Você aí tem algum pet? Seja qual for, é necessário ter muito cuidado e responsabilidade com seu bichinho, não é mesmo?!
Existem muitos casos de abandono, maus tratos e comercialização ilegal de animais todos os dias. Isso é uma causa muito importante de ser falada e conscientizada para que esse tipo de violência e crime sejam combatidos.
Assim como nós, os pets precisam de alimento, roupas, acessórios, cama e muito mais. E para isso existe o mercado pet, considerado um serviço essencial que te ajuda a garantir esse cuidado com eles.
Na busca por mais praticidade na hora de fazer compras, muitas pessoas recorrem ao e-commerce, por isso os pet shops virtuais fazem sucesso.
De acordo com um estudo publicado pela Folha de S.Paulo, o Brasil é um dos três países com maior mercado do mundo para produtos pet.
Veja esse gráfico do crescimento dos pets em comparação 2018 x 2019:
Com o crescimento dos pets, aumenta a procura por serviços relacionados.
A presença digital das marcas não fica só no e-commerce. As redes sociais são parte importante do marketing da categoria. Para entender como esse segmento está performando, fizemos uma análise dos perfis do Instagram da Petlove e Royal Pet, duas das principais marcas de pet shops, usando o módulo Analytics PRO do Buzzmonitor.
Veja quem se saiu melhor no período de 01 a 05/04/2021:
Vamos à batalha de Instagram!
Métrica Seguidores – Petlove tem 720 mil seguidores a mais que Royal Pets
Apesar de ambos os serviços serem extremamente parecidos, a diferença de seguidores é bem alta. Enquanto a Petlove tem 737.493 no total de seguidores, a Royal Pets tem apenas 16.989 seguidores.
O crescimento de seguidores, no período analisado, em relação ao total apresentado por cada um foi parecido:
Petlove | 0,46% de crescimento |
Royal Pets | 0,55% de crescimento |
Métrica Publicações – A frequência de publicações foi parecida
Em 5 dias, a Petlove fez 3 publicações (média 0,6 por dia) e a Royal Pets fez 4 publicações (média 0,8 por dia).
Métrica Top Posts – Influência da Páscoa no mundo pet
Vamos ver quais foram os posts mais engajados de cada pet shop.
PETLOVE
TOP 1 – 2.295 interações
Como todos sabem, o mascote da Páscoa é o coelho. Por conta disso, a Petlove fez uma publicação falando sobre o aumento considerável do abandono desses bichinhos após esse período da Páscoa.
Essa informação pode ser desconhecida por muitas pessoas e é importante de ser transmitida. A marca apela para conscientização dos que dão animais de estimação como presente: “Se tiver dúvidas, não hesite e presenteie seus amigos e familiares com pelúcias..”
Posts de conscientização são fundamentais para a imagem da marca, pois além de unirem solidariedade, acabam sendo fonte de aprendizado e ajuda.
TOP 2 – 1.830 interações
Seu pet também ama receber um brinquedo novo, não é?
Em segundo lugar, um post sobre o feedback de usuários que fazem a Assinatura Petlove. As caixinhas de assinatura acabam valendo muito mais a pena para os donos, tanto pela variedade dos produtos quanto pelo preço.
Esse tipo de publicação mostra a proximidade dos clientes com a marca e também demonstram a qualidade do serviço.
TOP 3 – 1.475 interações
Em terceiro lugar, a marca explicou quais alimentos da Páscoa podem fazer mal ao seu pet. Foram citados: Chocolate, Especiarias contidas no peixe, Uva e Colomba Pascal.
Assim como a Petlove, você pode fazer listas em formato de carrossel. Assim o conteúdo é mais fácil e rápido de ser absorvido.
TOP 4 – 445 interações
Dessa vez, o pet falado foi o gato. Eles são seres que levam um certo tempo para adaptação e a Petlove divulgou um produto que pode ajudar nesse processo.
Trazer um felino para a imagem foi uma ótima forma de mostrar a quem o produto se destina. Você também pode usar essa abordagem em posts, com uma imagem sem texto e mais informações na legenda.
ROYAL PETS
TOP 1 – 116 interações
A Royal Pets também teve sucesso ao abordar o tema Páscoa.
A publicação mais engajada do período reproduziu um lembrete do celular para alertar sobre os perigos de dar chocolate aos bichinhos. Posts assim, simples e com linguagem direta, são uma ótima fórmula para o Instagram.
TOP 2 – 115 interações
O segundo post mais engajado foi sobre o Dia da Mentira A Royal fez uma listinha de mentiras sobre pets, estimulando que as pessoas não saiam compartilhando fake news.
Um jeito criativo e dinâmico de trazer várias informações.
TOP 3 – 94 interações
No terceiro post mais engajado do mês, o foco foi a importância da castração. Mesmo sendo um tema “sério”, a marca conseguiu trazer leveza com imagens de bichinhos e textos bem objetivos no card.
Sua marca também pode criar posts assim para dar algumas dicas, conselhos ou mesmo benefícios relacionados ao seu nicho.
TOP 4 – 41 interações
Mais uma vez o post em formato de lista apareceu entre os mais engajados, dessa vez sobre os sintomas do refluxo. Para gerar identificação dos seguidores, a marca ilustrou a publicação com um pug, raça que costuma ter tendência a problemas gástricos.
Essa também é uma publicação básica e informativa e pode ser usada independente do serviço da sua empresa.
Métrica Engajamento – Petlove performou melhor porém negativamente
O engajamento das duas marcas apareceu como negativo pois relacionado a um período anterior pelo próprio Buzzmonitor Analytics, esse engajamento foi menor nos 5 dias que analisamos.
Petlove | -65,63% |
Royal Pets | -98,1% |
As duas marcas tiveram o maior número de engajamento no dia 02/04. Nesse dia, elas publicaram postagens de Páscoa relacionadas aos pets.
Métrica Interações – Petlove tem mais seguidores e mais interações
As interações tiveram uma relação com os seguidores. A Petlove teve um total de 5.445 interações no período de 5 dias. Já a Royal Pets teve apenas 326 interações no mesmo período.
Média por dia:
Petlove | 1.089 |
Royal Pets | 65,2 |
Conclusões sobre a performance das duas marcas
Nessa batalha pudemos observar que o mercado pet vai muito além de brinquedos e comida. É importante ensinar sobre todos os temas influentes na vida dos pets, como a proteção e cuidado dos animais e também o combate ao abandono, citados pelas marcas.
A praticidade de ter um pet shop online facilita a vida corrida de trabalho e também ajuda a não precisar sair de casa para fazer compras aos bichinhos.
Em relação ao modo como as marcas se expressam no Instagram, as duas têm uma identidade visual bem parecida, a cor predominante é o roxo. Já sobre o tipo de linguagem, elas investiram em posts mais objetivos, em formato de listas, lembretes e formato onde a informação seja absorvida de forma rápida.
Outro ponto importante é estar por dentro das datas comemorativas. Busque contextualizar o tema com o seu segmento e com certeza os seguidores vão se identificar, assim como nas marcas que mostramos.
Depois, acompanhe os resultados no Buzzmonitor Analytics Pro que analisa o Instagram e as principais redes sociais.
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Até a próxima! <3