Nesta quinta-feira (24), aconteceu o Buzz Summit 2024, a segunda edição do evento assinado pela Buzzmonitor dedicado ao uso da inteligência artificial (IA) no marketing e no relacionamento com o cliente. O dia foi repleto de palestras e debates, onde especialistas exploraram como a tecnologia está transformando as estratégias de comunicação, relacionamento e inovação no mercado.
A abertura foi marcada pela palestra de Bruno Braga, Diretor de Novos Negócios e Marketing da Buzzmonitor, que apresentou um panorama das transformações no uso da IA nas estratégias de marketing desde a última edição do Buzz Summit, realizada em 2023.
Imagem: Bruno Braga, Diretor de Novos Negócios e Mkt da Buzzmonitor, iniciando o evento Buzz Summit.
IA e tendências de mercado
Eder Berenguer, líder de Data Analytics & AI no Google, apresentou as principais tendências da IA no mercado. Ele ressaltou como a tecnologia está transformando os negócios, redefinindo o relacionamento com o consumidor e aprimorando a personalização das campanhas.
Imagem: Eder Berenguer, líder de Data Analytics & AI no Google, em sua palestra no Buzz Summit.
Rande Rodrigues, Solution Architect da Microsoft, conquistou o público e abordou o impacto da IA generativa no mercado de MarTech, que une marketing e tecnologia para automatizar processos. Ele explicou como essa tecnologia inovadora está revolucionando a forma como as marcas interagem com seus públicos e gerenciam suas estratégias.
Imagem: Rande Rodrigues, Solution Architect na Microsoft, após sua palestra no Buzz Summit.
Marketing de influência
Rafaela Lotto, Head Brasil da YOUPIX, enfatizou a relevância dos influenciadores nas estratégias de marketing atuais. Ela destacou como esses profissionais trazem autenticidade às marcas, permitindo assim conexões genuínas com o público. Rafaela também discutiu o poder dos criadores de conteúdo em engajar consumidores e moldar a percepção da marca.
Atendimento ao cliente com IA
No painel “Atendimento: Utilizar IA para criar conexões mais humanizadas é um paradoxo?”, mediado por Thiago Rodrigues, Head de Customer Success da Buzzmonitor, especialistas debateram a aplicação da IA no atendimento ao cliente.
Ao lado dele, Thiago Meireles, da PETZ, e Maria Freitas, da MARISA, mostraram como a IA pode aumentar a eficiência do atendimento sem perder a empatia. Viviane Nobre, da Casas Bahia, também participou, compartilhando suas experiências.
Além disso, Eduardo Vieira, da Meta, apresentou como o WhatsApp pode unir branding e atendimento. Ele destacou a importância de uma experiência integrada para os usuários no WhatsApp e reforçou que essa junção de marca e atendimento é essencial para atendimentos mais personalizados e acolhedores, especialmente quando se trata da compra de produtos e estratégias de upsell, que foram pontos fortes destacados.
Imagem: Michelle Carmo, Mestre de Cerimônias, iniciando o Buzz Summit.
Como se conectar com os consumidores?
No painel “Campanhas que conectam: hiperpersonalização e engajamento”, mediado por Juliana Mendonça, Gerente de Novos Negócios da Buzzmonitor, especialistas discutiram estratégias para se conectar com o público. Gilmar Borbély, Data Director do Publicis Groupe, Bruno Paredes, Diretor de Estratégias e CX da B-young; e Felipe Rivello, Diretor de Digital da FSB Comunicação, também participaram da discussão.
Eles compartilharam insights sobre como estão utilizando a IA para melhorar operações, otimizar o tempo em campanhas e aprimorar a personalização, tanto do criativo quanto das mensagens, além de adaptar ao público-alvo. Também foi enfatizada a importância de ajustar a experiência do cliente para garantir interações autênticas e relevantes.
Social Listening: como entender o público nas redes sociais
Para aprofundar o tema de social listening e IA, o evento teve uma sessão mediada por Breno Soutto, Head de Insights da Buzzmonitor. Ele foi acompanhado por Graziela Ferrari, Head de Operações da Elife, Michele Dovoezem, Global Social Media Manager da Hotmart e Aline Araújo, Gerente Sênior de Inteligência da NEXUS.
Eles examinaram como a IA pode “ouvir” as conversas do público nas redes sociais. Essa abordagem permite que as marcas compreendam melhor as opiniões e tendências do mercado.
Imagem: Painel de Social Listening no Buzz Summit.
Outro ponto alto foi a participação de Mariana Zequeto, Head de Marketing de Produto, e Nataly Campos, Head de Social Media, ambas da Boca Rosa. Além disso, elas explicaram como insights do social listening são fundamentais para desenvolver produtos que atendem, assim, às expectativas do público.
Natália Dezotti, especialista em Marketing do Itaú, encerrou o evento com um caso prático de visual listening. Ela mostrou como a análise de imagens em festivais ajudou o banco a avaliar sua presença, melhorando, assim, as campanhas futuras. Esse exemplo destacou, portanto, o poder do social listening aplicado ao visual listening na construção de estratégias de marketing mais alinhadas com o comportamento do consumidor.
O Buzz Summit 2024 trouxe insights valiosos sobre o futuro do marketing e o papel da IA nesse contexto. Para ficar por dentro dos próximos eventos, siga a Buzzmonitor nas redes sociais!