99Taxis, Easy Taxi e Uber: qual obteve a melhor performance nas redes sociais? Durante o mês de junho, monitoramos as fanpages de aplicativos da mesma categoria (mobilidade), além de coletar dados sobre os usuários do Twitter que mencionaram os apps.
Utilizamos os módulos Monitoring e Social Analytics, do Buzzmonitor, para entender como a estratégia de cada aplicativo é refletida nos dados analisados.
Perfil dos fãs: Público que fala sobre aplicativos de mobilidade no Twitter é, em sua maioria, masculino, porém Uber foi o mais citado por usuários do sexo feminino.
Easy Taxi
Dos usuários do Twitter que citaram o aplicativo Easy Taxi, 62% são homens, enquanto 38% foram identificados como mulheres. Desse público, 57% utilizam iOS enquanto 43% preferem Android. São profissionais das áreas de tecnologia e comunicação.
Uber
Uber possui o maior equilíbrio entre o público que citou seu aplicativo. 56% foram identificados como homens e 43% como mulheres. Desse público, 51% utilizam iOS enquanto 49% prefere Android. Jornalistas, estudantes, designers e advogados aparecem em maior escala entre as bios desses usuários.
99Taxis
A quantidade de usuários do Twitter que mencionou o aplicativo 99Taxis foi insuficiente para análise de sexo precisa, porém notamos que 55% dos usuários que citaram o aplicativo utilizam mais dispositivos iOS e 45% Android. Jornalistas, atores e estudantes são as principais ocupações encontradas entre as bios desses usuários.
Social Analytics
Engajamento: 99Taxis manteve a maior taxa de engajamento com seus fãs.
No dia 25 de junho a 99Taxis fez um post sobre o desconto de 10% que os usuários teriam ao cadastrar a conta do PayPal ou o cartão de crédito no aplicativo. A página do app alcançou um total de 5.759% na taxa de engajamento – a maior dentre as três páginas monitoradas. Já as páginas dos aplicativos Easy Taxi e Uber sofreram uma queda na taxa de engajamento, 0.014% e 0.054%, respectivamente.
Crescimento de fãs: Uber apresentou o maior crescimento de novos fãs em junho.
A página do aplicativo Uber possui a maior base de fãs (5.176.685) e foi a que recebeu o maior número de novos fãs durante o período monitorado, seguida pela página do Easy Taxi, que possui a segunda maior base de fãs (1.463.974). Entretanto, a segunda página a ter o maior crescimento proporcional foi a do aplicativo 99Taxis, que possui menos fãs (191.728).
Interações: 99Taxis teve maior índice de interações dentre as páginas monitoradas.
Durante o período monitorado a página do aplicativo 99Taxis foi a única que obteve crescimento no número total de interações, apenas com redução de 3.45% no total de comentários em sua página. Apresentou crescimento de 63% no total de curtidas e 18% no total de compartilhamentos.
Já as páginas dos aplicativos Easy Taxi e Uber sofreram queda no total de interações. Uber teve redução de 30% no total de curtidas, 10% no total de comentário e 35% no total de compartilhamentos (a maior queda dentre as três páginas em conteúdo compartilhado). Easy Taxi apresentou redução de 64% no total de curtidas (a maior dentre as três páginas), 40% no total de comentários e 29% no total de compartilhamentos.
Confira o estudo completo!