No Facebook é possível mensurar o engajamento das publicações acompanhando como os internautas interagem com cada post. Desta forma, quanto maior a participação de consumidores em um post maior será o engajamento.
O cálculo do engajamento é feito por meio das interações. Todas irão influenciar a Taxa de Engajamento (participação dos usuários nos posts) e o número final de Talking About (todas as histórias que envolvem sua página dentro ou fora do Facebook).
OBS: interações no Facebook são reações (curtida, “amei”, “haha”, “wow”, “raiva” e “triste”) + comentários + compartilhamentos.
Com a dimensão Atributo de Post na parte de Variáveis na edição de relatórios é possível mensurar o engajamento por meio de uma série de métricas que podem ser escolhidas durante a elaboração do relatório.
Ao editar o relatório, o analista poderá selecionar a dimensão Atributo de Post e os seguintes atributos:
- Alcance
- Clicks
- Comentários
- Compartilhamentos
- Curtidas
- Despesas
- Engajamento por Impressão do Post
- Reactions (disponíveis apenas para CRM, ou seja, quem administra a página do Facebook)
- Soma de Interações
Esta dimensão possibilita a criação de novos gráficos de acordo com o agrupamento selecionado (Dia, Semana, Mês, Usuário, etc).
OBS: para os relatórios mostrados abaixo usamos como período padrão os últimos 30 dias, mas esse valor pode ser alterado de acordo com sua demanda (período personalizado, últimas 24 horas, últimos 7 dias, etc.).
Confira algumas possibilidades de relatórios que deixarão seu monitoramento mais eficaz!
1. Quantidade de comentários por dia
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Dia
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Comentários
Com este relatório é possível acompanhar os dias com picos de comentários e também quando uma determinada publicação teve pouco buzz.
2. Alcance por dia da semana
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Dia da semana
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Alcance
Com este relatório é possível acompanhar os dias da semana em que as publicações tiveram maior alcance e entender quais dias são estratégicos para gerar mais engajamento.
3. Quantidade de reactions por dia
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Dia
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Reactions
Com esta métrica é possível visualizar quais os dias com mais “Likes”, “Amei”, “Haha”, “Wow”, “Triste” ou “Grr”. Um dado importante para o monitoramento de um post que repercutiu negativamente no Facebook, por exemplo.
É importante lembrar que as Reactions estão disponíveis apenas para CRM, ou seja, para contas em que você é administrador.
4. Quantidade de compartilhamentos por semana
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Semana
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Compartilhamentos
Com este relatório o analista poderá acompanhar em quais semanas as publicações foram mais compartilhadas e em quais o buzz foi pequeno ou nulo. Desta forma será mais fácil ter insights sobre melhorias que precisam ser feitas e o que pode apenas ser impulsionado novamente.
5. Quantidade de curtidas por mês
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Mês
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Curtidas
Este relatório é importante para entender porque em alguns meses as publicações foram mais curtidas e em outros não, apesar da frequência de posts não ter mudado, por exemplo.
6. Quantidade de compartilhamentos por dia
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Dia
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Compartilhamentos
Com esta métrica o analista de social media poderá acompanhar quais foram os dias com mais compartilhamentos e se isto foi resultado de uma campanha impulsionada (Dark Post, por exemplo) ou de engajamento orgânico.
7. Quantidade de reactions por semana
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
- Agrupamento: Semana
- Dimensão: Atributo do Post
- Atributo do Post: Reactions
Ao lançar uma nova campanha, uma marca poderá acompanhar seu progresso de acordo com as reações dos internautas semanalmente: foi positivo? Foi negativo? Esta métrica mostrará.
É importante lembrar que as Reactions estão disponíveis apenas para CRM, ou seja, para contas em que você é administrador.
8. Clicks por hora
Em Ver todos os filtros, vá até Variáveis e selecione as opções:
Agrupamento: Hora
Dimensão: Atributo do Post
Atributo do Post: Clicks
Em quais horários os internautas tendem a clicar mais nas publicações? Esse relatório mostrará. Importante entender quais horários são mais estratégicos para que as futuras publicações engajem mais.
Os exemplos mostrados acima servem para te inspirar e são apenas um pequeno recorte de tudo o que pode ser feito!