Batalha de Páginas: Chevrolet, Fiat e Volkswagen


 

Monitoramos a presença das marcas Chevrolet, Fiat e Volkswagen no Facebook (Brasil) durante os meses de fevereiro e março para descobrir qual delas possui a melhor performance. Também coletamos alguns dados no monitoramento sobre quem menciona estas marcas no Twitter.

Para isso, utilizamos os módulos Monitoring e Social Analytics, do Buzzmonitor. Conheça como a estratégia de cada uma destas marcas são refletidas nos dados que analisamos.

 

Perfil dos fãs: usuários do sexo feminino falam mais sobre Chevrolet, usuários do sexo masculino falam mais sobre Volkswagen

Chevrolet
Usuários do Twitter que falaram sobre Chevrolet são, em sua maioria, do sexo masculino (59,4%). Porém é a marca de veículos que possui a maior parcela de citações de consumidoras (40,%). Utilizam o Twitter para Android (58%) e são jornalistas, fotógrafos, professores e escritores.

Fiat
Usuários do Twitter que falaram sobre Fiat são, em sua maioria, do sexo masculino (67,6%). que utilizam o Twitter para Android (67%) – apenas 33% utiliza o Twitter para iPhone. São jornalistas, fotógrafos, escritores e músicos. Professores, produtores e publicitários também foram encontrados.

Volkswagen
Apenas 15,8% do público que fala sobre Volkswagen no Twitter é do sexo feminino. Seu publico é majoritariamente masculino (84,2%), que utiliza mais o aplicativo Twitter para Android (59%) do que o Twitter for iPhone (41%). Foram identificados como fotógrafos, professores, médicos e músicos. Outras profissões, como jornalistas, diretores, escritores e editores, também foram encontradas.

 

Social Analytics

Engajamento: Fiat obteve maior engajamento no período monitorado.

No dia 11 de março, a Chevrolet fez um post sobre o festival de música Lollapalooza, alcançando, assim, seu maior pico de engajamento durante o período monitorado. Isso explica a queda brusca durante os próximos dias de 0.746% na taxa de engajamento.

 

As páginas da Fiat e Volkswagen permaneceram com a taxa de engajamento estável, sem grandes picos ou reduções.

 

Novos Fãs: Chevrolet teve maior crescimento proporcional de fãs.

A página da Chevrolet teve o crescimento proporcional de fãs mais expressivo dentre as três páginas monitoradas. Embora tenha conseguido pouco mais de 55 mil novos fãs, o crescimento para a página foi de 2.2%, enquanto que para a Volkswagen e Fiat foi de 0.9% e 1.89%, respectivamente.

 

Interações: Fiat é a página com maior número de interações.

A página da Fiat foi a que mais cresceu no número de interações durante fevereiro e março. Porém, devemos lembrar que a Volkswagen obteve o maior crescimento proporcional em todas as métricas (likes, comments e shares). Isso pode ser explicado pelo número de pessoas que curtem a página da montadora alemã – mais de 25 milhões de curtidas, quase 4 vezes o número de curtidas da página da Fiat.

A montadora americana Chevrolet foi a única que apresentou redução em likes e comments

 

Confira o estudo completo!

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