Analisamos 667 milhões de Reactions de 29.407 páginas no período de Janeiro à Dezembro de 2019 para descobrir.
20 de março é o dia mundial da felicidade, mas você sabe de onde surgiu esta comemoração? Em 2012, um pequeno país da Ásia, o Butão, apresentou à ONU sua proposta de FIB (Felicidade Interna Bruta), um índice no qual lá se acredita ser mais relevante do que o próprio PIB (Produto Interno Bruto) do país. Ou seja, a felicidade acima da riqueza. Esta medição é feita a partir de quatro pilares: sustentabilidade, conservação ambiental, preservação, promoção da cultura e boa governança. O índice não se popularizou, porém, o mundo adotou esta data para comemorar o International Day of Happiness.
Sabendo disso, fomos investigar como os brasileiros expressam seus sentimentos de felicidade em redes sociais. Utilizamos como metodologia as reactions que damos às publicações do Facebook, focando, especificamente, em “Haha” e “Love”. Com a ajuda do Buzzmonitor, ao todo, extraímos 268 milhões de publicações e 667 milhões de Reactions de 29.407 páginas no período de Janeiro à Dezembro de 2019. Consolidamos os resultados abaixo:
Analisando o gráfico, notamos que sexta-feira é o dia que concentra o maior volume de publicações nas páginas (45 mi). No final de semana – sábado e domingo – as publicações caem cerca de 50%, ou seja, as pessoas tendem a se envolver em outras atividades. Dependendo do segmento, não adianta esperar engajamento para as marcas neste período.
Quando analisamos as Reactions nestas publicações por dia da semana, descobrimos que o pico da alegria (haha) acontece às quintas-feiras e o pico do amor (love) às sextas-feiras.
Entre as Reactions, “love” e “haha” são as mais positivas e as que consideramos mais relacionadas ao sentimento de felicidade. Porém, elas não são a principal reação. O Like responde por cerca de 80% do engajamento, como vimos no nosso Estudo Facebook Reactions 2018.
[Resultado de imagem para reactions site: facebook.com]
Existem algumas hipóteses que respondem o porquê da alocação destas emoções concentradas nestes dois dias da semana:
- As publicações das marcas assumem cunho mais descontraído.
- A chegada do final de semana deixa o humor das pessoas mais leve.
- As agendas de entretenimento e pautas culturais passam a ser compartilhados pelas páginas levando em consideração o comportamento já instaurado de happy-hours às quintas-feiras, por exemplo.
O comportamento das reações acompanham os horários nobres de uso da internet que se concentram nos picos do almoço e fim do expediente, no trajeto para casa. É importante notar que a representatividade de “Love” equivale a 55% (368 mi) das expressões de felicidade, com seu ápice no fim do dia e “Haha” assume os demais 45% (301 mi) com seu ápice no horário do almoço.
O encontro com os amigos também pode ser a razão pela qual temos picos de alegria (Haha) às quintas-feiras, um no horário do almoço e outro à 01:00 da madrugada, reflexo, de uma noite de Happy-Hour o que faria com que as pessoas ficassem conectadas por mais tempo nesse período e, consequentemente, seriam mais impactadas pelas publicações das páginas.
Se a vida realmente acontece no final de semana, temos a explicação do porquê às segundas-feiras foram marcadas pelo pico de amor (Love) às 13h e 15h, já que é a oportunidade de conferir o que aconteceu neste período ausente da internet.
Sabemos que os emoções acompanham acontecimentos macro sociais também, por isso, levantamos o comportamento das reactions neste primeiro trimestre, de 17/01 a 17/03/2020, ainda que não o tenhamos concluído ainda:
Nosso levantamento destacou duas variações muito importantes como, por exemplo, os 25 e 26/01 com as notícias sobre o coronavirus ganhando proporção ao redor do mundo e os temporais que causaram dezenas de mortes nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo que evidenciou mais de 1,5 milhão de reaction “Sad/Sorry” no período. Em seguida, 24/02, o carnaval acelerou disparadamente as emoções de felicidade com aproximadamente 3 milhões de reaction “love” em um só dia.
Conclusões
- Os usuários estão mais ativos nas redes sociais durante dias úteis, sobretudo entre às 11h e 14h e 19h às 21h
- Às segundas-feiras são marcadas por baixo estímulo das emoções. As marcas podem entender esse dia como uma oportunidade para deixar os usuários processarem suas atividades do final de semana ou, se for publicar algo, considerar que o conteúdo precisa contar com esse “estímulo” para quem está começando a semana.
- Conteúdos que esperam estimular sentimentos de amor ou alegria, podem ser publicados às quintas e sextas já que o humor do usuário está mais inclinado a estes sentimentos no período.
Wiliam Ferreira
Coordenador de Atendimento ao Consumidor