Monitoramos as duas séries, uma da TV e outra do cinema, com o Buzzmonitor e descobrimos qual delas é a mais comentada nas redes sociais.
No dia 14 de Abril, o primeiro episódio da oitava temporada da série Game of Thrones quebrou todos os recordes, com 17.4 milhões de espectadores via streaming. Na semana seguinte, outro grande sucesso estreou nos cinemas: Vingadores: Ultimato, que já ultrapassou o recorde de Star Wars: The Force Awakens na pré-venda de ingressos.
Usamos o Buzzmonitor para monitorar todas as menções em português às duas marcas no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, e descobrimos alguns resultados interessantes.
Marca mais mencionada e com maior alcance
A estreia da série “Game of Thrones” no dia 14/04 foi quando a marca teve o maior pico de menções no período analisado, 138.701 menções. No total, de 22/03 a 22/04 a marca foi mencionada 616.153 vezes nas redes sociais em Português, e os conteúdos produzidos tiveram alcance de mais de um bilhão e meio de usuários (1.698.216.653).
“Vingadores: Ultimato”, mesmo antes de sua estreia, teve buzz um pouco mais alto que a série no mesmo período. Foram 622.385 menções com um pico registrado no dia 16/04, quando apareceu um spoiler online e os diretores do filme escreveram uma carta aberta aos fãs para não o espalharem. A hashtag #dontspoiltheendgame viralizou e foi utilizada 64.746 vezes no Twitter e Instagram.
Porém, apesar de ter ganho a guerra do buzz no número de menções, os conteúdos produzidos sobre “Vingadores” tiveram alcance menor que os da série da HBO, 1,054,868,320 de utilizadores.
Interação por rede social
58% das menções a “Game of Thrones” aconteceu no Twitter (351.648), 35% no Instagram (210.050) e apenas 7% no Facebook* (44.047). Já em relação a “Vingadores: Ultimato”, o Instagram e o Twitter aparecem empatados como as redes com mais menções, 38% cada. No Facebook, porém, o filme teve uma porcentagem de menções bem maior que a série da HBO: 24% (148.973).
Podemos dizer que “Vingadores” ganhou a guerra do buzz no Facebook e no Twitter, mas no Instagram a vitória ficou com “Game of Thrones”. Em ambos os casos, vemos uma tendência forte dos fãs comentarem sobre as marcas no Twitter.
Interações por Rede Social às marcas “Guerra dos Tronos” e “Vingadores” no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube de 22/03 a 22/04.
*Como a API do Facebook não permite monitorar perfis pessoais, estes números referem-se apenas às menções à série feitas em páginas públicas do Facebook.
Tópicos e conteúdos mais populares
Sobre a série Game of Thrones, os tópicos mais comentados, além da expectativa pela estreia da temporada, foram a famosa frase “winter is coming” (o inverno chegando), a personagem Jon Snow, a temática feminista com personagens como Brienne, Sansa e Arya, e diversos memes que usam a imagem do trono de espadas. O top post foi do influenciador brasileiro “Hugo Gloss” com bebês sentados em mini-tronos de espadas.
Já sobre Vingadores, o assunto do momento foi a publicação dos spoilers e a carta aberta dos diretores iniciando a campanha #DontSpoilTheEndgame. Além disso, os temas mais comentados foram especulações sobre como a história deve terminar, e os personagens mais mencionados foram o Thanos, o Thor e o Tony Stark. O top post foi uma publicação do perfil de notícias “O Povo Online” sobre a campanha #DontSpoilTheEndgame.
Em relação aos conteúdos publicados pelas próprias marcas, Vingadores:Ultimato ganhou com grande vantagem a guerra do buzz no Facebook. Com uma foto do Tony Stark, a Marvel Studios conseguiu o seu top post no Facebook com 359.000 interações. A HBO, por sua vez, promoveu uma série de vídeos com backstories dos personagens de Game of Thrones. O seu top post foi o da personagem Daenerys, que teve 18.000 interações.
TOP posts das marcas “Guerra dos Tronos” e “Vingadores” no Facebook de 22/03 a 22/04.
Sentimento
Os comentários sobre Game of Thrones foram em sua maioria positivos (64%), entre eles elogios ao personagem Jaime Lannister e a diversas personagens femininas em posição de liderança, como Arya, Sansa, Daenerys e Cersei. Por outro lado, a série teve também 30% de mensagens negativas, muitas delas de fãs irritados com a HBO Go por ter saído do ar no horário da estreia e outras de pessoas que não assistem e não aguentam mais ouvir falar sobre a série.
Vingadores: Ultimato ganhou esta etapa da guerra do buzz, após ter 80% de menções positivas no período, quase todas elas de fãs animados com a estreia do filme. Apenas 11% dos comentários foram negativos, feitos por usuários irritados por verem conteúdos sobre o filme frequentemente em sua timeline.
Conclusão
Com base na pesquisa feita com as menções às marcas em português, vimos que “Game of Thrones” teve um buzz crescente ao longo da última temporada da série. Já “Vingadores: Ultimato” ainda teve um buzz maior e mais engajamento nos conteúdos compartilhados nas suas redes sociais. Além disso, o sentimento geral é muito mais positivo em relação ao filme da Marvel do que em relação à série da HBO.
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