8 métricas para descobrir quem é o consumidor que interage com sua marca nas redes sociais


Você sabe o que são Interações e como elas funcionam? São quatro tipos de interações: likes, comentários, compartilhamentos e replies. Essas interações irão influenciar a Taxa de Engajamento (participação dos usuários nos posts).

Com o Buzzmonitor é possível monitorar essas interações, independente do dia em que o post foi feito e de quando o usuário interagiu com a publicação. Ou seja: é possível acompanhar a quantidade de interações por dia com a marca por meio do monitoramento e do módulo de analytics Facebook Pages Performance, por exemplo, independentemente do dia em que foi feita a publicação.

Assim a marca consegue analisar quantas interações foram feitas a cada dia e não apenas no dia da publicação. Por exemplo: se a publicação foi feita no sábado e um usuário curtiu apenas no domingo, a like será registrada como feita no domingo e não no dia da publicação. Isso gera dados mais precisos sobre o engajamento por dia.

Além disso, é possível até mesmo monitorar as interações entre duas marcas concorrentes!

Confira 8 métricas para acompanhar as interações recebidas pela sua marca nas redes sociais!

OBS: todas as métricas mostradas se referem ao período de 30 dias. Mas esse período pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada marca.

 

1. Total de Interações (Sum of Interactions)

Qual a utilidade desta métrica? Com ela o analista de social media acompanha o número de interações realizadas no período selecionado.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o total de interações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

2. Média de Interações por Dia (Avg. of Interactions per Day)

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor a entender quantas interações foram feitas em média por dia durante o período selecionado, para que ele possa verificar se algo está despertando o aumento ou a redução de interações feitas com a marca.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Fórmula:

 

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a média de interações por dia e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

3. Número de Interações (Página) (Number of Interactions (Page))

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o número de interações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

Nesse gráfico, basta passar o mouse por cima de cada dia para ver o número de interações por dia.

 

4. Distribuição de Reações (Distribution of Reactions)

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica é fundamental para ajudar o gestor da marca a acompanhar quais as reações mais usadas pelos consumidores nas publicações da marca.

Esta métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a distribuição de reações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

 

5. Distribuição de Interações (Distribution of Interactions)

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações separadas por tipo (reações/comentários/compartilhamentos). Importante para entender qual tipo de engajamento gerado pelos conteúdos.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a distribuição de interações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

6. Distribuição de Interações por Dia (Distribution of Interactions by Date)

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao gestor da marca o número de interações separadas por tipo (reações/comentários/compartilhamentos) em cada dia do período selecionado. Importante para o analista entender que cada conteúdo pode gerar um tipo de engajamento de acordo com o dia.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a distribuição de interações por dia e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

7. Interações por Tipo de Publicação (Interactions by Post Type)

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista o número de interações separadas por tipo de publicação. “Minha marca publica imagens e vídeos, o que gera mais engajamento?” Descubra com essa métrica.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar as interações por tipo de publicação e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

8. Interações por Tipo de Publicação e Data (Interactions by Post Type and Date)

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor da marca a entender as interações separadas por tipo de publicação de acordo com cada dia do período selecionado.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook
  • Instagram

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar as interações por tipo de publicação e data e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

BÔNUS!

Se você for administrador de uma página, também poderá ter acesso a mais duas métricas:

 

9. Número de Interações (Compartilhamentos) (Number of Interactions (Shares)) – apenas para contas CRM

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações (compartilhamentos) em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o número de interações (compartilhamentos) e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

10. Número de Interações (Página + Compartilhamentos) (Number of Interactions (Page+Shares)) – apenas para contas CRM

Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações (página e compartilhamentos) em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

A métrica pode ser aplicada em:

  • Facebook

Como obter essa métrica no Buzzmonitor?

Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o número de interações (página e compartilhamentos) e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.

 

 

“Acompanhar as métricas das interações é extremamente importante, pois fica mais fácil para compreender o seu público, quem ele é, o que ele deseja e em qual aspecto seu produto pode melhorar. É a partir das métricas que o social media vai conseguir analisar qual o momento certo para fazer algumas modificações na estratégia da marca. Criar um perfil sem fazer qualquer tipo de acompanhamento e só postar novos conteúdos sem interagir com o seu público faz com o consumidor internauta perca o interesse e vá para concorrência. Lembrando que a análise das métricas deve sempre estar atrelada com uma boa análise de dados!”

Stéphanie Santos, Atendimento Buzzmonitor

 

 

Use hoje mesmo o Buzzmonitor Analytics Pro para acompanhar as interações recebidas pela sua marca nas redes sociais!

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