Entre os dias 26 de abril e 05 de maio, monitoramos as páginas brasileiras Nissan e Hyundai no Facebook, com o intuito de compreender a reação do público às campanhas das marcas na rede social. Foram analisados mais de 800 comentários, replies e hashtags nos posts patrocinados.
Este monitoramento foi feito através do módulo de Monitoramento (Listening) do Buzzmonitor.
CAMPANHAS
A Hyundai publicou um vídeo no dia 26 sobre o novo HB20 1.0 Turbo. A campanha obteve quase 11 mil curtidas, mais de 900 compartilhamentos e mais de 300 comentários.
Hashtags mais utilizadas por quem fala de Hyundai: #hyundaimotorbrasil, #hyundai e #chateado.
Clique na imagem para visualizar a campanha no Facebook.
A Nissan publicou um vídeo no dia 28 de abril voltado para os fanáticos pela marca (ou Top Fãs), que foram conhecer a fábrica da marca no Rio de Janeiro. A campanha, compartilhada 577 vezes, obteve menos da metade de curtidas do que a concorrente.
Hashtags mais utilizadas por quem fala de Nissan: #quemseatreve, #valeunissan e #timenissan.
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Top Termos
Os termos mais utilizados por quem fala de Hyundai são: Carro, Turbo, HB20, 1.0 e Lindo.
73% dos comentários mencionando “carro” são positivos e ou são de clientes ou de pessoas que expressam o desejo de ser. Já as menções ao termo “turbo” foram 44% positivas e 44% negativas – são, respectivamente, usuários satisfeitos com o novo HB20 e usuários que criticam o carro por ser 1.0. Porém, 100% dos comentários onde aparece somente o termo “HB20” são positivos.
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Os principais termos utilizados por quem fala de Nissan são: Nissan, Carro, Versa, March e Sentra.
92% dos comentários sobre “Nissan” são positivos e foram feitos por fãs da marca satisfeitos com seus veículos. O termo “carro” obteve 91% dos comentários positivos, mas a parcela negativa reclamou, em sua maioria, sobre o atendimento.
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Conclusão
A campanha da Nissan recebeu mais comentários e depoimentos de clientes satisfeitos, no entanto, a publicação da Hyundai sobre o novo HB20 engajou mais seus fãs no Facebook.
Quando seu cliente lançar uma campanha, você pode rastrear o que os consumidores da marca (fãs ou não da página) estão falando a respeito. Veja como criar esse tipo de report com o Buzzmonitor.