Você sabe o que é uma HealthTech?
HealthTech é um tipo de startup que une a tecnologia com a saúde para resolver problemas do setor em qualquer lugar. Sua função é otimizar os serviços de saúde de um jeito inovador.
De acordo com um estudo feito pelo Distrito em 2020, a região Sudeste do Brasil concentra mais de 60% das healthtechs. Em seguida vem a região Sul, com 23,7% delas, a região Nordeste com 7,6%, a região Centro Oeste com 4,2% e por último a região Norte com 0,6% de presença das startups.
Este estudo também revelou que as Healthtechs são uma ótima fonte de geração de empregos. Elas empregam quase 10 mil pessoas distribuídas em diferentes setores.
Agora, para entender melhor como esse tipo de startup performa no Instagram, selecionamos a Dr. Consulta e a Labi Exames para fazer uma batalha de dados analíticos com a ajuda do Buzzmonitor Analytics Instagram.
Período analisado: 10 a 23 de março
Confira a batalha:
1 – Aba Seguidores – Dr.Consulta tem 15 mil seguidores a mais que a Labi Exames
A métrica de seguidores do Analytics Pro Buzzmonitor nos mostra três informações interessantes sobre os perfis. São elas Máximo de Seguidores; Crescimento Total de Seguidores e Mudança Média de Seguidores por Dia no período de análise.
*Os dados citados são públicos, por isso conseguimos visualizá-los.
Em relação ao número máximo de seguidores durante os 14 dias analisados (10 a 23 de março), a Labi Exames atingiu a marca de 13.823 seguidores no Instagram. Já o Dr.Consulta finalizou o mesmo período com 28.924.
O crescimento total de seguidores e a mudança média por dia são bem similares entre as duas marcas. A Labi Exames teve o crescimento de 189 seguidores, com média de 13,5 por dia e o Dr.Consulta aumentou 202 seguidores (média de 14,43 por dia).
O gráfico abaixo mostra esse crescimento:
2 – Aba Conteúdo – Dr.Consulta publicou menos, mas engajou mais
A aba conteúdo permite a visualização do Número de publicações, os Tipos de publicações e os Top posts.
Analisar esse tipo de insight ajuda a entender com qual frequência o perfil faz publicações, quais tipos de mídias são investidos e quais foram os posts mais engajados com o público.
Número de publicações
Como vimos na métrica anterior, o Dr.Consulta tem mais seguidores que a Labi Exame. Porém, nesta métrica, vemos que a frequência de posts da Dr.Consulta foi muito baixa em comparação com a Labi Exames no período dos 14 dias analisados.
Posts publicados:
Dr.Consulta | 4 posts (média de 0,29 por dia) |
Labi Exames | 10 posts (média de 0,71 por dia) |
Tipos de publicações
Os tipos de publicações incluem quais foram as mídias usadas no conteúdo de cada HealthTech.
Podemos ver aqui no gráfico que a Dr.Consulta publicou 2 vídeos e 2 imagens e a Labi Exames não variou nos formatos de mídia, publicando apenas fotos.
Top posts
Vamos ver quais foram os 4 posts que mais engajaram de cada página:
Dr.Consulta
Antes de analisarmos individualmente cada post, é possível perceber uma identidade visual marcante da página. Todos os posts tem uma característica parecida como a fonte, os tons na base branca e azul e as informações transmitidas de forma direta, o que faz toda a diferença para o segmento de saúde.
Essa sensação de tranquilidade causada pelo azul e branco é importante para que o post não fique pesado, trazendo um ar mais cuidadoso para quem acompanha as publicações.
Se a sua marca tem esse toque mais leve, vale investir em tons mais frios.
Análise individual:
Post 1 – A publicação foi sobre o Dia Internacional da Mulher, divulgando uma parceria com a Associação Fala Mulher e Utopiar na luta contra a violência doméstica. Com 143 interações, o post reinterpreta um ditado popular, para alertar sobre a importância de denunciar a violência doméstica.
Post 2 – Nessa publicação, o Dr Consulta divulgou a continuidade dos seus serviços, mesmo diante das medidas restritivas do governo em relação ao COVID-19.
No post, que teve 69 interações, o destaque da palavra “INFORME” chama a atenção para a informação. É muito interessante destacar palavras-chave pois o tema fica mais claro para o seu público e o desenvolvimento pode ser feito na legenda da imagem.
Post 3 – Esse post é relacionado a um momento importante que estamos vivendo, que é a etapa de vacinação contra a COVID-19. Com 50 interações, a publicação em formato carrossel expôs mitos e verdades da vacina CoronaVac (aprovada pela ANVISA).
O estilo carrossel é muito indicado para compartilhar mais de uma informação, de modo que cada dado fique num card. Assim fica tudo separadinho e mais fácil de entender para os seus seguidores.
Post 4 – Por último, a publicação foi feita em outro formato de mídia: o vídeo. Além do formato carrossel, fazer vídeos com informações é interessante para o público, pois assim ele consome a informação de modo rápido e sem precisar ser direcionado a outro lugar.
Nesse caso, o vídeo fala sobre 6 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama e teve 41 interações.
Labi Exames
Assim como vimos no caso da Dr.Consulta, a Labi Exames também conta com uma identidade visual. As cores usadas pela healthtech são o roxo, branco e amarelo. Ter uma identidade visual faz o usuário lembrar da sua marca só de ver um post característico.
Análise individual:
Post 1 – O post mais engajado também foi sobre o Dia Internacional da Mulher, mas com outro foco. A marca abordou a importância dos exames feitos para analisar a saúde da mulher e também sobre um check-up de mulheres Trans.
Com 58 interações, a imagem retrata uma mulher e a legenda super inclusiva dizendo “dia de todas as mulheres”. É extremamente importante lidar com a inclusão da diversidade, assim todos se sentem representados.
Post 2 – A publicação é sobre um exame de anticorpos que detecta (após a vacinação) se o seu corpo está imunizado ou não. A imagem teve 49 interações e sua linguagem foi bem direta.
Percebemos bem a presença da identidade visual.
Post 3 – A healthtech falou sobre a antecipação da imunização da Vacina da Gripe Tetravalente. O post teve 48 interações e a informação no card é super simples e objetiva. Posts com pouco texto podem gerar mais impacto.
Post 4 – Em quarto lugar, apareceu novamente o tema do teste de anticorpos após a segunda dose da vacina da COVID-19.
Um elemento interessante usado pela marca são as tags relacionadas ao tema, logo abaixo do título.
2 – Aba Engajamento – Labi Exames teve mais engajamento e interações
A aba engajamento permite a visualização tanto do engajamento quanto das interações. Esses dados nos ajudam a analisar se as publicações feitas estão gerando um bom retorno dos seguidores.
Engajamento
Dr.Consulta teve -15,73% de crescimento do engajamento, uma média de 0,59.
Labi Exames teve 11,74% de crescimento com média de 1,85.
Como podemos ver, o crescimento de engajamento da Dr.Consulta foi negativo. O índice é calculado pela diferença proporcional entre o engajamento total do período em questão com o engajamento do período anterior.
Ou seja, a healthtech não teve um bom engajamento no período que analisamos.
Interações
Além do maior engajamento, a Labi exames também teve mais interações nos posts do período.
Dr.Consulta | 241 interações (média de 17,2 por dia) |
Labi Exames | 358 interações (média de 25,6 por dia) |
O que podemos concluir com essa batalha:
É possível concluir que a Dr.Consulta não focou apenas em COVID-19. Ela também fez posts sobre outros temas relevantes para a sociedade como, por exemplo, a violência doméstica e o câncer de mama. Já a Labi Exames abordou bastante o tema da COVID-19, falando sobre as vacinas e sobre exames de anticorpos.
A comunicação das duas marcas é voltada para informações objetivas no post e sempre relacionadas a algum link. Outro ponto é que mesmo com menos seguidores a Labi teve uma performance melhor e isso pode ser relacionado ao tema de suas publicações que foram voltadas para soluções da pandemia.
Compare métricas e saiba mais sobre o Buzzmonitor Analytics Pro em: https://buzzmonitor.com.br/analytics/
Até a próxima batalha <3