Batalha de Canais Buzzmonitor | Quem ganha nas métricas do YouTube: Adidas ou Nike?

Durante 30 dias (6 de outubro a 6 de novembro) monitoramos os canais globais do YouTube das marcas Adidas e Nike.

O canal da Adidas tem, até o momento desta publicação, 851K inscritos.

Já canal da Nike tem, até o momento desta publicação, 872K inscritos.

Confira os resultados dessa batalha!

Nike supera Adidas em total de assinantes e mudança no número de inscritos no período

Esta métrica permite ao analista acompanhar o número total de assinantes no canal da marca e sua evolução por dia, mostrando em quais períodos a marca mais cresceu.

Ao longo dos 30 dias monitorados, a Nike teve uma mudança total de 14K assinantes, contra apenas 5K da Adidas. A média da Nike foi de 427 inscritos por dia, enquanto a concorrente ficou em apenas 159.

Interessante notar que no dia 22/10 houve um pico de novos inscritos ao canal da Nike, dois dias depois do lançamento do vídeo “LeBron James – I Believe”, o principal vídeo da marca no período, como você observará no próximo tópico.

Principal vídeo da Nike no período supera o top vídeo da Adidas em todas as métricas

Essa métrica apresenta em um só lugar a lista dos principais vídeos da marca no período. Eles são ordenados por ordem descendente de acordo com o número de interações.

Esses dados mostram como os vídeos da Nike engajam mais. Enquanto o principal vídeo da Adidas, publicado no dia 11 de outubro, alcançou 788K interações e visualizações, o vídeo da Nike, postado no dia 20 de outubro (9 dias depois) chegou a 7 milhões de interações e visualizações.

Enquanto o vídeo da Nike impactou diretamente o número de inscritos no canal, a publicação da Adidas não surtiu o mesmo efeito.

Confira o vídeo da Adidas!

Confira o vídeo da Nike!

Apenas Nike teve crescimento de visualizações no período

Essa métrica ajuda o gestor da marca a analisar o número de novas visualizações em cada dia do período selecionado. Tem vídeo novo no ar, como saber se ele está trazendo mais visualizações para o canal? Com essa métrica é possível.

Enquanto a marca alcançou mais de 289% de crescimento de visualizações, a concorrente perdeu views, com uma taxa de – 738.9%. O total de visualizações da Nike também foi maior: 206M contra 146M da concorrente.

Por coincidência, ambas as marcas tiveram um pico de interações no dia 27/10, mas não há relação com o lançamento de novos vídeos, pois nenhuma delas fez publicações neste dia.

Engajamento da Adidas também foi negativo

Essa métrica permite ao analista comparar o engajamento atual ao engajamento do período passado, para assim extrair insights sobre a estratégia da marca nas redes sociais.

Com um crescimento de engajamento de – 2.4823%, a marca fica atrás da concorrente Nike, a qual desponta com 3.6025%. A média a Nike também supera a da Adidas, com 81.2219% contra apenas 28.0531% da concorrente.

Interações estão diretamente relacionadas ao engajamento e, por isso, Nike ganha nesse quesito também

Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

No período monitorado, a Nike teve 60 milhões de interações a mais, refletindo na alta taxa de engajamento da marca também.

A produção de vídeos com conteúdos relevantes é a chave para que os internautas sejam estimulados a interagirem com eles, aumentando as chances das campanhas viralizarem.

Conclusão

A Nike é a marca vencedora, tendo vantagem em todas as métricas: ganhou mais assinantes no período, o principal vídeo engajou mais, teve maior crescimento de visualizações e teve mais interações.

Uma hipótese para essa vitória em todas as métricas é o fato de que a Nike está, desde setembro, repercutindo na mídia por conta do lançamento do vídeo “Dream Crazy”, como analisamos neste post aqui.

Desde então, as pessoas estão acompanhando de perto novas publicações da marca e, por consequência, gerando mais engajamento para a mesma.

Confira o vídeo!

Como fazer uma batalha entre canais do YouTube usando o Buzzmonitor

1. Em Gerenciar Projetos, cadastre os canais das empresas que você deseja monitorar no projeto de cada um dos concorrentes, respectivamente.

2. Depois, vá até o Analytics Pro, clique no ícone do YouTube, selecione o primeiro perfil, clique em Comparar, selecione o segundo perfil e depois personalize o período.

3. Pronto! Agora todos os dados estarão à sua disposição no Analytics Pro! Fácil, não?

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Última atualização: 07/11/2018

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