempre que uma novidade é publicada. A coleta de publicações via RSS é importante para o caso de você precisar saber em primeira mão o que sites e páginas estão falando sobre sua marca.

Qualquer site que possua RSS, como o site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo, pode ser monitorado. Cadastrando o RSS da página da Anvisa, rapidamente você terá acesso às publicações disponibilizadas via RSS.

Se sua marca está vivendo um período de crise e eventualmente ela é mencionada na página da Anvisa, em poucos minutos você consegue acompanhar o que foi falado e preparar seu time para acompanhar a situação.

Ressaltamos que é possível cadastrar somente sites que possuem comunicação RSS.

Como coletar informações de RSS no Buzzmonitor?

  • Para cadastrar seus próprios links, vá até Gerenciar projetos, clique na aba de RSS, selecione o tipo de RSS que você deseja monitorar (Blog, Foto, Fórum, etc.) e insira a RSS. Salve suas alterações e pronto! A partir de agora o Buzzmonitor coletará todas as informações que essa página disponibiliza via RSS.

  • Para monitorar as 830 mil fontes de blogs e fóruns que possuem RSS pelo Buzzmonitor, clique em Ver todos os filtros e em Filtros selecione todos os serviços mostrados abaixo. Pronto! As fontes de RSS entrarão no seu monitoramento.

IMPORTANTE! Dependendo do blog há duas URLs a serem adicionadas! Uma de feed de posts e outra do feed de comentários. Isso não é um padrão, pois cada blog funciona de uma forma.

Às vezes apenas uma URL é suficiente para coletar todo o conteúdo do blog, enquanto em outros casos será necessário cadastrar duas URLs para coletar o conteúdo e os comentários, por isso é importante estar atento a este detalhe.

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

 

Como funciona o monitoramento de páginas e blogs com RSS?
Rolar para o topo