A Blips é uma fintech de crédito que vende, financia e aluga maquinários para micro e pequenos empreendedores de diversos segmentos — de comunicação visual a construção civil. E o social listening, aliado à criatividade, foi o primeiro passo para identificar influenciadores com o fit ideal para a marca e conquistar posts com 3,5x mais alcance e 5x mais engajamento em comparação aos posts padrão da empresa.
O desafio: aumentar o alcance da marca e provar autoridade
A Blips precisava aumentar o alcance da marca e provar autoridade no setor. Para isso, já vinha fazendo participações em feiras estratégicas, como a Fespa Digital Printing 2025, a principal feira de impressão digital e comunicação visual do Brasil.
Mas essas ativações em eventos também geravam outro desafio para a marca: agora a Blips precisava monitorar sete marcas-filhas e o buzz gerado por elas em grandes eventos, mas faltava visibilidade em tempo real.
Processo de transformação: monitoramento de eventos e oportunidades em tempo real
Foi aqui que entrou o social listening. Em dezembro de 2024, a Blips fez a integração completa de monitoramento e atendimento digital na Buzzmonitor, unificando sete marcas sob um só painel. Assim, foi possível monitorar menções, concorrentes, eventos e diversos temas importantes do setor em tempo real.
- Adoção da Buzzmonitor (dez/2025) — integração completa de monitoramento e atendimento digital, unificando sete marcas sob um só painel.
- Dashboards de eventos — a marca passou a configurar painéis em tempo real para eventos como a Fespa Digital Printing 2025 (17–20 mar.), acompanhando menções, sentimentos e trending posts.
- Relatório “Usuários Mais Engajados” — a Blip começou a monitorar o relatório de Usuários Mais Engajados para identificar promotores da marca e torná-los em influenciadores para ampliar o alcance da marca.
Resultados conquistados: visibilidade total, identificação de influenciadores e mais engajamento
Usando o monitoramento, a Blips conseguiu monitorar todas as marcas do grupo em tempo real e a participação em diversos eventos, além de acompanhar tendências e termos relacionados ao setor nas redes sociais. Somente durante a Fespa 2025:
- Em poucas horas de evento, a marca conseguiu identificar um perfil que já tinha 46 interações orgânicas com a Blips no último mês, sendo a maioria durante o evento — o @mundounicopias.
- Ação imediata no estande — a equipe gravou conteúdos com o criador ainda na feira e, em seguida, fechou uma parceria de longo prazo, incluindo visitas do novo influenciador da marca ao showroom da fintech.
- Os reels do influenciador em parceria com a marca tiveram 3,5x mais alcance e 5x mais engajamento em comparação aos posts padrão da empresa.
- Além dos números, a Blips ganhou velocidade na tomada de decisão, fortaleceu a reputação como marca inovadora e criou um playbook interno para futuras feiras, replicando a estratégia com novos creators.
“Ele também estava no evento e foi muito estratégico para nós conseguir identificar isso em tempo real. Lá mesmo nós já gravamos conteúdos com ele e depois fechamos uma parceria maior. E está dando muito certo. Ele tem um engajamento muito legal e estamos vendo resultados”, conta Camila Basílio, Analista de Social Listening da Blips.
Conclusão
O case comprova que monitoramento inteligente aliado à agilidade operacional gera resultados concretos. Com a Buzzmonitor, a Blips transformou dados sociais em parcerias estratégicas, provando que é possível converter buzz em crescimento real — mesmo em mercados de nicho.
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