Você sabe o que são Interações e como elas funcionam? São quatro tipos de interações: likes, comentários, compartilhamentos e replies. Essas interações irão influenciar a Taxa de Engajamento (participação dos usuários nos posts).
Com o Buzzmonitor é possível monitorar essas interações, independente do dia em que o post foi feito e de quando o usuário interagiu com a publicação. Ou seja: é possível acompanhar a quantidade de interações por dia com a marca por meio do monitoramento e do módulo de analytics Facebook Pages Performance, por exemplo, independentemente do dia em que foi feita a publicação.
Assim a marca consegue analisar quantas interações foram feitas a cada dia e não apenas no dia da publicação. Por exemplo: se a publicação foi feita no sábado e um usuário curtiu apenas no domingo, a like será registrada como feita no domingo e não no dia da publicação. Isso gera dados mais precisos sobre o engajamento por dia.
Além disso, é possível até mesmo monitorar as interações entre duas marcas concorrentes!
Confira 8 métricas para acompanhar as interações recebidas pela sua marca nas redes sociais!
OBS: todas as métricas mostradas se referem ao período de 30 dias. Mas esse período pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada marca.
1. Total de Interações (Sum of Interactions)
Qual a utilidade desta métrica? Com ela o analista de social media acompanha o número de interações realizadas no período selecionado.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o total de interações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
2. Média de Interações por Dia (Avg. of Interactions per Day)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor a entender quantas interações foram feitas em média por dia durante o período selecionado, para que ele possa verificar se algo está despertando o aumento ou a redução de interações feitas com a marca.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Fórmula:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a média de interações por dia e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
3. Número de Interações (Página) (Number of Interactions (Page))
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o número de interações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
Nesse gráfico, basta passar o mouse por cima de cada dia para ver o número de interações por dia.
4. Distribuição de Reações (Distribution of Reactions)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica é fundamental para ajudar o gestor da marca a acompanhar quais as reações mais usadas pelos consumidores nas publicações da marca.
Esta métrica pode ser aplicada apenas ao Facebook.
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a distribuição de reações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
5. Distribuição de Interações (Distribution of Interactions)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações separadas por tipo (reações/comentários/compartilhamentos). Importante para entender qual tipo de engajamento gerado pelos conteúdos.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a distribuição de interações e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
6. Distribuição de Interações por Dia (Distribution of Interactions by Date)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao gestor da marca o número de interações separadas por tipo (reações/comentários/compartilhamentos) em cada dia do período selecionado. Importante para o analista entender que cada conteúdo pode gerar um tipo de engajamento de acordo com o dia.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a distribuição de interações por dia e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
7. Interações por Tipo de Publicação (Interactions by Post Type)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista o número de interações separadas por tipo de publicação. “Minha marca publica imagens e vídeos, o que gera mais engajamento?” Descubra com essa métrica.
A métrica pode ser aplicada em:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar as interações por tipo de publicação e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
8. Interações por Tipo de Publicação e Data (Interactions by Post Type and Date)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor da marca a entender as interações separadas por tipo de publicação de acordo com cada dia do período selecionado.
A métrica pode ser aplicada em:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar as interações por tipo de publicação e data e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
BÔNUS!
Se você for administrador de uma página, também poderá ter acesso a mais duas métricas:
9. Número de Interações (Compartilhamentos) (Number of Interactions (Shares)) – apenas para contas CRM
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações (compartilhamentos) em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.
A métrica pode ser aplicada em:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o número de interações (compartilhamentos) e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
10. Número de Interações (Página + Compartilhamentos) (Number of Interactions (Page+Shares)) – apenas para contas CRM
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de interações (página e compartilhamentos) em todas as publicações realizadas em cada dia do período selecionado.
A métrica pode ser aplicada em:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o número de interações (página e compartilhamentos) e depois selecione a aba de engajamento. Pronto! Os dados sobre as interações estarão logo abaixo.
“Acompanhar as métricas das interações é extremamente importante, pois fica mais fácil para compreender o seu público, quem ele é, o que ele deseja e em qual aspecto seu produto pode melhorar. É a partir das métricas que o social media vai conseguir analisar qual o momento certo para fazer algumas modificações na estratégia da marca. Criar um perfil sem fazer qualquer tipo de acompanhamento e só postar novos conteúdos sem interagir com o seu público faz com o consumidor internauta perca o interesse e vá para concorrência. Lembrando que a análise das métricas deve sempre estar atrelada com uma boa análise de dados!”
Stéphanie Santos, Atendimento Buzzmonitor