Case Ampla + Buzzmonitor: Insights de Social Listening sobre a jornada de consumo do Carnaval

banner de divulgação do case ampla e buzzmonitor sobre insights de social listening durante o carnaval

Em épocas sazonais como o Carnaval, Black Friday e Dia das Mães, de que forma marcas podem identificar a jornada de consumo e gerar conexões com públicos de diferentes regiões? Como explorar o potencial do  seu negócio em contextos regionais? 

O Social Listening ajuda times de marketing e agências nessa jornada e hoje trouxemos um case real do nosso cliente, a Ampla. Agência mais premiada do Norte/Nordeste.

 

Desafio – Entender os perfis, hábitos e preferências do público no Carnaval

Referência no mercado nacional e com forte expertise em atender grandes marcas de produtos e serviços do Nordeste, a agência Ampla utiliza a Buzzmonitor para centralizar a gestão de redes sociais e atendimento de seus clientes. Sendo assim, a ferramenta é utilizada pelos times de criação, planejamento e também na área de Social Intelligence, liderada por Phelipe Menezes.

Phelipe nos contou que foi do núcleo de insights que surgiu a ideia de produzir estudos de Social Listening com highlights sobre os consumidores do Nordeste, dentre eles um sobre o Carnaval 2023. O material tem um olhar sobre o Carnaval e os hábitos de quem aproveita as festas, traçando um perfil de consumo voltado para cada cidade.

 

“Muita gente acredita que o Nordeste é um só.  O objetivo do estudo é mostrar que cada cidade têm as suas particularidades e por consequência a forma de consumo também é diferente.”

 

Processo – Transformando dados de Social Listening em um retrato sobre os foliões

Após a concepção do projeto, o time de Social Intelligence da Ampla partiu para a prática. Utilizando os módulos de Monitoramento e Trends da Buzzmonitor, foi feito o mapeamento de termos gerais sobre o Carnaval e também de termos regionais. 

O cadastro de gírias e nomes de blocos de cada cidade ajudaram no entendimento da jornada de consumo de cada local, além dos relatórios da localização da Buzzmonitor.

Confira abaixo os números e detalhes desse projeto:

  • Mais de 500 mil menções coletadas no Social Listening sobre o Carnaval e suas hashtags;
  • Monitoramento da expectativa dos foliões para o Carnaval (período dezembro/22 a janeiro/23);
  • Busca retroativa no Buzzmonitor Trends (coleta na base de dados da Buzzmonitor que não desconta no limite mensal) para entender o que foi falado nos Carnavais anteriores. 

 

Resultado – Inteligência de mercado com o Social Listening

Após o tratamento dos dados coletados na Buzzmonitor, o time da Ampla obteve um panorama completo sobre a jornada dos consumidores nordestinos no Carnaval. Uma fonte de dados valiosa para seus clientes e marcas que desejem se comunicar de forma mais assertiva no âmbito regional.

Alguns dos insights descobertos no estudo de Social Listening:

  • Meios de pagamento e meios de transporte mais associados ao Carnaval;
  • O que os foliões desejam vestir no Carnaval e onde querem comprar;
  • Como as pessoa desejam aproveitar o feriado de Carnaval;
  • As expectativas do público para o primeiro Carnaval pós pandemia.
  • Gênero dos usuários: comparação cidades x Brasil

Gráfico de mapeamento da jornada de consumo no carnaval - dividido entre mulheres e homens, de Recife, Salvador e Brasil

  • Temais mais falados sobre vestuário

Gráfico de mapeamento da jornada de consumo com as preferências de compra de roupas, calçados, acessórios e fantasias do público

 

Ficou curioso para mais? Veja aqui na matéria da Propmark os destaques do estudo.

A sua marca ou negócio também podem utilizar o Social Listening da Buzzmonitor para obter insights sobre a jornada de consumo dos consumidores. São diversas opções de filtros e relatórios para você cruzar dados e ir além.

Converse com nossos especialistas e descubra mais.

 

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