Como a sua marca pode causar impacto com uma campanha de Instagram Stories

Monitoramento

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Como a sua marca pode causar impacto com uma campanha de Instagram Stories

Uma pesquisa de janeiro de 2019 da empresa norte-americana Statista mostrou que cerca de 500 milhões de usuários usam os Instagram Stories todos os dias. Um terço deste conteúdo é de empresas. Além disso, 96% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que iriam colocar os Stories em suas estratégias de conteúdo nos próximos 6 meses.

O uso dos Stories é uma grande oportunidade para as marcas que estão presentes no Instagram. Essa funcionalidade é cada vez mais usada pelos usuários, além de ser uma das principais apostas da rede social, que divulga frequentemente novas possibilidades para esse tipo de publicação.

Agora que sabemos dessa necessidade para as marcas, fica a pergunta: como criar uma boa estratégia para Stories?

 

1. Planeje um conteúdo específico para Stories

Os Stories são uma publicação diferente das imagens de seu perfil, e o modo de visualizá-los é diferente do feed normal. Logo, a mesma estratégia de conteúdo pode não funcionar para os dois tipos de posts.

Por isso, é necessário definir o que (e como) a sua marca quer transmitir informação através dos Stories. Como é possível usar os filtros, enquetes, vídeos, gifs e inúmeras possibilidades dos Stories para passar a sua mensagem?

Algumas marcas, como a National Geographic, têm nos Stories uma proposta bem diferente do feed. A empresa coloca notícias e histórias mais pessoais e tocantes sobre meio ambiente e lifestyle, usando o conceito de storytelling, enquanto seus posts normalmente são fotografias da natureza. Essa é uma boa possibilidade se a sua marca produz diversos tipos de conteúdo.

Foto: National Geographic/Instagram

Já a Nasa, por exemplo, tem nos Stories uma proposta mais pessoal e informal, compartilhando com seus seguidores o dia a dia de trabalho, enquanto os posts são mais formais. Essa outra proposta é ideal para empresas que querem se aproximar dos seguidores sem deixar o profissionalismo de seus conteúdos institucionais.

Foto: Nasa/Instagram

 

2. Crie um conteúdo que gere interações

O Instagram permite nos Stories diversos recursos que estimulam a interação dos usuários. Essa função pode ser usada pelas marcas quando querem conhecer melhor seus clientes, divulgar eventos ou demonstrar produtos de forma mais interativa.

Coisas simples como fazer perguntas, pedir interações em transmissões ao vivo ou criar enquetes podem gerar um grande engajamento do seu público.

  • Música: O Instagram liberou recentemente a função Música no Brasil. Com ela, é possível colocar um trecho de música nos Stories. Ao selecionar uma foto ou vídeo, basta colocar o adesivo de música e selecionar a faixa e o trecho escolhido. Se estiver disponível, a letra também aparecerá na tela.

As empresas podem usar essa função para se aproximar de seus clientes, por exemplo, colocando músicas queridas por seu público, ou também adicionar uma trilha sonora que combine com a demonstração de seu produto, criando um conteúdo mais imersivo para os usuários.

Foto: Facebook/Divulgação

  • Enquetes: Fazer breves pesquisas é uma ótima forma de se relacionar com os usuários com um conteúdo interessante e simples. As enquetes permitem às marcas perguntar aos consumidores a opinião sobre um assunto ou produto, despertar o interesse por uma curiosidade ou engajá-los para verem outros conteúdos disponíveis por links na bio.

Foto: Instagram/Divulgação

  • Vídeos ao vivo: As transmissões ao vivo podem ser aproveitadas para o compartilhamento de conteúdos mais explicativos ou eventos promovidos pelas marcas. Essa é uma boa forma de divulgar palestras ou demonstrações, por exemplo. Seguidores, que num primeiro momento não tenham interesse nos vídeos da sua marca, podem assistir um trecho e querer acompanhar os próximos vídeos. Além disso, os próprios comentários nas transmissões podem ser analisados como feedbacks em tempo real para a produção de conteúdos posteriores.

Essa função também pode ser aproveitada para que a marca ganhe autoridade com os seus consumidores, ao transmitir explicações e depoimentos específicos sobre sua área de atuação. Uma empresa de programação, por exemplo, mostra que está "por dentro" das novidades de tecnologia ao fazer uma live em um congresso importante.

Foto: Instagram/Divulgação

 

3. Monitore e obtenha insights do Instagram Stories

A principal forma de compreender o impacto e o sucesso de uma campanha de Instagram Stories é coletando e analisando os dados gerados por ela. Sem levar em consideração as impressões dos usuários atingidos será difícil aperfeiçoar sua estratégia de conteúdo.

Por isso, é necessário definir métricas que são importantes para a sua estratégia. Se o seu objetivo é conhecer seu público, por exemplo, fique atento aos comentários dos usuários e às suas opiniões sobre o conteúdo que está sendo oferecido a eles. Por outro lado, se o objetivo for gerar alcance e divulgar um produto, priorize as métricas de likes, menções e compartilhamentos.

Confira aqui 5 dicas de métricas para estratégias com Instagram Stories

Analisando constantemente suas campanhas, a partir de suas métricas principais, sua marca terá uma base para adequar seus próximos Stories a seus objetivos de marketing de conteúdo.

 

Como monitorar Stories no Buzzmonitor?

Após vincular o Instagram Social CRM à sua conta no Buzzmonitor você poderá começar a monitorar os Stories da sua marca! Veja como configurar o monitoramento.

1. Crie um novo relatório e selecione a opção Ver todos os filtros. Na aba Filtros, deixe ativado apenas o serviço Instagram e selecione o período que você deseja monitorar.

 

2. Role a página para baixo até a opção Somente Instagram. Em Tipo, selecione apenas a opção Stories.

3. Agora vá na aba Fontes. Role a página até encontrar a opção Perfis de Instagram e selecione o perfil (ou os perfis) que você deseja monitorar os Stories. Clique em Aplicar.

 

4. Pronto! Os Stories aparecerão abaixo do gráfico e você poderá ver as impressões daqueles Stories e quantas pessoas foram alcançadas.

  • Impressões: número total de visualizações (um usuário pode ver uma história mais de uma vez);
  • Pessoas alcançadas: os usuários distintos que viram a história.

 

Visualize o alcance total de suas publicações no período

Por enquanto, é possível visualizar no gráfico apenas o alcance total de seus Stories por dia no período selecionado. Por exemplo: nos últimos 7 dias, você poderá visualizar qual foi o alcance total por dia dos Stories postados pelos perfis associados à sua conta.

Importante! Lembre-se que esses dados reunirão as informações de todos os perfis que você deixou ativado em Fontes na parte Perfis de Instagram. Caso você queira visualizar apenas as informações de um perfil, selecione apenas ele nas configurações de seu monitoramento.

1. Crie um novo relatório e selecione a opção Ver todos os filtros. Na aba Variáveis faça a seguinte configuração:

  • Agrupar por: Dia
  • Dimensão: Atributo do Post
  • Atributo do Post: Alcance

Lembre-se de na aba Filtros deixar ativado apenas o serviço de Instagram e o tipo de publicação apenas Stories. É só clicar em Aplicar e pronto! Você visualizará o alcance total de seus Stories por dia no período.

 

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