Influenciadores(as) digitais são pessoas que produzem conteúdo em diferentes tipos de canais e alcançam e influenciam seus seguidores. Com o intuito de atingir cada vez mais pessoas, muitas marcas firmam parcerias com influenciadores em troca de divulgação de seus produtos.
Na última sexta-feira (16), realizamos um webinar sobre a gestão de influenciadores com o novo módulo de influenciadores do Buzzmonitor.
O webinar foi liderado por Thiago Rodrigues (Customer Success) e Bruno Braga (Novos negócios).
Sobre o webinar:
Buzzmonitor influenciadores
O Buzzmonitor Influenciadores conta com 253.943 perfis de influenciadores e semanalmente novos influenciadores são acrescentados. Lá você consegue encontrar influenciadores que falam de sua marca e também sobre algum assunto/tema que seja de interesse.
Ao entrar no módulo, no canto superior direito temos um filtro, onde é possível criar inúmeras possibilidades de cruzamento de dados para a busca do influenciador. Este é o coração do módulo de Influenciadores do Buzzmonitor. Além de poder combinar termos como Vegano e outros na busca, é possível pesquisar por diversos campos de dados (como a bio ou as hashtags mencionadas), além das redes e o tipo de perfil. Ou seja, possibilidades de combinações de busca são infinitas.
Em “pesquisar por” é possível escolher as opções:
- Nome do influenciador;
- Nome de usuário;
- Biografia;
- Hashtags;
- Termos;
- Tópicos Mencionados;
- Menções.
A busca pode ser feita para Instagram, Twitter, Facebook e YouTube.
Além disso, as opções “Tipo de perfil” e “Idade” são buscadas com o uso de inteligência artificial, que identifica perfis de empresas ou pessoas, e sua idade, através da análise da imagem de perfil.
Por fim, as opções “Seguidores” (que filtra os influenciadores por níveis de seguidores) e “Idiomas” (Português, Inglês e Espanhol).
Ao fazer a pesquisa e clicar no influenciador que quiser, dados mais completos são mostrados.
Buzzmonitor Trends: influenciadores que têm maior engajamento
Outro módulo de buscas do Buzzmonitor é o Buzzmonitor Trends que faz busca de termos, repercussão do assunto no momento, e também pode ser usado para encontrar influenciadores.
*Esse módulo é gratuito
Bruno Braga complementa que esses dois módulos são o início para a busca de um influenciador. A busca por micro influenciadores está cada vez maior pelas marcas, além do custo benefício, eles trazem mais engajamento.
Depois de identificar os perfis, é necessário entender um pouco mais sobre aquele(s) influenciador(es). E uma boa maneira de fazer isso é armazenando através do social listening suas timelines.
No monitoramento, existe a possibilidade de monitorar a timeline dos influenciadores, criando alertas para temas e termos específicos mencionados. Também estão disponíveis em Monitoramento alguns relatórios sobre os influenciadores relacionados à marca monitorada.
É possível monitorar um termo ou um produto para entender o que os influenciadores estão falando sobre sua marca. E assim encontrar qual influenciador melhor representa sua marca/produto.
Assista ao webinar completo: