Transformar milhares de interações em insights estratégicos é um desafio constante para agências que cuidam de marcas com grande presença nas redes sociais – e não era diferente para o Grupo Rái, uma das maiores agências de comunicação integrada do país.
Com o objetivo de tornar os resultados mais eficientes, a partir de agosto de 2023, a equipe de insights da agência passou a utilizar a Buzzmonitor para fazer um monitoramento de redes sociais mais inteligente, otimizar processos e entregar análises mais completas aos seus clientes.
Confira como essa parceria tem feito a diferença no dia a dia do time:
Desafio: categorizar menções das redes sociais
Antes da chegada da Buzzmonitor, o Grupo Rái enfrentava desafios diários relacionados ao monitoramento e organização das interações nas redes sociais de seus clientes. Um dos principais problemas era a falta de um sistema eficiente de tagueamento em massa, o que tornava o processo de categorização das menções extremamente manual e demorado.
Esse tagueamento é extremamente importante para a organização rápida das interações, garantir mais agilidade na análise dos dados e também identificar os tipos de interações para respostas mais rápidas e direcionadas.
Além disso, a antiga plataforma usada pelo Grupo Rái não oferecia recursos avançados de análise e filtragem de dados, dificultando a extração de insights relevantes em ações com alto volume de interações, como lives, promoções e sorteios.
Processo: uso de tags e relatórios automáticos gerados por IA
Para garantir entregas mais eficientes aos clientes, o Grupo Rái passou a contar com três principais funcionalidades na Buzzmonitor:
- Dashboards para construir relatórios mais completos;
- Monitoramento das redes sociais com análises criadas por IA;
- Tags para classificar as interações nas redes sociais.
A cada início de mês, o time monta Dashboards com os dados do mês anterior, analisando a sentimentalização das interações (positiva, neutra ou negativa) e os principais assuntos mencionados. Essa análise permite transformar os dados coletados em insights estratégicos para seus clientes.
Além disso, o AI Insights – ferramenta de IA da Buzzmonitor que gera análises qualitativas instantâneas – passou a ser utilizado para a criação de relatórios rápidos que mostrassem os temas mais citados nas menções, facilitando as análises em situações com grandes números de comentários e mensagens.
E as tags passaram a ser uma ferramenta importante para categorizar tudo o que estava sendo falado – como por exemplo: dúvidas, reclamações, elogios e mais).
Resultado: interações organizadas e maior precisão nos dados
A parceria com a Buzzmonitor trouxe uma nova realidade para o time do Grupo Rái. A maior agilidade no tagueamento em massa e a praticidade dos relatórios automáticos permitiram otimizar a operação e melhorar a entrega para os clientes.
Um exemplo marcante foi durante o lançamento de um brinde por parte de uma marca parceira, que gerou mais de 8.000 interações em um único dia, entre comentários em posts e mensagens diretas no Instagram. O volume poderia representar um gargalo operacional, mas com a Buzzmonitor, a equipe conseguiu rapidamente categorizar as menções e entender os temas mais recorrentes com o suporte do AI Insights da plataforma.
Esse tipo de agilidade permitiu que o time agisse rapidamente, oferecendo um atendimento mais preciso ao público e dados valiosos para a tomada de decisões durante os altos períodos de interações. Hoje, com a Buzzmonitor, o Grupo Rái conta com uma ferramenta potencializada com IA, estratégica e completa para transformar interações em insights.
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