E se conseguíssemos responder automaticamente ao consumidor por 24 horas, 7 dias na semana? E se os leads chegassem ao time comercial já qualificados? E se em situações de crise conseguíssemos trazer o cliente das redes sociais rapidamente para o privado? E se pudéssemos falar de forma personalizada com cada consumidor no dispositivo mais acessado na maior parte do tempo?
Os chatbots apareceram para auxiliar as empresas a alcançarem seus consumidores com mais rapidez e eficácia. Diante disso, selecionamos 5 potenciais dos bots que podem otimizar a experiência do consumidor com sua empresa.
1. Atendimento ao consumidor 24×7
Os bots permitem ampliar não apenas o horário de atendimento da sua marca, mas também os pontos de contato com a marca, como Facebook, site e landing page, garantindo o mesmo tom de voz em todos eles.
Alguns exemplos Elife:
Clique nas marcas para conversar com os respectivos bots
Alguns exemplos globais:
Clique nas marcas para conversar com os respectivos bots
2. Comunicação segmentada e relevante – Push Notifications
Os consumidores podem ser segmentados na base de dados conforme a navegação efetuada, permitindo ser reativados de acordo com temas do seu interesse.
- É excelente para e-commerce, pois permite segmentar os usuários por categorias de interesse e reativá-los com novidades e promoções;
- Permite manter um relacionamento proativo com o cliente durante toda a sua jornada;
- É ideal para ativações com passatempos e gaming, entre outras ações.
Alguns cases Elife:
Clique nas marcas para conversar com os respectivos bots
3. Qualificação automatizada de leads
Os chatbots ajudam no processo de decisão de compra e na qualificação dos leads, ajudando a converter o cliente ou direcionando o contato já qualificado para o departamento responsável.
A qualificação pode ser aplicada a:
- Leads para venda;
- Recrutamento e processos seletivos;
- Triagem para direcionar os leads para o departamento correto.
Alguns cases Elife:
Clique nas marcas para conversar com os respectivos bots
Confira o case da ERA Imobiliária:
4. Ativação de marca
O chatbot é um canal importante de ativação de marca. Oferecer experiências diversas, como quizes e passatempos, estimula a viralização e ajuda a aumentar o alcance e engajamento da marca.
Veja o vídeo do case Super Bock, bot desenvolvido pela Elife em parceria com a SA365, agência criativa do Grupo Elife.
Alguns cases Elife:
Clique nas marcas para conversar com os respectivos bots
5. Ativação de marca no ponto de venda, suportes promocionais e embalagens de produtos
Os clientes podem ser transferidos do offline para o online através de códigos colocados em banners físicos, podendo entrar em contato com o bot por meio de diferentes plataformas. Monitorando a origem do consumidor, é possível analisar quais os meios publicitários com maior retorno.
Aplicações possíveis:
Alguns cases Elife:
Clique nas marcas para conversar com os respectivos bots
Quer saber mais sobre bots, voice bots e as aplicações possíveis para seu negócio? A Elife tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de bots e voice bots: navegação, programação, redatores e designers estão preparados para criar a automação ideal para atender à sua demanda.
Fale com a Elife: negocios@elife.com.br