Batalha de Instagram: o que um comparativo do Analytics dos perfis “Quem disse, Berenice?” e “Vult Cosmética” nos revela?


Durante 15 dias (1º de fevereiro a 15 de fevereiro) monitoramos os perfis no Instagram das marcas de cosméticos “Quem disse, Berenice?” e “Vult Cosmética”, ambas com grande adesão pelo público no Brasil.

O perfil da Quem disse, Berenice? tem (até o momento dessa publicação) 1.024 posts e conta com 2.5 milhões de seguidores.

Já o perfil da Vult Cosmética tem (até o momento dessa publicação) 2.800 posts e 2.4 milhões de seguidores.

Confira os resultados dessa batalha!

 

Crescimento de Seguidores: “Vult Cosmética” tem crescimento de 8K seguidores no período, contra 6K da concorrente

Essa métrica mostra o crescimento de seguidores novos por dia do período selecionado.

Durante o período monitorado, a “Vult Cosmética” teve maior mudança na quantidade de seguidores, com 2K a mais do que a “Quem disse, Berenice?” apesar de ter aproximadamente 200 mil seguidores a menos do que a concorrente. Porém, a marca teve um pico de seguidores no dia 01/02, o que pode ser resultado de divulgação de campanhas, por exemplo.

 

Número de Publicações: “Vult Cosmética” publica três vezes mais que “Quem disse, Berenice?”

Essa métrica mostra o número de publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

Em relação a conteúdo, a “Vult Cosmética” sai à frente, com 25 publicações feitas no período monitorado, contra apenas 8 publicações da “Quem disse, Berenice?” no mesmo período. Esses dados mostram a importância de acompanhar o que sua concorrente faz na rede social, pois com uma média de publicações diárias maior, a “Vult Cosmética” aparece mais vezes no feed de potenciais consumidores do que sua concorrente.

 

Distribuição de Tipos de Publicações de Perfil por Data: “Vult Cosmética” é campeã na publicação de vídeos, concorrente tem defasagem de conteúdo

Essa métrica mostra o número de publicações realizadas no período selecionado agrupados pelo tipo de publicação e também agrupadas por dia.

Durante o período monitorado, a “Vult Cosmética” publicou muito mais vídeos do que sua concorrente. É possível observar também que ela realiza publicações praticamente todos os dias, enquanto a “Quem disse, Berenice?” chega a passar dois dias sem publicar conteúdo algum. É aquele velho ditado: “Quem não é visto não é lembrado”, então é fundamental publicar imagens/vídeos com frequência para que seu público lembre de você!

 

Top Posts: inspiração da “Vult Cosmética” gera mais que o dobro de engajamento

Essa métrica mostra em um só lugar a lista dos principais posts da marca no período. Eles são ordenados por ordem descendente de acordo com o número de interações.

O Top Post da “Vult Cosmética” foi publicado no dia 07 de fevereiro às 9h, enquanto o Top Post da “Quem disse, Berenice?” foi publicado no dia 02 de fevereiro também às 9h. O post da “Vult Cosmética” teve mais interações e mais curtidas do que a concorrente, provavelmente por mostrar uma inspiração de unha que pode ser feita pelas suas clientes. Já o Top Post da sua concorrente fala sobre brilhos para o Carnaval, motivo para estar entre o principal post da marca no período.

 

Confira o Top Post da “Vult Cosmética”:

Clique na imagem para acessar o post

 

Confira o Top Post da “Quem disse, Berenice?”:

Clique na imagem para acessar o post

 

Engajamento: “Vult Cosmética” engaja cinco vezes mais no período

Essa métrica mostra o número de engajamento em todas as publicações em cada dia do período selecionado.

Durante o período que fizemos o monitoramento, “Vult Cosmética” apresentou maior média de engajamento, com um pico no dia 07, mesmo dia em que foi publicado seu post principal. O mesmo cenário ocorre com “Quem disse, Berenice?”, que teve um pico no dia 02, dia em que foi publicado seu Top Post.

 

Interações: “Vult Cosmética” gerou 119K mais interações no período do que a concorrente

Essa métrica mostra o número de interações em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

A “Vult Cosmética” dispara em relação à “Quem disse, Berenice?” nas interações realizadas período monitorado. Ao todo, foram feitas 165 mil interações pela marca, enquanto a sua concorrente realizou “apenas” 46 mil.

Além disso, a “Vult Cosmética” também apresentou um pico de interações no dia 07 de fevereiro, o que refletiu no pico de engajamento.

Vale lembrar que o Top Post da “Vult Cosmética” foi feito no dia 07 às 9h, mesmo dia de todos esses picos que temos observado.

 

Conclusão

A “Vult Cosmética” é a marca vencedora, tendo vantagem na maioria das métricas. Apesar de ter uma quantidade um pouco menor de seguidores, a marca gerou mais engajamento, realizou mais interações, fez mais publicações no período e teve maior mudança em relação ao número de seguidores.

A maior lição para as marcas é: é preciso ser visto para ser lembrado! Quanto mais publicações, maior serão suas métricas e, por consequência, maior será seu alcance!

 

Como fazer uma batalha entre perfis do Instagram

1. Em Marcas, cadastre os perfis das marcas que você deseja monitorar na marca de cada um dos concorrentes, respectivamente.

2. Depois, vá até o Analytics Pro, selecione o ícone do Instagram, selecione o primeiro perfil, clique em Comparar, selecione o segundo perfil e depois personalize o período que você deseja monitorar.

 

3. Pronto! Agora todos os dados que você precisa estarão à sua disposição no Analytics Pro!

 

Faça você mesmo uma batalha entre dois perfis do Instagram com o Buzzmonitor

 

Última atualização: 26/02/2018

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